Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias

Planejar uma viagem apenas com as suas economias costuma ser algo cansativo, não é mesmo? Porém, tenha em mente que se envolver com os detalhes da viagem é imprescindível para conseguir boas oportunidades e, claro, gastar menos dinheiro.

ANÚNCIO

Uma das dicas para realizar uma viagem é começar a estruturar os detalhes com bastante antecedência. Isso mesmo, se você quer visitar outro lugar, recomenda-se começar a planejar tudo hoje mesmo! Aprenda como, lendo o texto abaixo.

Fonte: reprodução/internet

Neste artigo, iremos abordar alguns pontos essenciais para planejar uma viagem somente com suas economias, como:

ANÚNCIO
  • A importância do planejamento financeiro;
  • Limite de gastos;
  • Destinos para escolher;
  • Melhor período para curtir o lugar escolhido;
  • Reputação das empresas;
  • Duração da viagem;
  • Seguro viagem;
  • Formas de pagamento;
  • Estratégias que ajudam a planejar uma viagem.

A importância do planejamento financeiro

Primeiramente, para aproveitar ótimos descontos em passagens aéreas, hospedagem e passeios, é fundamental ter um bom planejamento financeiro no dia a dia. Sem isso, ficará mais difícil guardar dinheiro e realizar a viagem desejada.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Então, quem possui as finanças bem organizadas – conforme os seus objetivos pessoais – têm mais chances de pagar a viagem apenas com suas economias, evitando dívidas e conseguindo parcelar em mais vezes.

ANÚNCIO

Caso queira aprender a planejar as próximas férias de modo eficiente, além de manter o orçamento dentro do planejado, é necessário organizar as suas finanças de acordo com os objetivos da viagem.

Organizando as finanças

Segundo Reinaldo Domingos, educador financeiro, a organização é a chave para conseguir garantir a viagem dos sonhos sem comprometer boa parte da renda guardada, ou acumular mais dívidas.

Por isso, anote, em algum planner ou agenda, a renda mensal da casa, além dos gastos mais habituais. Por menores que sejam, ressalta-se que toda a despesa pode fazer a diferença no final das contas.

Limite de gastos

Para conseguir um bom planejamento de viagem com a sua reserva monetária, deve-se definir, com precisão, quanto pretende gastar no local. Esse é o ponto essencial do planejamento para conseguir cumprir com todos os outros itens que apresentaremos ao longo do artigo.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Diante disso, faça as contas, verifique a quantia que você tem disponível, calcule os gastos em média que serão consumidos e veja quanto dinheiro poderá ser gasto na viagem. Com esse planejamento, o risco de gastar mais do que pode será menor.

É importante mencionar que não há uma resposta correta ou um valor correto para reservar por viagem. Tudo irá depender de cada viajante, conforme o seu orçamento e o planejamento financeiro.

Gastos diários

De acordo com o orçamento estipulado para a viagem, recomenda-se determinar um teto de gastos diários. Em uma viagem, imprevistos podem acontecer e por isso, o melhor a se fazer é saber do limite que poderá ser gasto por dia.

De maneira geral, é possível estipular um limite percentual do orçamento total, dividindo um valor para cada dia. Vale lembrar que. deve-se deixar uma parte guardada para ser utilizada em casos não previstos.

Destino para escolher

Após determinar o total que poderá ser gasto na viagem, escolha o destino que mais te agrada, conforme o seu orçamento. Veja se vale a pena fazer uma viagem internacional para ficar poucos dias ou continuar aqui no Brasil por mais dias.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Caso o destino requeira uma viagem de avião, recomenda-se comprar a passagem aérea com certa antecedência para garantir que a sua economia consiga suprir com todos os outros gastos.

Definir o lugar para passar uns dias é essencial para que você consiga escolher os passeios e programar a rotina da viagem. Assim, fica mais fácil ter uma estimativa de preços para analisar perante o orçamento.

Melhores lugares para viajar

O portal U.S News divulgou uma lista com os melhores destinos para visitar em 2021. Segundo o site, encontra-se no top 3 a Nova Zelândia, a França e a Polinésia Francesa. Para brasileiros, esses lugares podem ser um pouco caros. Entretanto, com planejamento e foco, é possível conhecê-los a médio prazo.

Por vez, o site Melhores Destinos listou mais de 20 lugares brasileiros para conhecer neste ano. Dentre os lugares no topo da lista, estão Pará, Maranhão e Tocantins. Confira outros destinos escolhidos pela empresa em seu próprio portal.

Melhor período para curtir o lugar escolhido

É normal que os brasileiros não considerem o fator clima, por exemplo, antes de viajar. Porém, em lugares fora do país, essa questão deve ser considerada, já que ela tem super influência em relação ao valor que será gasto.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

‘‘Não é porque uma passagem aérea está super barata [...] que vale a pena comprar. Imagine a Tailândia na época das monções asiáticas, que são chuvas que castigam a região?’’, relata Guilherme Tetamanti, fundador do portal “Quero Viajar Mais”.

Em épocas de alta temporada, como agosto ou período de férias, os valores das passagens e passeios, entre outros, costumam ser bem mais caros. Por isso, caso esse seja um fator relevante, leve-o em conta antes de decidir.

Meses indicados

Ressalta-se que para planejar uma viagem com as suas economias, além de conseguir bons preços, é preciso alinhar as datas que deseja ir com o lugar escolhido. Por isso, ao escolher o destino, pesquise quais são os períodos de alta temporada.

Segundo uma pesquisa feita pela Expedia, juntamente com a Airline Reporting Coporation (ARC), novembro é o período mais barato para viajantes realizarem uma viagem para fora do Brasil. Para dentro do país, o mês de maio é o melhor.

Reputação de empresas

Outro ponto importante para planejar uma viagem apenas com as suas economias é procurar saber mais a respeito das agências e empresas que você irá contratar para resolver as questões programadas.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Se possível, verifique os diferenciais da companhia, saiba se o hotel é bem avaliado, entre outros aspectos que achar importante. Recomenda-se realizar uma pesquisa minuciosa para descobrir os detalhes dos serviços contratados.

Dessa maneira, será mais fácil proteger-se de imprevistos desagradáveis durante a viagem e não ter que gastar a mais por isso. Um ditado que vale a pena ser relembrado nesses momentos: ‘‘o barato sai caro’’.

Opiniões de viajantes

Caso você conheça pessoas que já viajaram para o lugar que você escolheu, converse com eles para ter boas indicações de passeios para fazer, hospedagens em conta, restaurantes legais, entre outras dicas. É importante, também, não deixar de perguntar aquilo que é ruim ou que não vale a pena.

Entretanto, se não conhecer ninguém, existem sites e blogs que contam com depoimentos de pessoas que já visitaram diversos lugares. Indicamos aqui o portal Mochileiros , que aborda esses e outros assuntos interessantes sobre o tema.

Duração da viagem

Depois de definido o lugar e o período que irá viajar, agora é a hora de decidir o tempo de duração da viagem. Este, por vez, tem que ser baseado no destino e no dinheiro que foi estipulado para gastar.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Há pessoas que optam por realizar viagens mais curtas, porém pagando mais em atrações e programas, com pacotes diferenciados. Já outros preferem fazer viagens maiores, com menos programações e custos mais baixos.

Esta parte vai depender do seu estilo de vida e do que pretende fazer na viagem. Por isso, é essencial pensar bem para conseguir aproveitar ao máximo o lugar. De nada vale se planejar certinho para chegar no destino e não curtir, por conta do cansaço, por exemplo.

Pontos a considerar

Para viagens com mais de um local, recomendamos considerar, ao estipular os dias de viagem, o tempo de transferência de uma cidade/país para o outro. Normalmente, este é um ‘‘dia morto’’ para realizar atividades, em vista do tempo gasto para o deslocamento.

No caso de passagens aéreas compradas em promoção, deve-se ajustar as datas escolhidas em relação ao que deseja conhecer. Além disso, faça uma análise se você terá tempo para conhecer os programas escolhidos.

Seguro viagem

Para aqueles que não sabem o que é um seguro viagem, de forma resumida, é um serviço que custa no mínimo R$15 reais, feito especificamente para cobrir imprevistos durante o período de viagem, sejam elas nacionais ou internacionais.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Uma das principais coberturas deste serviço é em relação à saúde. Porém, além dessas despesas, o seguro viagem pode cobrir eventuais acontecimentos, como a perda do vôo e extravio de bagagem. Mas, será que vale a pena contratar?

De antemão, essa é uma resposta pessoal, pois caso você viaje para o exterior, com ou sem acompanhante, recomenda-se fazer um seguro desses. Por vez, em viagens nacionais, não é algo muito necessário, mas muitos optam contratá-lo.

Onde contratar

Na maior parte das vezes, as empresas que trabalham com esse tipo de serviço disponibilizam a contratação no próprio portal deles. Também são oferecidos, no momento de realizar a compra da passagem aérea, os seguros para o comprador. Dentre as principais companhias que fazem seguros de viagens, estão:

  • Assist-Card;
  • Mapfre Seguros;
  • Mondial Travel;
  • MIC Brasil;
  • Universal Assistance;
  • World Plus;

Formas de pagamento

Esse é um passo super importante para que a sua viagem saia conforme o desejado. Com as suas economias definidas, veja qual é a melhor opção para pagar os gastos, se no cartão de crédito ou à vista, por exemplo.

Aprenda como planejar uma viagem apenas com suas economias
Fonte: reprodução/internet

Em relação a utilização de cartões, deve atentar-se à questão do limite, pois o valor total da compra é estipulado por meio do limite disponível, Assim, nos meses seguintes, o uso do cartão pode ser prejudicado.

Ao realizar as contas e verificar as possibilidades de pagamento, talvez fique mais fácil saber qual é a melhor opção para usar. Talvez seja melhor investir no pagamento à vista e conseguir mais descontos.

Taxas cobradas

Caso você viaje para o exterior, ressalta-se a importância de verificar as taxas de câmbio e de saques. É possível ver isso no planejamento que irá fazer de acordo com o tópico 2, afinal esses gastos entram no limite estipulado.

Normalmente, os cartões de crédito contam com taxas elevadas se forem usadas em uma viagem internacional. Por isso, deve-se atentar a essa questão e se for necessário, contatar a instituição financeira, pedindo o valor que será cobrado nessas operações.

Estratégias que ajudam a planejar uma viagem

Atualmente, há diversas opções de ferramentas que ajudam na hora de planejar uma viagem com a sua grana. Uma delas é ter aplicativos de viagem no celular. Indicamos o app da Expedia, que envia lembretes de passagens, além de permitir comprar através de um cartão de crédito cadastrado.

Ademais, realizar o cadastro em programas de fidelidade pode ser um bom jeito de economizar. Viajar é algo memorável e deve ser planejado com antecedência para sair conforme as expectativas.

Referências

app da Expedia

Segundo uma pesquisa feita pela Expedia - Qual o melhor dia para comprar passagens aéreas? | Expedia.com.br

próprio portal - Melhores destinos do Brasil para viajar em 2021! É hora de relaxar!

portal Mochileiros - Mochileiros.com - Ajuda mútua entre viajantes!