Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo

A B3, a Bolsa de Valores do Brasil, fechou em outubro do ano passado e o número de investidores de pessoa física atingiu novo recorde. Com isso, mais de 3,1 milhões de pessoas esperam aumentar sua renda no mercado de capitais do país por meio dos investimentos em ações.

ANÚNCIO

O crescimento recorde deve-se principalmente à baixa rentabilidade dos investimentos em renda fixa, tradicionalmente considerados "seguros". Porém, para quem está entrando no mundo dos investimentos, o maior problema é como identificar investimentos seguros e com menor risco.

Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo
Fonte: (Reprodução / Site Investidor Sardinha R7)

Neste artigo, você verá conteúdos, como:

ANÚNCIO
  • O que são ações e quais são seus tipos;
  • Principais vantagens e desvantagens de investir em ações;
  • Como saber se está na hora de investir em ações;
  • Diferença entre ações e fundos de ações;
  • 3 ações seguras que podem valorizar com o tempo.

O que são Ações

As ações representam apenas uma pequena parte do capital social da empresa. Ao comprar ações, os investidores se tornarão sócios da empresa. Por isso, passam a assumir riscos neste negócio e a participar nos lucros e perdas como qualquer empresário.

Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo
Fonte: (Reprodução / Site Investidor Sardinha R7)

Tornar-se sócio de uma empresa com ações negociadas em bolsa traz alguns benefícios como, por exemplo, a liquidez do mercado acionário que permite aos investidores saírem da empresa e mudarem para outro negócio mais atraente a qualquer momento.

ANÚNCIO

Tipos de ações

As ações podem ser ordinárias ou preferenciais. Sendo que, as ações ordinárias representam a propriedade e os lucros da empresa (dividendos) e garantem o direito de voto por ação. Por outro lado, as ações preferenciais têm prioridade no recebimento dos pagamentos, mas sem direito a voto.

Principais vantagens de investir em ações

A maior vantagem de investir em ações é a possibilidade de começar a aplicar em pequenas quantias. Além disso, você pode trabalhar em casa, precisando apenas de um ponto de acesso à Internet e um notebook ou computador.

Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo
Fonte: (Reprodução / Internet)

Além disso, a possibilidade de altos rendimentos também é um ponto a ser observado como vantagem. Isso porque, apesar dos riscos e incertezas, a depender apenas da correta interpretação do mercado, investir em ações ainda têm grande potencial de alto investimento.

Além de usar estratégias de compra e venda, você também pode ganhar dinheiro extra com dividendos pagos regularmente por vários ativos. Em outras palavras, dado que você pode ter uma variedade de fontes e investimentos, não há restrições de receita.

E desvantagens

Em se tratando de desvantagens, para quem tem pouca coragem, investir em ações pode ser um pouco mais complicado. Suas principais desvantagens são a alta oscilação devido às incertezas políticas e econômicas, um maior risco nas operações, bem como as incertezas de lucratividade.

Quando investir em ações

Fazer investimentos financeiros pode acelerar a realização de seus maiores objetivos, como tirar férias, comprar um imóvel ou se aposentar. Há diversas formas de investimento para o seu dinheiro crescer, como commodities e COE, por exemplo.

Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo
Fonte: (Reprodução / Internet)

No entanto, a queda nas taxas de juros nos últimos anos tornou a bolsa de valores bem mais atraente do que os ativos de renda fixa. Portanto, se você tiver a tolerância de risco adequada, investimentos em ações podem ser o que falta ao seu capital para um maior crescimento.

Além disso, como já foi dito antes, não é necessário possuir grandes quantias para investir em ações, a depender de cada empresa. Nesse sentido, pesquisando a fundo sobre as empresas, é possível conseguir ações a valores mais baixos.

Ações X Fundos de Ações

Ações e fundos de ações são investimentos semelhantes, mas com algumas distinções. Aqueles que compram ações diretamente estão assumindo a gestão de seus investimentos. Nos fundos de ações, além de ser um investimento coletivo, existe também um gestor profissional para tomar essas decisões.

Ações muito seguras para investidores iniciantes

Antes de expor as ações mais seguras, segundo o Bovespa, é importante ter em mente que uma ação segura não significa que ela não sofrerá variações. Mesmo as ações mais seguras do mundo sofrem variações e, por esse motivos, essa forma de investimento é chamada de renda variável.

Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo
Fonte: (Reprodução / Site My Money)

Em outras palavras, dizer que determinadas ações são seguras significa também dizer que essas empresas são seguras. Ou seja, empresas que possuem lucros consistentes, que estão muitos anos na bolsa, etc. Indícios que indiquem que, com o tempo, essas ações irão se valorizar.

Como saber se uma empresa é segura

Vale destacar que a melhor forma de analisar uma empresa pra descobrir se ela é uma boa fonte e segura para investimentos, é observar se ela possui bons números nos seguintes quesitos:

  • Preço / Valor Patrimonial;
  • Preço sobre Lucro (P/L);
  • Return on Equity (ROE);
  • Dividend Yield (DY); e
  • Informações da empresa.

Itaúsa (ITSA3, ITSA4)

A Itaúsa é uma holding que tem por objetivo adquirir ações de outras sociedades. Nesse sentido, a Itaúsa adquiriu participações em outros negócios, participou ativamente da governança e, em alguns casos, tornou-se acionista controladora da empresa.

Fonte: (Reprodução / Internet)

Em 2019, a Itaúsa teve lucro líquido de 10,3 bilhões de reais e distribuiu dividendos de 7,03 reais. Atualmente, sua carteira de investimentos inclui as seguintes empresas:

  • NTS - 7,7%;
  • Alpargatas - 29,2%;
  • Duratex - 36,6%;
  • Itaú Unibanco - 37,4%.

Balanço patrimonial da Itaúsa

Analisar os indicadores de liquidez é uma boa forma de entender qual a situação da empresa. Conforme o balanço patrimonial da Itaúsa, sua liquidez corrente, em 2020, correspondeu a 2.31, o que demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações.

Taesa  (TAEE3, TAEE4, TAEE11)

A Transmissora Aliança de Energia Elétrica, ou Taesa, é uma empresa de transmissão de energia elétrica. Portanto, ela atua por meio de concessões e investimentos na estruturação e montagem de linhas de transmissão e está presente em 19 estados, contando com o Distrito Federal.

Fonte: (Reprodução / Internet)

A carteira de investimentos da Taesa consiste em 39 concessões que fornecem 13.576 quilômetros de linhas de transmissão, dos quais 1.102 mil estão em operação e 2.514 em construção. Em 2019, o lucro líquido da empresa foi de 1 bilhão de reais, e a empresa distribuiu um lucro de 656 reais na forma de receita.

Balanço patrimonial da Taesa

No caso da Taesa, no gráfico disponibilizado um pouco acima, é possível visualizar as relações de Receita, despesa e lucro da empresa ao longo dos anos 2009 a 2020. Sua liquidez corrente, em 2020, correspondeu a 3,62, o que é positivo, assim como o caso da Itaúsa.

Engie  (EGIE3)

A Engie é outra empresa do ramo de energia elétrica, que atua na geração e transmissão de energia. Além disso, ela é a maior produtora privada de energia do Brasil, com capacidade total de 10.211 MW, distribuída em 61 usinas.

Fonte: (Reprodução / Internet)

Na área de transmissão de energia, a empresa vem investindo fortemente na construção de mais de 1.000 quilômetros de linhas em 24 cidades paranaenses. No campo da geração de energia, a matriz energética da empresa é composta por:

  • 13% Complementares (Solar, Eólica, etc.);
  • 14% Termelétrica;
  • 73% Hidrelétrica.

Balanço patrimonial da Engie

Com mais uma liquidez corrente positiva na nossa lista, a da Engie, no ano de 2020, correspondeu a 1,55. Levando em conta que, acima de 1 demonstra que há capital disponível para uma possível liquidação das obrigações, a EGIE3 também é considerada uma ação segura.

Entenda o que é COE

Caso você ainda não se sinta completamente seguro para investir em ações, o COE pode ser uma solução para os seus problemas. O Certificado de Operações Estruturadas é uma forma de investimento que chegou há pouco tempo no Brasil e promete a segurança da Renda Fixa e a rentabilidade da Renda Variável.

Ações muito seguras que podem valorizar com o tempo
Fonte: (Reprodução / Site Diário de um Investidor)

Assim como as perdas são limitadas, os retornos dos investimentos também são e, por isso, no momento da compra é possível ter uma boa ideia de quanto dinheiro terá quando o investimento terminar. Além disso, a sua rentabilidade é atrelada sempre a uma cotação, podendo ser:

  • Índice Ibovespa;
  • Variação cambial do dólar;
  • Commodities;
  • Índices de bolsas estrangeiras; e até
  • ações de empresas internacionais.

Um exemplo para entender o COE

Por exemplo, você investiu em um COE com rendimento de 30% em dólares americanos. No final do contrato, a moeda aumenta seu valor em 40%. Neste caso, você obterá o investimento inicial + a rentabilidade de 30%, como o acordado. Por outro lado, se a cotação  fosse negativa em -20%, você receberia apenas o capital inicial.

Lembre disto

No caso das ações que são muito seguras, mais uma vez ressaltamos: isso não significa dizer que elas não sofrerão variações. O que estamos dizendo é que essas empresas são bastante seguras e, por isso, a chance de você perder dinheiro é baixíssima.

Entretanto, como qualquer ação normal, é importante que o acionista fique de olho no negócio prestando atenção em suas decisões e, também, no mercado, que é um fator que impacta diretamente no valor das ações das empresas. Além disso, é importante acompanhar o balanço patrimonial trimestralmente.

References

estratégias de compra e venda - Conheça 5 diferentes tipos de trading - CM Capital