Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?

Atualmente, a grande maioria dos brasileiros possui, ao menos, um cartão de crédito. Isso se tornou ainda mais comum após surgirem no mercado os cartões sem anuidade. Ou seja, ninguém mais precisa pagar anuidade para ter um cartão de crédito, se optarem pelas empresas que tem esse benefício.

ANÚNCIO

Aliás, duas empresas que disponibilizam o cartão de crédito sem anuidade são: o banco Inter e o Nubank. Obviamente, são instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central a operarem no mercado financeiro brasileiro. Mas, há de se considerar que são empresas diferentes. Por isso mesmo, é importante avaliar cada uma delas. 

De forma geral, nesse artigo você vai conhecer um pouco mais do banco Inter e do Nubank para depois entender a diferença dos cartões que eles oferecem. Afinal, um pode ser mais vantajoso do que o outro para você. Só que para saber qual é, a primeira coisa é conhecê-los. 

ANÚNCIO

O banco Inter

O banco Inter existe desde 1994. Só que ele não era tão conhecido como é hoje. Assim, foi depois de 2 décadas que ele ganhou destaque ao se tornar o primeiro banco digital do país. Sendo assim, os principais diferenciais sempre tiveram a ver com a isenção de custos. 

E se a gente pode falar, de um modo geral, das vantagens do banco Inter, considere que ele é o único banco digital completo do país. Além disso, são abertas quase 10 mil contas diariamente, com programa próprio de transferências e pagamentos. 

ANÚNCIO

E ainda tem outros pontos que vamos mencionar mais adiante. Para concluir, saiba que comparando com o Nubank, o Inter é visto como mais completo, inclusive, com opções de investimento. Mas, o foco desse artigo é o cartão de crédito, hein. 

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

O Nubank

Diferente do banco Inter, o Nubank é mais novo, sendo de 2013. Ele nasceu com o lançamento do cartão de crédito sem anuidade. A partir disso, foi crescendo e começou a oferecer outros serviços também. Mas, o cartão sempre foi o carro-chefe. 

Do lado das vantagens gerais da empresa, o Nubank já esteve várias vezes no livro dos recordes por ser considerado pioneiro e inovador com alguns produtos e serviços. 

Para fins comparativos com o Inter, saiba que Nubank é visto como melhor do ponto de vista da interface, ou seja, é mais fácil de ser usado. Além disso, tem um atendimento mais rápido e sem contar que a conta corrente rende todos os dias. Mas, o foco é o cartão, não esqueça.

A comparação entre os cartões do Inter e Nubank

Acima, a gente apenas apresentou os temas. Ou melhor, as empresas. Sendo assim, agora vamos falar dos cartões de crédito delas. Para isso, a gente optou por criar pequenos tópicos que vão dizer qual cartão leva vantagem. 

Entre esses tópicos, você vai ler: o pedido do cartão, a bandeira, a antecipação de parcelas, o programa de cashback e as taxas de juros. Após todo esse comparativo vai ficar mais fácil você entender qual é a melhor opção para você. 

O pedido de cartão de crédito dos cartões

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

Aqui temos uma comparação entre ambos os cartões que não vai agregar muito valor no seu estudo. Afinal, ambos possuem formas muito idênticas de solicitação do cartão. Ela acontece online, pelo aplicativo de celular, que é gratuito.

Então, independente da sua escolha, você vai precisar baixar o app no seu celular e fazer um cadastro. É assim que você pede o cartão de crédito. Em ambos, você tem a possibilidade de fazer a abertura de conta digital também. 

Os documentos são praticamente os mesmos: RG, CPF, comprovante de residência.

A bandeira e as vantagens dos cartões

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

Outra semelhança entre eles é que possuem a Mastercard como bandeira principal. Afinal, ela é uma das mais tradicionais do mundo todo, sendo aceita em milhares de estabelecimentos ao redor do planeta. Ah, banco Inter vs Nubank? Ambos cartões são internacionais. 

Isso quer dizer que dá para usá-los em compras feitas em outros países ou em sites estrangeiros, também. Então, como no tópico anterior, aqui temos um empate entre os cartões do Nubank e do Inter. 

A antecipação das parcelas do Nubank

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

Agora vamos começar a falar das vantagens de cada uma das empresas. O Nubank começa vencendo porque tem a possibilidade de antecipar as parcelas do cartão. E isso pode ser incrivelmente bom para muita gente. 

Por exemplo, vamos supor que o seu seguro do carro não tenha dado desconto para o pagamento à vista. Então, você pode parcelar em 10 vezes. Depois, você entra no app Nubank e antecipa todas as parcelas, sendo que vai conseguir descontos no pagamento final. 

O cashback do banco Inter

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

Agora, outra vantagem para o Nubank: ele tem um programa de pontos, que nunca expira. A ideia é que conforme você faça o uso do programa, você ganhe pontos que podem ser usados em parceiros. O problema é que esse programa tem o custo anual de R$ 190.

Mas, calma que a vitória será do Inter. Entenda o motivo.

O banco Inter não tem um programa de pontos como esse, mas tem o cashback. O programa do cashback permite que os clientes façam compras em empresas parceiras e, ao pagar com o cartão Inter, dá para ter parte do dinheiro devolvido. Nesse caso, o programa é gratuito.

Então, se a gente for avaliar o custo-benefício e as compras realizadas, o banco Inter tem a vantagem já que não exige que as pessoas paguem tarifas e ainda pode trazer o benefício do cashback, considerando as lojas parceiras. 

As taxas de juros e tarifas dos cartões

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

Esse ponto também é um dos mais interessantes para quem quer escolher entre o cartão do banco Inter ou o cartão Nubank. Afinal, ambas instituições oferecem o cartão sem anuidade. No entanto, isso não isenta o cliente que atrasar a fatura, por exemplo. 

No caso do Nubank, a anuidade é gratuita, mas a multa de atraso é de 2%. Enquanto isso, os juros do crédito rotativo variam de 2,75% até 14% ao mês. No caso de compras internacionais usando o cartão, tem a taxa do PTAX Venda e mais 4%. O imposto do IOF é de 6,38%. Saiba mais das taxas do Nubank aqui.

Agora, quando a gente vai avaliar as taxas do cartão Inter, o que temos? A anuidade também é gratuita, a multa também é de 2% por atraso e o imposto do IOF é de 6,38%. Mas, há diferenças: os juros do rotativo são de 7,7% ao mês e as compras internacionais é de PTAX Venda e mais 1%. O banco Inter diz que envia as informações para o cliente.

Como conclusão desse tópico, deu para ver que o Inter tem uma pequena vantagem quando o cartão é usado para as compras fora do país. Já quanto às taxas de juros do rotativo, ele pode ser vantajoso ou não, já que o Nubank tem uma variação maior de possibilidades. 

Qual é a melhor opção de cartão para você?

Agora para terminar a matéria, vem a pergunta final: conhecendo tudo o que falamos acima, você chegou à conclusão de que algum cartão é melhor para você? Qual é ele? A gente vai apresentar aqui duas situações que podem indicar essa escolha. 

Mas, lembre-se que no fim das contas, a nossa ideia é dar exemplos de possibilidades. Já que sempre será você o responsável pelas próprias escolhas, está bem?

O cartão Nubank é melhor

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

O cartão sem anuidade Nubank poderá ser melhor para quem quer ter facilidade em pedir o cartão, acessar a fatura, verificar as compras e até mesmo pagar a fatura. Afinal, a plataforma digital e o aplicativo Nubank são referências no mundo da tecnologia financeira. 

Além disso, o cartão Nubank também pode ser vantajoso para quem gosta de se manter organizado com as contas. Mais do que isso, é uma ótima forma de antecipar as parcelas quando as lojas e vendedores não oferecem o desconto para pagamento à vista. 

Por último, para quem não quer pensar muito em investimentos agora, mas quer ver o dinheiro render mais do que na poupança, a ideia de ter um cartão Nubank junto com a conta digital pode ser uma boa ideia. Afinal, ambos são gratuitos. 

O cartão Inter é melhor

Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
Foto: (reprodução/internet)

Nessa última reflexão, a gente também pode considerar que o cartão Inter vai ser melhor em alguns casos. Por exemplo, quando a pessoa acaba se complicando e tem que pagar o rotativo, já que ela vai saber desde o início qual é a taxa de juros cobrada.

Aliás, para quem pretende viajar para outro país ou fazer compras no exterior, o cartão Inter pode ser melhor porque tem uma taxa mais barata do que o Nubank. 

E tem ainda a vantagem dos investimentos. Se você quer concentrar tudo em um banco só, lembre-se que o Inter é completo. Além do cartão, ele oferece opções de investimentos, descontos em compras (cashback) e uma gestão financeira de tudo em um lugar só. 

Curiosidade – dá para ter os dois cartões?

A gente viu que muita gente opta por ter mais do que um cartão de crédito. Porém, saiba que essa não é a recomendação de nenhum especialista financeiro. Isso se explica pelo fato de que quanto mais cartão na mão, maiores as chances de gastar mais do que o orçamento permite. 

De todo modo, saiba que dá sim para ter mais do que um cartão de crédito. Assim, você poderá testar as opções e saber qual é a melhor para você. Porém, você já sabe os diferenciais entre eles, conforme indicamos nessa matéria. Sem dúvidas, eles estão entre os melhores cartões do país.