Descubra o que fazer para viajar com milhas do cartão de crédito

Fazer uma viagem é uma boa oportunidade para conhecer novos lugares e passar um tempo sem as preocupações do dia a dia, e as milhas aéreas são uma ótima forma de você garantir descontos e ofertas na hora de viajar.

ANÚNCIO

E para ter acesso a esse sistema de milhas alguns cartões de crédito, associados a linhas aéreas, oferecem benefícios que convertem pontos em milhas. Contudo, esse benefício ainda é muito desconhecido, fazendo com que percam seu prazo de validade antes de serem aproveitados.

Pensando nisso, neste artigo você vai encontrar os seguintes tópicos:

ANÚNCIO
  • Informações sobre o funcionamento do programa de milhas;
  • Benefícios;
  • Como acumular milhas;
  • Como transferir seus pontos;
  • Como escolher um programa de fidelidade;
  • Melhores programas de milhas.

Sobre o programa de milhas

Esse sistema de acúmulo de milhas acontece de acordo com o seu gasto presente na fatura do mês, assim, quanto mais você gasta mais pontos são acumulados. E, após acumular os pontos necessários, basta transferi-los para o programa de fidelidade da companhia aérea parceira.

Foto: (Reprodução/Internet)

Para que ocorra a transferência é preciso estar previamente inscrito no programa de fidelidades. Algumas empresas já possuem parceria com específicas companhias aéreas, como o Itaú e a companhia Azul com o programa TudoAzul.

ANÚNCIO

Transferência e taxas

Não é preciso pagar nenhuma taxa para se associar aos programas de fidelidade, assim é possível se inscrever em mais de uma companhia. Caso você queira adquirir um programa específico vai ser preciso checar se o seu cartão oferece transferência para ele.

Benefícios do programa de milhas

Com o programa de milhagem, todo o valor que você gasta é convertido em pontos que variam de acordo com cada empresa, algumas oferecem até 3 pontos a cada dólar gasto. Além disso, você pode conseguir descontos ou, em alguns casos, trocar seus pontos por produtos.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Os pontos acumulados possuem um prazo de validade, que é geralmente 1 a 2 anos, e estando dentro do prazo, você pode utilizá-los como preferir. Assim, além da compra de bilhetes aéreos é possível você utilizar os pontos acumulados em passeios e planejar uma viagem com pouco dinheiro.

Além disso, caso você não consiga juntar a pontuação necessária para trocar em produtos e serviços variados. Os sites da Multiplus ou Smiles trabalham com esse serviços, por exemplo. Confira abaixo algumas das alternativas para trocar em sua pontuação.

  • Aluguel de carros;
  • Reserva em hotéis;
  • Restaurantes;
  • Roupas;
  • Postos de gasolina;
  • Eletrônicos e eletrodomésticos.

Venda de milhas

Ainda há a possibilidade de vender suas milhas para sites especializados em revendê-los,  sendo uma ótima opção para quem está com os pontos perto de expirar e não tem como utilizá-los. Um exemplo de site que oferece esse serviço é o site MaxMilhas.

Para quem também deseja ter uma renda extra, a venda das milhas também é indicada, por exemplo, com a venda você pode juntar dinheiro para fazer um intercâmbio. Além disso, grande parte dos programas de milhagem permitem que você transfira milhas para outras pessoas, assim uma família pode concentrar milhas em uma única conta.

Acumulando milhas aéreas

Fonte: (Reprodução/Internet)

Como cada banco oferece um serviço de milhagens, é preciso ficar atento a como é feita a conversão de pontos. Geralmente, a conversão tem equivalência de uma milha para cada dólar gasto, a moeda americana é usada apenas como referência, as compras podem ser feitas normalmente em real.

O acúmulo de pontos é feito a partir da sua fatura mensal do cartão, e para que você consiga juntar ainda mais é recomendado escolher um banco que ofereça um cartão co-branded. Classificação usada para nomear cartões que já possuem a marca do programa de fidelidade impressa, eles ofertam em torno de 1,3 milha e 2 milhas para cada dólar gasto.

Vale lembrar que, a pontuação só ocorre se as compras forem feitas na opção crédito, então compras no débito não irão garantir pontos. Para conseguir mais pontuação, se você possuir cadastro em uma rede de fidelidade, uma dica é realizar compras em parceiros da rede em vez de comprar direto na loja.

Promoções

Outro fator para ficar de olho nas redes de fidelidade, são as promoções de bônus para transferência de pontos. Elas podem chegar até 30%, e assim aumentar sua pontuação apenas fazendo a transferência.

Essas promoções costumam durar de 1 a 3 dias, precisando ficar atento ao momento certo de transferir. Ainda sim, há a forma clássica para acumular pontos, ao viajar com companhias aéreas específicas.

Transferindo seus pontos

Fonte: (Reprodução/Internet)

Para garantir suas milhas, não basta somente juntar os pontos no cartão de crédito é preciso transferi-los para um programa de milhagem da companhia aérea de sua preferência. Para transferir os pontos, a ação pode ser gratuita ou haver cobrança de taxas.

Além da possibilidade de cobrança, a empresa do cartão pode impor um valor mínimo para que você possa realizar a transferência. Outro fator importante para ficar de olho é no prazo de validade das suas milhas para que seja possível fazer a transferência.

Para fazer a transferência dos seus pontos é bastante simples, basta conferir se a sua empresa de cartão de crédito é parceira da rede de fidelidade que você se cadastrou. Caso possua, é só ligar para sua operadora e solicitar a transferência, algumas disponibilizam o serviço online. A ação pode ser efetuada em até 7 dias úteis. 

Concentre suas milhas

Uma dica para quando você for realizar a transferência é fazer o resgate quando já tiver acumulado bastante pontos. Também é possível resgatar os pontos e pagar a parte que ainda falta da passagem aérea com o cartão de crédito.

Procure concentrar suas milhas em no máximo dois programas de fidelidade, assim quanto maior for seu acúmulo de pontos maiores serão os seus ganhos em um menor período. Lembre-se de sempre consultar seus pontos com o emissor do cartão, isso pode ser através dos canais de atendimento online ou telefônico.

Como escolher programas de milhas

Caso você ainda não tenha um cartão que conte com um sistema de milhagem ou ainda não tenha escolhido um programa oferecido pelas companhias aéreas, há algumas coisas que é preciso levar em conta para contratar o serviço.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Uma delas é conferir se a companhia aérea de sua preferência possui convênio com o cartão. Cartões mais caros, como as versões Gold, Platinum, podem garantir mais pontos que um cartão de crédito básico, contudo seu valor de aquisição também é mais alto.

Antes de escolher um programa de fidelidade das companhias aéreas, leve em consideração os tópicos citados abaixo, e aproveite para conferir os 3 melhores programas de milhagem eleitos a partir de uma pesquisa feita pelo site Melhores Destinos.

  • Frequência de voos pela companhia aérea;
  • Cartões e bancos parceiros que contam com o sistema de acúmulo de pontos;
  • Parceiros que o programa de fidelidade possui;
  • Frequência de promoções para acúmulo de milhas.

Fique de olho no saldo

Algumas empresas de cartão já contabilizam os pontos automaticamente, em outros casos eles aparecem após o pagamento da fatura, fornecendo o bônus referente a todos os gastos do mês anterior. Contudo, mesmo assim, é válido ficar de olho no seu saldo, para caso seja necessário fazer um cadastro prévio, pois só a partir dele será possível acumular os pontos.

Melhores programas de milhas

Fonte: (Reprodução/Internet)

O programa TudoAzul foi eleito o melhor programa de milhas entre as companhias aéreas nacionais, ele conta com 3 categorias de programa: o TudoAzul básico, Plus e Safira. Ele possui variadas opções de parceiros aéreos e não aéreos, além de surpreendentes promoções para acumular milhas.

Já no cadastro o cliente recebe 500 milhas de bônus, neste programa a pessoa pode resgatar as passagens aéreas a partir dos 5 mil pontos. Uma reclamação dos seus usuários é que as tarifas em pontos sofrem com variações absurdas, por exemplo, encontrar viagens nacionais por mais de 60 mil pontos.

O programa Smiles é um dos melhores em questão de facilidade para acúmulo de pontos. Suas promoções ocorrem quase todos os dias e ela disponibiliza que a pessoa compre suas passagens fiado com milhas. Assim, o cliente pode quitar a dívida em até 60 dias antes da viagem, e suas milhas tem duração de 10 anos para clientes Diamante ou do Clube Smiles, e de 3 anos para os demais clientes.

No Latam Pass, assim como os outros, também dispõe de uma grande gama de parceiros aéreos e não aéreos, ela ainda conta com várias companhias aéreas internacionais como parceiras. Contudo, sua mudança no sistema de reservas piorou o site para realizar a emissão das passagens com pontos. Desde o ajuste, as passagens resgatadas com a Qatar e Cathay ficaram indisponíveis.

Programa de milhas internacionais

Considerado o melhor programa de milhas internacional é o AAdvantage da American Airlines, com ele é possível acumular 100% das milhas percorridas, aumentando assim o saldo do programa de fidelidade do cliente. Também é possível realizar upgrades de assentos e pacotes personalizados.

Outro programa bastante conhecido é o Victoria da TAP, nele a pessoa recebe o número real de milhas voadas, e dependendo da classe de voo escolhida as milhas podem render ainda mais. A empresa possui mais de 150 parceiros aéreos e não aéreos.

Fique atento

Com essas informações você já deve conseguir transferir seus pontos de milhagem do cartão para garantir uma passagem e viajar com bons preços em passagens aéreas e hotéis. Ou caso prefira, trocá-los em produtos através de suas lojas parceiras.

O site Melhores Destinos disponibilizou uma lista com cartões de crédito que oferecem as melhores vantagens, contando com sistema de milhas, para aqueles que ainda não sabem qual cartão contratar. Assim, confira e comece a trocar seus pontos por passagens.

Referências

site MaxMilhas

Smiles - Saiba Como Transferir Pontos do Cartão de Crédito - Smiles

lista com cartões de crédito - Melhores Cartões de Crédito para acumular milhas e viajar