Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix

Para quem busca fontes de rendas alternativas, como aquela velha ideia de ganhar dinheiro de casa, a profissão de “tagger” tem sido uma das melhores ideias. Afinal, quem é que não quer ganhar dinheiro vendo séries e filmes na Netflix, hein?

ANÚNCIO

É verdade mesmo: a profissão existe e a Netflix paga pessoas para ficar vendo as séries e os filmes da sua plataforma. Quanto ganham, como fazer, como se candidatar? Veja abaixo.

Leia também: Descubra como enviar currículo para rede de mercados Pingo Doce 

ANÚNCIO
Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix
Foto: (reprodução/internet)

E não se preocupe em achar que a gente não vai dar as respostas que você procura. Porque temos um artigo bastante recheado aqui. Aliás, para sermos mais exatos, o que você vai ler nesse artigo são os seguintes tópicos:

  • Como é o trabalho de um tagger
  • Por que se tornar um tagger da Netflix
  • Como se candidatar para ser um tagger da Netflix
  • Será que passar o tempo vendo filmes/séries é tão bom assim?
  • Outras vagas para trabalhar na Netflix

Como é o trabalho de um tagger

É uma profissão que muita gente adora e sonha em seguir. No entanto, será que se trata exatamente disso que todo mundo pensa? Será que ficar apenas na frente da TV vendo séries e filmes basta? Como é que tudo funciona? Vamos lá.

ANÚNCIO
Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix
Foto: (reprodução/internet)

O trabalho é flexível a ponto de que o contratado terá acesso a uma ferramenta que permita ver os conteúdos indicados antes mesmo do lançamento oficial no serviço de streaming da Netflix. A ideia é que ele use as melhores tags para definir o título.

Tag? É a base do algoritmo, que é usada pela Netflix para recomendar títulos e conteúdos com base no que as pessoas viram. É uma espécie de sistema de palavras-chaves. E o papel do tagger é escolher as melhores palavras para o público de uma região/país.

Como escolher as palavras-chaves

Após a exibição do conteúdo, a pessoa demora em média 1 hora para criar entre 20 e 40 palavras-chave para aquelas cenas que acabou de ver. É por isso que a pessoa contratada precisa ter noções de narrativa, capturando detalhes da história e entender um pouco do cinema/TV.

Ah, tem outra coisa: também cabe ao tagger escolher a classificação do conteúdo. Isso varia conforme níveis, o que inclui “sexo”, “violência” e outras regras indicativas. Lembrando que isso vai gerar ainda uma próxima indicação, por idade, que é baseada na lei.

Aliás, sabe aqueles subtítulos que a gente vê, como “comédias com mulheres fortes”, “ação com muito tiroteio” e “dramas emocionantes”? É uma das tarefas do tagger. Se você acha que é bom nisso, ótimo, continue lendo que essa vaga pode ser para você.

Por que se tornar um tagger da Netflix

Se você é aquele tipo de pessoa que ao ver uma série nota todos os detalhes, esse pode ser outro indicativo para que goste do trabalho. Só que vamos continuar lendo para confirmar se há mesmo bons motivos para concorrer a essa vaga.

Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix
Foto: (reprodução/internet)

Bom, visto isso, não podemos deixar de falar das vantagens. Considerado um trabalho fácil esse de escolher palavras-chaves de filmes e séries, saiba que dá para fazer isso da própria casa, do conforto do seu sofá e no horário que preferir.

Já sobre o salário, considere que a Netflix não divulgou isso, nem para informar se é um pagamento do tipo prestação de serviço, por tags feitas ou algo assim. Mas, em sites de empregos do Brasil, descobrimos que ele deve ficar em torno de 1 salário mínimo.

Quer trabalhar assistindo filmes e séries?

Já para complementar esse tópico, considere que tem um vídeo que foi lançada pela Netflix e que fala sobre esse tipo de trabalho. É a história de uma mãe que conta sobre o filho, que passa uma boa parte do tempo (e da vida) maratonando as séries da Netflix.

“Ele nasceu para ser tagger”, diz a mãe no fim do vídeo, onde há a indicação da página correta para se inscreve. O vídeo é curto, com menos de 2 minutos. E você pode ver aqui. Se você também nunca se imaginou ganhar dinheiro vendo filme, assista e descubra mais.

Será que passar o tempo vendo filmes/séries é tão bom assim?

Já no fim do artigo, a gente quer deixar aqui, como sinal de alerta para você, uma dica. Saiba que após a abertura dessas vagas de tagger, a Netflix teve alguns problemas trabalhistas. E isso foi noticiado em toda a imprensa, inclusive, no Brasil.

Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix
Foto: (reprodução/internet)

A história narrada é de Lawrence Moss e Cigdem Akbat, ambos dos Estados Unidos. Eles disseram que chegaram a passar mais de 40 horas semanais tendo que ver filmes/séries para cumprir a meta que foi exigida pela Netflix. E a história deles decepcionou muitos candidatos.

O problema é que eles ganhavam um valor que consideram abaixo do que seria “justo”. E isso sem nenhum benefício trabalhista incluso. Aliás, por ser o “emprego dos sonhos”, eles acabaram pedindo conta dos seus antigos empregos, em um arrependimento grande.

O formato de trabalho na Netflix

Outra coisa que eles comentaram é que trabalhar na Netflix como tagger significa que você será um prestador de serviços. Então, você perde os direitos da carteira de trabalho, como férias, hora extra, 13º salário, entre outros que a gente conhece bem aqui no Brasil.

Ao reclamarem com a empresa sobre tudo isso, eles foram dispensados do serviço. E a Netflix chegou a dizer para eles que essa é apenas uma forma de ganhar dinheiro extra. Na ocasião, eles falaram ainda que recebiam US$ 10 para cada filme ou série que assistiam.

No Brasil, isso seria algo como R$ 50 por cada filme ou série. O que quer dizer que poderia ser um bom valor, se a gente considerar o salário mínimo daqui. No entanto, correr contra o tempo, bater metas e perder a qualidade de vida pode ser algo inquietante também.

Outras vagas para trabalhar na Netflix

Agora, para quem busca um emprego para trabalhar na Netflix que não seja com esse viés de renda extra, saiba que a empresa também tem outros anúncios. Aliás, eles variam conforme a área, como em produtos, funções corporativas, conteúdo, marketing.

Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix
Foto: (reprodução/internet)

Só para se ter uma ideia geral, em marketing, há vagas para editorial, publicação, produtos de consumo, marketing criativo, produção, marketing de parceiros, publicidade e o marketing regional. Isso sem contar as outras áreas, cada qual com os seus cargos em aberto.

Cada uma das áreas é chamada de time pela Netflix. E nós vamos mostrar um pouco mais de uma delas para você entender melhor como isso funciona na prática. Bora lá? Em funções corporativas, tem a parte de finanças e nós vamos exemplificar através dela. Veja.

As vagas da Netflix para a área de finanças

A Netflix conta que a organização das finanças da empresa é muito importante para realizar iniciativas e produções. Assim, conforme a expansão, o volume de operações cresce e a importância das finanças também. Como toda empresa, a Netflix precisa ter um bom controle financeiro.

Além disso, tem a questão de leis tributárias internacionais. O que quer dizer, no fim das contas, que a Netflix tem investido muito em pessoas que atuem com a contabilidade de conteúdo, fiscal, tesouraria, contas a pagar, folha de pagamento, aplicações.

Hoje em dia, entre as vagas disponíveis para essa área de finanças, a Netflix cita 3 opções principais: de Coordenador de Finanças e Produção (Coreia do Sul), Contador de Operações de Receita (Estados Unidos) e Gerente de Finanças de Produção (Espanha). Entre outras.

Como se candidatar para ser um tagger da Netflix

Apesar das vantagens e da ideia de ser um “emprego do sonho”, considere que não é fácil se tornar um tagger da Netflix. Afinal, a concorrência é grande e, por mais simples que sejam, você precisa cumprir alguns requisitos. Tanto é que cinéfilos são os mais escolhidos pela empresa.

Tagger: como monetizar assistindo séries/filmes na Netflix
Foto: (reprodução/internet)

Há um formulário de cadastro que é lançado quando as vagas de tagger são abertas na própria plataforma da Netflix. Você deve ter fluência em inglês e preencher um currículo online. Apesar de não ser requisito, a Netflix diz que é preciso ser organizado e detalhista.

Outra coisa que pode ser um diferencial é ter mais do que 2 anos de experiência com mídias, podendo ser ainda com trabalhos em audiovisual, na TV, no cinema ou áreas afins. Se você tem tudo isso, já é um bom passo a ser dado até mesmo porque é um item obrigatório.

A cultura da Netflix para colaboradores

Além de enviar o seu currículo para trabalhar na Netflix, é bastante aconselhável que você consulte a cultura da empresa. Há uma página online bastante extensa com vários detalhes sobre isso, o que pode encorajar ou desencorajar você a trabalhar lá.

Por exemplo, a Netflix diz que entre os seus valores reais existem os comportamentos e as habilidades especificas, que são bastante importantes. Por exemplo, julgamento, comunicação, curiosidade, coragem, paixão, altruísmo, inovação, inclusão, integridade.

Eles também falam sobre um time dos sonhos, onde os colaboradores são altamente eficazes, criando um ótimo ambiente de trabalho. “É nessa equipe que você aprenda mais, realiza o seu melhor trabalho, se aprimora mais rápido e se diverte mais”.

Como se inscrever para outras vagas da Netflix

Ainda continuando com o exemplo acima, saiba que se você tem o interesse na vaga, o próximo passo é se candidatar a ela. Leve em conta que fomos na opção de trabalho na Espanha. Por lá há toda a descrição da vaga, da atuação até os benefícios.

Após ler tudo isso, a pessoa pode ver se cumpre os requisitos e em caso positivo é só se inscrever. A inscrição do currículo acontece pelo LinkedIn ou pelo envio do currículo em anexo (PDF, DOC, TXT). Tudo isso é explicado na página da vaga.