Cartão Clara - Aprenda como solicitar

A Clara é uma fintech mexicana que está há pouco tempo com serviços no Brasil. Inclusive, em 2021 chegou a receber aporte de US$ 30 milhões para atuar em território nacional. A empresa conta com a participação de grandes nomes  como por exemplo do cofundador do Tinder,  Justin Mateen. A proposta da marca é oferecer um cartão corporativo personalizado.

ANÚNCIO

Com a entrada das fintechs no mercado de crédito, as opções de cartão aumentaram significativamente. Os grandes bancos passaram a ter que se reinventar para lançar cartões tão vantajosos quanto os das instituições digitais. Mas será que o cartão Clara é atrativo em suas condições? Vamos saber sobre isso neste artigo. 

Cartão Clara - Aprenda como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Olha só o que vai encontrar nesse conteúdo:

ANÚNCIO
  • Como funciona o cartão corporativo e empresarial;
  • Quais são as vantagens de ter um;
  • Comparativo entre fintechs que têm conta digital PJ;
  • Quais são os benefícios do cartão Clara;
  • Como solicitar;
  • Taxas de juros.

O que é cartão corporativo 

O cartão corporativo é um cartão voltado para empresas, podendo ser de crédito ou débito. Esse é o principal diferencial dessa modalidade de produto. Assim como os cartões para pessoas físicas, o cartão corporativo tem serviços de saque, limite de crédito e, em alguns casos, anuidade também. 

Cartão Clara - Aprenda como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Essas condições que citamos acima vão depender do contrato entre cliente e instituição financeira. No caso do cartão para pessoa física, o limite é liberado conforme a renda comprovada, certo? Já nos cartões corporativos, o que define é o faturamento da empresa. Outro detalhe importante é sobre quem pode utilizar o cartão.

ANÚNCIO

O manuseio pode ser feito tanto pelo sócio como por uma única pessoa, ou até mesmo por vários funcionários. Quem vai determinar isso é a empresa. As despesas costumam ficar registradas no aplicativo do banco, extrato e movimentações podem ser acessadas facilmente. Se for desejo da empresa, cada funcionário pode ter uma fatura individualizada. 

É a mesma coisa que o cartão empresarial?

Muita gente confunde o cartão corporativo com o cartão empresarial. Existe uma pequena diferença entre as duas modalidades, o faturamento. Enquanto o cartão corporativo é destinado às negócios com faturamento maior, o cartão empresarial pode ser usado por empresas que não possuem um faturamento grande por mês. 

Consequentemente, o cartão corporativo dá vantagens diferenciadas para a empresa, como redução de taxas e prazo mais longo para pagamento da fatura. Mas quando falamos em funcionalidade, ambos possuem a mesma dinâmica. Saiba que qualquer empresa pode obter um cartão empresarial ou corporativo, basta comprovar o faturamento. 

O ideal é procurar um banco que já seja vinculado como pessoa física. Pode ser que a instituição ofereça condições mais atrativas para quem já é cliente. Ainda assim, é importante pesquisar por outras opções no mercado. As fintechs também possuem condições interessantes para pessoa jurídica.

Vantagens de ter um cartão corporativo

Se o cartão corporativo é para empresas, não faz sentido ficar usando o cartão pessoal para fazer movimentações de negócios, não é verdade? Quem trabalha com empreendedorismo, desde microempresas até donos de negócios bilionários, precisam contar com recurso exclusivo para pessoa jurídica

Cartão Clara - Aprenda como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Então, a vantagem principal é poder separar as contas da empresa. Isso é fundamental para ajudar na organização financeira. Quando as contas são misturadas, até o faturamento pode ser comprometido pela má administração. Além disso, possibilita organizar as despesas e os gastos dos funcionários. 

Ainda, facilita o controle contábil por parte dos contadores. Esse quesito é relevante pois ao comparar os valores de entrada e saída da empresa possibilita saber quanto de lucro tem obtido e se precisa cortar alguma despesa. Sem contar que a ajuda dos aplicativos hoje em dia tem sido fundamental para acompanhar os gastos em tempo real. 

Diferenciais do cartão Clara

Agora que já entendeu como funciona o cartão corporativo, vamos falar sobre o cartão Clara. A fintech mexicana tem o objetivo de oferecer às empresas um cartão personalizado, que atenda as necessidades de cada negócio de forma individual. O primeiro diferencial que pode chamar a atenção é a linha de crédito adaptada à realidade financeira da companhia.

Também, a fintech não restringe o número de cartões físicos ou virtuais por empresa. O que é atrativo, pois muitas vezes o dono deseja obter mais de 1 cartão. Por se tratar de uma instituição virtual, o atendimento é online. Já não é novidade no mercado esse último ponto. Segundo a Clara, o atendimento é personalizado e exclusivo. 

Os cartões são aceitos tanto no Brasil como no exterior e o que podemos considerar destaque, a fintech não cobra tarifas extras e nem taxa de anuidade. Assim, os funcionários e gestores podem ter autonomia de seus salários através do cartão e conta da Clara. Do mesmo modo, podem acompanhar as movimentações em tempo real. 

Cartão Clara x cartão Cora

Embora a Clara tenha benefícios que podem ser atrativos, não é a única a atuar com esse formato no Brasil. A Cora é outra fintech que da mesma forma tem se destacado por oferecer serviços às empresas. Com boletos, Pix e TED gratuitos, a conta PJ da empresa é oferecida como um recurso completo e sem burocracia. 

Cartão Clara - Aprenda como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim como a conta Clara, a Cora afirma que o empreendedor pode ter o controle de todas as movimentações na palma da mão. Então, os clientes têm acesso à conta exclusiva, boletos e transferências ilimitadas, suporte via e-mail, aplicativo e whatsApp e produtos oferecidos de acordo com o feedback. 

Por já estar há algum tempo no mercado brasileiro, a Cora pode ter saído à frente quando o assunto é serviços. No entanto, parece que diversas empresas estão apostando suas fichas no alcance da Clara. Empresas como GFC, Jam Fund, Venturesouq, General Catalyst, Svangel, Canary e outras investem e apoiam a fintech. 

Conta Simples

Outra fintech que concorre diretamente tanto com a Cora como com a Clara é a Conta Simples. Pode-se dizer que essa é a fintech mais completa de conta PJ no momento. As outras podem ser consideradas boas, mas ainda precisam desenvolver algumas frentes. A empresa oferece cartões personalizados com a bandeira Visa.

A plataforma de acompanhamento dos gastos é bem interativa, conta com gráficos e informações que possibilitam o monitoramento das movimentações. O aplicativo ainda permite que o empreendedor veja quais contas ainda estão pendentes e que precisam ser pagas. O controle é dividido por categorias e gráficos. 

A fintech também oferece descontos e é aceito em mais de 200 países. Ainda, disponibiliza a opção de solicitar múltiplos cartões. O dono do negócio pode controlar os orçamentos da equipe, gerenciar as assinaturas do time, fazer corte de gastos se entender necessário, categorizar as despesas por meio de infográficos e definir os responsáveis pelo cartão.  

Como solicitar

Ficou claro as opções de conta PJ que existem no mercado, né? Não é porque esse artigo é sobre a Clara que precisa adquirir os serviços da fintech. Mas caso pareça interessante, separamos um passo a passo simples para quem deseja abrir a conta digital e solicitar o cartão. Vamos lá?

Cartão Clara - Aprenda como solicitar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Embora a Clara tenha uma página, a melhor alternativa para começar o processo é baixar o aplicativo, pelo Google Play ou pela App Store. Após fazer o download, a dinâmica é semelhante a de outras instituições digitais. É preciso informar alguns dados pessoais para a empresa fazer uma avaliação do perfil financeiro. 

Depois que o pedido de abertura de conta e do cartão tiverem sido aprovados, a fintech informa o tempo que irá demorar para o cartão físico ser entregue. No entanto, se desejar pode utilizar o cartão virtual para fazer as movimentações. Lembrando que o cartão é Mastercard ou VIsa, ou seja, a empresa pode usufruis das vantagens das bandeiras também.

Taxa de juros

Conforme foi dito anteriormente, a Clara não cobra anuidade e nenhuma outra taxa ou tarifa. Ou seja, o cliente fica isento de pagar qualquer valor durante o uso do PIX, transferências e manutenção. Como pode ver, tem vantagens que nem mesmo alguns cartões de bancos digitais oferecem, com exceção do Banco Inter. 

Geralmente, os bancos cobram pela emissão do boleto. Afinal, é recurso que a FEBRABAN criou para conter fraudes na operação. Assim, passou a ser cobrada para que o público tenha direito de emitir a guia. A maioria dos bancos e instituições financeiras cobram pelo serviço, mas fintechs como Cora, Clara e Conta Simples passaram a não cobrar. 

Isso é importante sobretudo para empresas que trabalham diariamente com pagamento de boleto, até mesmo para emitir para clientes. Poder economizar valores referente a esse serviço pode valer a pena. Claro que as condições precisam ser comparadas e avaliadas. Às vezes o empreendedor não se sente seguro em contar com uma empresa 100% online. 

Central de atendimento

A Clara é uma fintech mexicana, portanto a sede matriz fica na Cidade do México, no bairro Amsterdam nº 121, Hipódromo, Cuauhtémoc, 06100. Por se tratar de uma instituição totalmente virtual, a central de atendimento é feita diretamente no aplicativo, através da equipe de suporte.  Para quem gosta do atendimento presencial,  pode incomodar um pouco.