A maioria das cidades pequenas do interior possuem públicos diferentes das grandes capitais do Brasil. E porque é importante saber disso? Porque isso prova que nem sempre um negócio que deu certo em um lugar dará certo em outro, justamente por conta do mercado.
Sendo assim, fomos atrás dos serviços e dos produtos e das ideias que mais tendem a dar certo em cidades pequenas e que ficam no interior de estados. Você vai ver que são mercados que podem ser lucrativos e ótimos para quem quer investir em tais locais. Confira!
Leia Também: 10 ideias de franquias árabes para ganhar dinheiro - Os 7 bicos mais comuns para quem quer ganhar dinheiro rapidamente
1 – Os serviços de cuidados para crianças
Sim, se você pensou em creche está totalmente certo. Saiba que a demanda por esse tipo de estabelecimento é bem comum em cidades pequenas, onde os pais precisam sair para trabalhar e nem sempre conseguem alguém para cuidar dos filhos.
Além disso, o governo local não consegue atender bem toda a demanda com as creches públicas. Portanto, se você gosta de crianças, tem experiência ou conhecimento com gestão e um valor para investir, pense nas creches de bairros e cidades pequenas que pode dar certo.
2 – Os serviços de beleza e de estética
É comum encontrar pessoas que saem de cidades pequenas e vão para as cidades maiores ao redor para ter os cuidados com a beleza e a estética. No entanto, o motivo que ninguém pensa tem a ver com a falta de serviço especializado aonde aquela pessoa mora.
Ou seja, se você tem um salão de beleza, um salão de cabeleireiro, serviços de unha, entre outros disponíveis é bem possível que faça a sua clientela por lá. Aliás, até mesmo depiladoras e barbeiros estão ganhando espaços nessas regiões do interior.
3 – Os serviços técnicos de computação
Hoje em dia, independentemente do tamanho da cidade ou da modernidade dela, saiba que a internet está em todo lugar. Para isso, além dos celulares, a gente também pode pensar em computadores e notebooks, que são usados de modo doméstico ou profissional.
O que quer dizer que em todo lugar há campo para os profissionais técnicos trabalharem. Imagine só alguém que precisa formatar o computador e tem que sair da sua cidade para fazer isso. É algo trabalhoso demais, né? Então, se há uma agência técnica especializada ali, ótimo.
4 – Os serviços de costura de roupas
Outro serviço muito importante em pequenas cidades e que sempre tem demanda é o de costura. Afinal, por mais que as pessoas do interior gostem de trabalhos artesanais e manuais, leve em conta que há sempre que precise pregar um botão e não saiba como fazer.
Além do mais, dá para considerar também os serviços de barras de calças, de remendos, de zíperes e até mesmo os mais estilizados, como a customização de uma peça nova. Os clientes podem preferir você, que está ali perto, do que ir para uma cidade maior e mais longe.
5 – Os serviços de padaria
Se você pensou em abrir uma padaria, ótimo. Esse também é um caminho porque o brasileiro, assim como italianos e europeus, amam os pãezinhos, entre outras massas de padarias. A grande questão a ser considerada é o público-alvo.
Ou seja, nem sempre vai adiantar ter uma padaria muito luxuosa. Mas, se você oferece o bom e velho café coado, com pão de queijo e os pães, parece que já tem um bom caminho a ser percorrido, viu. Isso vale para cidades bem pequenas também, como vilarejos.
6 – Os serviços de atividades físicas
Aqui entram vários pontos que podem ser analisados e que podem servir como base para você tomar uma decisão. Por exemplo, se você é personal trainer pode oferecer o serviço delivery. Se você é formado em fisioterapia pode dar aulas de pilates. Assim por diante.
O fato é que até mesmo a abertura de academias pode ser viável porque hoje em dia há uma preocupação muito grande com a prática de atividades físicas e, geralmente, as pessoas não têm acesso a acompanhamento profissional. Se você pode oferecer isso, ótimo.
7 – As vendas de produtos orgânicos
Esse talvez seja o tópico que mais surpreenda você, mas faz todo sentido e você vai entender os motivos. Em cidades pequenas, o que acontece é que nem todo mercado consegue comprar em grande quantidade. Logo, os preços não são tão atrativos como poderiam ser.
Quando se fala em alimentos saudáveis, especialmente do hortifrúti, a ideia é a mesma. Agora, imagine se você pode oferecer uma entrega semanal desses produtos para determinadas famílias. Isso seria um diferencial e tanto porque ela teria alimentos orgânicos e frescos.
8 – As lojas de roupas
Se a gente falou sobre os trabalhos de costura, pensando em consertos, considere que a venda de roupas também é uma boa ideia. Isso serve desde a compra de um presente para alguém até mesmo uma peça nova para passeio ou datas especiais.
Imagine se a pessoa vai querer pegar o carro e ir para outra cidade só para comprar uma camisa regata ou um vestido de praia para ir ao clube. Obviamente, não. Então, se você tem uma loja de roupa que atende o público, isso pode ser lucrativo para você.
9 – Os bares noturnos
A verdade é que se você avaliar algumas histórias vai ver que os bares noturnos do tipo boate não deram muito certo em boa parte das vezes que foram para pequenas cidades. Por outro lado, aqueles bares menos agitados, que vendem bebidas e petiscos tiveram mais espaço.
Isso porque as cidades interioranas tendem a ser mais familiares. Mas, o que não quer dizer que uma família não queira sair em uma sexta-feira ou sábado à noite para comer fora, entendeu? Então, pense nessa possibilidade, escolha um bom bairro e invista.
10 – Os serviços do mercado ótico
Sim, estamos falando de ótimas. Mas, também de lugares que ofertam outros serviços nesse sentido. Até mesmo porque a pessoa quer facilidade na hora de escolher um modelo ou uma lente e, quase sempre, ela faz isso ao sair do médico especialista, viu.
Então, dá até para pensar em franquias em cidades pequenas, que possuem investimentos mais acessíveis e com a vantagem de darem todo suporte técnico. Você também deve considerar o público, sendo que geralmente franquias mais populares fazem mais sucesso.
11 – As franquias de alimentação
Outra dica que pode valer ouro para você tem a ver com as franquias de alimentação, como os food trucks. Porém, aqui é preciso muito cuidado. Afinal, tudo vai depender da região da cidade, do público que está ali e até mesmo dos costumes que eles possuem.
Geralmente, essas cidades não possuem grande movimentação durante o almoço, já que a maioria prefere cozinhar em casa. No entanto, um lugar que vende churrasco ou empadas poderia ser bacana se estivesse em uma praça em um sábado à tarde, não acha?
12 – Os serviços de educação
Acima, a gente falou das creches, que é uma espécie de escola para bebês e crianças. Mas, além deles também dá para pensar em outros públicos, como jovens e até mesmo adultos. Nesse caso, montar escolas de idiomas ou de reforço escolar pode ser atrativo.
Por exemplo, atualmente, a gente vê que em várias cidades do interior tem as escolas do CNA e do Kumon, que são bacanas para alunos que optam por fazer esses cursos extras. Assim, dá para abrir em formato de franquia ou de forma independente também.
13 – As lojas de vende tudo
A expressão é uma brincadeira com o que brasileiro gosta de falar “faz tudo”. Essas lojinhas são aquelas que vendem de tudo, mesmo. Ou seja, de tintas até mesmo parafusos ou garrafas térmicas ou produtos para casa e para conserto, chuveiros e assim vai.
São lojas importantes para estarem em cidades pequenas porque se a pessoa precisa de uma peça ou produto urgente não vai dar para esperar chegar da internet ou ir até outro lugar comprar. E se você tem lá, ótimo, ela vai comprar com você. Não é mesmo?
Qual é o melhor tipo de negócio para você
Para encerrar a matéria, leve em conta descobrir a melhor loja ou comércio para você. Afinal, citamos franquias, lojas de serviços e de produtos. O próximo passo é você estudar o seu conhecimento, o seu investimento, a sua ideia e saber o que é melhor para você hoje.
Como você deve ter notado, todas as opções possuem vantagens. As franquias são mais padronizadas. No entanto, também podem ser mais caras por conta dos royalties. Já as lojas de serviços tendem ser mais populares, mas os ganhos são menores.
Por onde começar a abrir um negócio próprio
Depois desse estudo inicial, leve em conta que você tem que considerar todo um planejamento para iniciar o seu empreendimento. Isso é bem mais fácil do que muita gente pensa. A questão é sobre avaliar custos, possibilidades e lucro.
É isso que vai permitir que você tenha uma ideia mais exata sobre o seu novo negócio. E também é isso que vai indicar se eles tendem a dar lucro ou prejuízo. Por isso, não abra as portas sem fazer o seu planejamento. E sucesso!