A história de hoje é a minha história. Já posso adiantar que serei transparente o máximo possível para que você não se sinta enganado. Então, já devo começar dizendo que o cartão Binance pode não ser assim tão legal quanto parece. E explicarei isso em detalhes.
Aliás, antes que me pergunte, eu adianto: eu ainda não tenho o cartão em mãos – e pode ser que nunca terei. Por outro lado, aviso que as informações abaixo são todas reais, coletadas de sites confiáveis e da própria Binance. Elas representam o meu estudo sobre o cartão Binance.
Afinal, não sei se você faz igual eu, mas sempre pesquiso muito sobre um produto antes de efetuar a compra e não diferiria com um cartão de criptomoedas né? Sobre as criptos, sim, eu as tenho na minha carteira de investimentos, inclusive, na plataforma da Binance.
- O que é o cartão Binance;
- Quem pode pedir o cartão;
- Quanto custa o cartão;
- Como entrar em contato com a Binance;
O que é o cartão Binance
Logo que ouvi falar da novidade, corri para descobrir. E não levou mais do que alguns minutos para saber o que eu previa: e um cartão pré-pago. Obviamente, ele só vai funcionar para quem tem saldo na conta – a Binance não arriscaria oferecer crédito no mercado tão cedo.
E para quem não sabe, abro parênteses aqui: pré-pago é o cartão que serve para pagamentos no crédito, só que apenas quando há dinheiro na conta. Parece confuso, mas é assim mesmo que funciona. É muito comum para quem quer controlar gastos em viagens. Eu já usei algumas vezes e digo: para esse fim, é bem interessante.
Já para funcionar como um cartão de criptos, nem tanto. E explico isso: eu comecei a entender ele e considerar os motivos que poderia ter para solicitar um. O problema é que por ser pré-pago, já desanimei. Afinal, eu tenho outras opções de cartão para usar, certo? Nem tanto!
O cartão com pagamento em criptomoedas
Foi assim que encontrei a informação mais valiosa desse produto: aceita o pagamento em criptomoedas, UAU. Isso realmente me fez girar na cadeira enquanto lia a notícia. De fato, até então, não conhecia um produto que fizesse isso. Apesar de saber que agora vai ter um monte que faz o mesmo.
Bem, vamos aos fatos. Imagine que eu estou em um restaurante em Las Vegas ou mesmo no Rio de Janeiro e na hora de pagar a conta eu digo: “no crédito”. Aí, escolho como opção de pagamento, um Bitcoin ou um Ethereum, ou outra moeda virtual. É bem legal, hein. Eu gostei da ideia.
Para quem ficou curioso como eu fiquei naquele momento, trago aqui a informação: ele permite o pagamento em 13 moedas virtuais. Além das citadas, temos: BNB Chain, Shiba Inu, Polygon, Chainlink, Fan Token, Solana e outras.
Como solicitar o cartão
Eu ainda não estava convicto do cartão, apesar de ter gostado muito, mas resolvi pesquisar sobre o que eu precisava para tê-lo. Basicamente, a Binance diz que todos os usuários Binance que moram no Brasil e que tenham ade identidade podem fazer solicitação do cartão.
Isso inclui aquele monte de dados que a gente preenche quando vai abrir a conta na corretora, sabe? A carteira de identidade ou registro nacional, por exemplo. Sabendo disso, basta acessar o app da Binance, válido para iOS e Android, ou no site da Binance e ir até a opção do Binance Card.
A partir daqui, eu vou informar apenas o que a plataforma diz porque eu não segui esses passos – já que perdi o interesse em ter o produto e falarei disso depois. Assim, basta informar dados pessoais e aguardar a avaliação de identidade para ter o produto.
Por que desisti de ter o cartão Binance?
Na real, preciso confessar que sou desses meio medrosos para pedir um cartão. Eu já tive vários, é verdade, só que sempre estudei muito sobre eles e enquanto não fico 100% confiante, eu não arredo o pé, meus amigos. E foi isso que aconteceu.
Tiveram dois pontos que me intrigaram muito. O primeiro é ter um custo para cada transação, isto é, pagamento feito com criptomoedas. Vou falar da taxa abaixo, o que importa é saber que isso é desmotivante porque é o principal diferencial do cartão.
O segundo fato é que pouca gente fez o pedido aqui no nosso país. Ainda que eu tenha visto gente de outros países com o produto, por aqui ainda não. E isso dá um certo medo para saber como vai ser a aceitação dele e até mesmo das lojas credenciadas. Agora conto sobre as taxas!
Quanto custa o cartão da Binance
Eu confesso que ainda não tenho o produto, mas sei muito a respeito porque pesquisei cada detalhe sobre ele. E aqui eu trago as informações financeiras, que serão úteis para quem quer ter um produto como esse no bolso ou na carteira.
A primeira coisa é saber que para comprar criptomoedas com o cartão de crédito ou de débito, todo mundo tem custo. Geralmente, fica em 2% sobre o valor negociado. Outro fato é que tem a taxa de adiantamento, para quem vai pegar emprestado, o que soma mais 5%.
Há ainda que se considerar uma taxa de 3% no valor da transação, se ela for internacional. Por isso tudo, eu considerei a melhor opção a de comprar criptomoedas de outra foram. Sobre o cartão Binance, ele não tem anuidade, mas a taxa de transação é de 0,9% em cada pagamento. Explico mais abaixo.
O custo da transação com criptomoedas
Os custos acima revelam taxas diferentes. Algumas valem para quando você vai comprar as moedas virtuais usando um cartão de crédito de outras empresas. Outras tem a ver para quando há adiantamento, sendo tipo um empréstimo que a Binance faz.
Se você pensa em usar o cartão da Binance para pagar contas, é aí que entra a taxa que mais vai importar para você, 0,9%. Ou seja, todas as compras pagas dessa forma vão ser taxada e o valor corresponderá a cotação atual, o que é bastante preocupante.
Pode ser que, de algum modo, este texto está servindo como base para a sua escolha do cartão Binance. Se isso for real, eu digo com bastante razão: cuidado ao optar pelo pagamento com cripto por a taxa ser bastante alta e pode não valer a pena. Para mim, não vale!
Dá para confiar na Binance?
Já chegando ao fim do texto, trago aqui várias dúvidas que muita gente tem. Inclusive, uma é sobre a confiabilidade da Binance. Apesar das reclamações online, eu confesso que não tive problema em transações realizadas no site.
Por outro lado, há de se considerar que sempre fico atento às taxas, que são bem altas para quem não conhece do mercado das moedas virtuais e acaba comprando tudo sem avaliar bem. É como o mercado de ações: tem custos envolvidos.
Binance ou Crypto?
Outra pergunta é sobre a comparação feita entre Binance e Crypto, que também é uma plataforma de moedas virtuais e também tem o seu cartão pré-pago. Eu já li algo a respeito, mas não tenho informações suficientes para comparar – quem sabe em um próximo post.
Na verdade, ainda estou interessado no cartão da Binance porque gostei do conceito de pagar compras com as criptos. Porém, vou aguardar mais algum tempo para ver como esse produto vai se posicionar no mercado nacional.
Como entrar em contato com a Binance
Para tirar dúvidas sobre o cartão ou as criptomoedas comercializadas nessa corretora, o melhor caminho é o site da Binance. Eu mesmo tentei buscar outros meios, mas sempre acabei ficando à mercê do FAQ, aquela página de dúvidas que eles possuem na internet.
Para quem quiser ter um atendimento mais personalizado, vale a pena investir tempo no suporte, que também fica disponível no site ou no aplicativo. Ao clicar nessa opção, mesmo que não tenha login, você entra em uma fila de espera para falar com atendentes.
O que encontrei de dados da Binance
Eu sempre tive certeza que a Binance era uma corretora de moedas virtuais séria e segura. No entanto, o fato de não ter um canal de telefone para contato, por exemplo, me deixava intrigado. Então, comecei a pesquisar os dados dela para saber se era regularizada.
A notícia mais nova que encontrei e deve ser útil para você agora é que a plataforma abriu um novo CNPJ aqui no Brasil, sendo que está ativa na Receita Federal pelo 37.512.394/0001-77. A razão social usada é a de B Fintech Serviços de Tecnologia LTDA.
Eu recomendo o cartão da Binance?
Confesso que essa é uma pergunta difícil de ser respondida porque tudo vai depender do objetivo do consumidor. No meu caso, que gosto de sair ganhando sempre, eu vi alguns problemas em ter o produto e, por isso mesmo, ainda não o tenho em mãos.
Naquela conta de custo-benefício, eu acabei observando mais pontos negativos do que positivos. Até porque não se pode saber exatamente quais as melhores lojas que oferecem os maiores cashbacks – e eu nem sou de comprar tanto assim pela internet. E você, já teve a experiência do cartão Binance? Compartilhe e comente.
Leia também: Cartão Pão de Açúcar – Como solicitar e conseguir descontos - Cartão de Crédito Giassi - Como solicitar