10 dicas para aproveitar melhor o cartão de crédito

Um cartão de crédito traz múltiplos benefícios para vida do seu usuário, possibilidade de fazer grandes compras parceladas, programas de fidelidade e promoções com lojas parceiras, são algumas das vantagens deste pequeno pedaço de plástico.

ANÚNCIO

Contudo, ao mesmo tempo que um cartão traz grandes vantagens ele também pode atrapalhar e muito a vida financeira de uma pessoa que não se planeja. Assim, será que você está realmente aproveitando seu cartão de crédito ou só acumulando dívidas? É importante ficar atento ao uso para aproveitá-lo da melhor forma possível.

Foto: (reprodução/internet)

1. Registre todas as dívidas

O mal planejamento das compras realizadas com o cartão de crédito faz com que você não perceba o quanto está gastando e, assim, acumule dívidas que talvez não consiga pagar futuramente. Com isso, é importante que você anote suas despesas com o cartão. É imprescindível que você saiba com o que está gastando o crédito do seu cartão, assim você terá uma base dos gastos e do quanto terá de tirar da sua renda mensal para pagar a fatura do mês seguinte.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

Essa medida te ajudará a economizar, controlar o consumo excessivo e pagar o valor total da fatura. E, hoje em dia, para te ajudar a se organizar financeiramente existem aplicativos de finanças pessoais que te auxiliam na hora de organizar seu dinheiro. Mas, caso não queira recorrer a um aplicativo, você pode fazer uma planilha no Excel ou no próprio papel, o importante aqui é você saber para onde foi cada centavo do seu dinheiro.

Outra alternativa é você conferir frequentemente seu extrato do cartão, lá consta todos os seus débitos e créditos, então torne o extrato como uma lista de gastos onde você pode avaliar em que está gastando o seu dinheiro, e se serão necessárias mudanças.

ANÚNCIO

2. Planejamento financeiro

Ainda seguindo a linha de anotações, ter um planejamento financeiro vai te auxiliar no controle dos gastos e a identificar o que pode ser feito para melhorar sua vida economicamente. Realizar um planejamento é se organizar para lidar com o seu dinheiro.

Foto: (reprodução/internet)

Definir metas, traçar uma estratégia e gerar retornos do seu processo são 3 passos fundamentais que envolvem um planejamento. Assim, a partir das informações precisas de acordo com seus hábitos de consumo, será possível que você já esteja preparado caso ocorra algum imprevisto financeiro.

Além disso, a partir desse processo, você sempre estará analisando o que deu certo e o que deu errado nas suas finanças, assim fica mais claro quais ajustes fazer para alcançar seus objetivos financeiros. Portanto, é importante que você faça um planejamento financeiro antes de utilizar seu cartão de crédito, pois assim você terá um controle econômico e saberá quanto pode gastar do seu orçamento a cada mês.

3. Evite atrasar o pagamento da fatura

Aqui é onde o seu planejamento financeiro irá desempenhar um papel fundamental! Por não termos o controle do que está sendo gasto, muitas vezes somos pegos de surpresa quando chega a fatura do cartão, fazendo que atrase a conta e seja cobrado juros altíssimos.

Foto: (reprodução/internet)

A regra mais importante ao ter um cartão de crédito é jamais deixar uma conta atrasar ou optar por só pagar o mínimo da fatura. Esses dois fatores acarretam em juros tão altos que podem chegar a dobrar o valor da dívida. Os juros pelo atraso da conta são os mais conhecidos pelas pessoas no geral, porém o que normalmente é desconhecido, é que caso você pague só uma parte da sua e ainda deixa uma parte devedora, esse valor é parcelado automaticamente.

Nesse parcelamento automático é cobrado os juros mais altos do cartão, consumindo assim grande parte do seu limite, dependendo do valor da dívida. Portanto, para evitar essa dor de cabeça, gaste no seu cartão somente aquilo que consegue pagar.

4. Avalie a necessidade de múltiplos cartões

Será que realmente é necessário ter vários cartões de crédito? Às vezes, na pressa em comprar um produto ou até para pagar outra conta, contratamos diversos serviços de crédito, isso só colabora para que você se atrapalhe ainda mais com suas contas.

Foto: (reprodução/internet)

O recomendado é que você tenha até 3 cartões, mais do que isso é simples consumismo, além de que quem normalmente possui vários não consegue gerenciar direito suas despesas, pois além de ter de arcar com a fatura ainda tem o gasto adicional com anuidades.

Outra dica importante é ter 1 cartão de crédito titular na família, pois assim os cartões de terceiros acumularão pontos de maneira comum, sendo mais fácil conquistar promoções e descontos da operadora. O único ponto importante é ficar de olho na impulsividade na hora de comprar.

5. Tenha um limite que não ultrapasse seu orçamento

Para te ajudar a aproveitar melhor seu cartão de crédito é bom estabelecer um bom limite de crédito, assim você ainda garante um controle de gastos. Então quando for delimitar um limite tente não extrapolar.

Foto: (reprodução/internet)

Caso você tenha mais de um cartão, a soma dos limites de todos eles não deve ultrapassar a 50% da sua renda líquida. A maior parte das pessoas que ficam endividadas com cartão, chegam a essa situação pois possuem um limite muito maior do que podem pagar.

Em caso de cartões dependentes, é bom por um limite que esteja de acordo com o que você pode pagar, isso pode ser até uma forma para você dar uma mesada. Dessa forma você controla os gastos e ainda confere o que seu filho gastou.

6. Negocie a anuidade

A anuidade é uma taxa paga pela disponibilidade do serviço do seu cartão de crédito, esse valor pode ser a partir de R$200 e ultrapassar a mais de R$1000 por ano. Assim, alguns bancos oferecem formas de desconto ou isenção dessa taxa para seus clientes.

10 dicas para aproveitar melhor o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/internet)

Os bancos digitais começaram com essa nova onda de cartões sem anuidade, e agora buscando atrair cada vez mais clientes, os bancos físicos começaram a  adotar a medida, sendo uma oferta que você deve realmente aproveitar. Entretanto, caso você esteja para contratar um cartão que oferece grandes vantagens, nesse caso, talvez seja mais vantajoso pagar a taxa de anuidade.

Contudo, não desista de entrar em contato com a instituição financeira e tentar negociar o valor dessa taxa. Outra taxa que costuma ser bastante elevada ao ser cobrada, é a taxa de saque com o cartão de crédito. Então, sempre que possível, evite recorrer a esse recurso, utilizando apenas em grande necessidade.

7. Aproveite todos os benefícios e vantagens

Grande parte dos cartões de crédito oferecem uma série de vantagens aos seus clientes, e que acabam sendo perdidos pela falta de seu conhecimento. Não utilizar esses serviços é um desperdício de dinheiro.

Foto: (reprodução/internet)

Busque se informar sobre os programas de vantagens e fidelidade que a empresa de crédito do seu cartão oferece. Muitos contam com descontos em produtos em lojas parceiras, descontos em combustível, seguro de vida e viagem. Além destes, há cartões que oferecem 50% de desconto em cinemas, espetáculos e jogos de futebol, e ainda há o sistema de milhagem.

Este funciona da seguinte forma, você realiza compras no crédito com o cartão, e assim acumula pontos para usar em companhias aéreas parceiras para trocar em passagens, hospedagens e afins. Assim, é bom ficar atento às vantagens que seu cartão oferece, esse serviço pode ser um ótimo meio para fazer uma economia em compras e garantir pontos para viajar.

8. De olho nas compras

O cartão de crédito é como se fosse um empréstimo, você estará pegando um dinheiro que não tem aquele para pagar depois, assim, cuidado para não passar da medida. Um forma de evitar isso, é colocar anotações para que vai ser usado o cartão naquele mês.

Foto: (reprodução/internet)

Se você tiver cuidado com as coisas que compra com seu cartão, não terá de se preocupar com dívidas que não vai conseguir pagar e, assim, o usará com mais tranquilidade. Ao colocar um objetivo para o crédito do cartão, você pensará duas vezes antes de usá-lo para qualquer outra coisa.

Uma boa oportunidade de realizar compras no cartão é após o fechamento da fatura, pois assim, você terá até 40 dias para pagar a compra realizada. Assim, busque saber qual a data que a operadora fecha sua conta, ela geralmente acontece entre 5 e 10 dias antes do vencimento da fatura.

9. Evite pagar contas de água, luz e telefone no cartão

Pagar uma conta de luz ou água parece uma boa opção quando não se tem como pagar aquele mês, mas saiba que algumas taxas de serviço podem ser cobradas para a realização desse serviço.

Foto: (reprodução/internet)

Apesar da facilidade em realizar esse tipo de operação, pagar uma conta de luz, água, telefone ou até mesmo da concessionária no cartão de crédito, a administradora do cartão geralmente cobra uma tarifa específica para realizar esse serviço.

Assim, se deseja realizar esse tipo de ação, busque se informar sobre o valor que a sua operadora irá cobrar por esse serviço e analise se realmente vale a pena gastar a mais para ter essa vantagem naquele momento.

10. Evite contratar cartões de crédito de lojas

É comum entrarmos numa loja e já sermos abordados por uma vendedora querendo vender o cartão da loja, oferecendo inúmeras vantagens. É bom ficar de olho nessas situações, pois grande parte dos juros e taxas cobradas acabam cobrindo essas vantagens.

cartão de loja
Foto: (reprodução/internet)

Essa é uma armadilha que as lojas varejistas utilizam para incentivar o consumo desnecessário dos usuários do cartão e ainda fidelizar os clientes à loja. Apesar de parecer tentador, tome cuidado e analise bem se é bom ter um cartão da loja ou de um banco diretamente.

Apesar dos benefícios existentes nas compras com esses cartões, vários deles só possibilitam o pagamento da fatura na loja física, assim você vai até a loja para pagar uma conta e acaba saindo com mais sacolas.

Aproveite seu cartão

Com essas dicas espero que agora fique mais fácil aproveitar seu cartão de crédito sem se endividar, realize seu planejamento financeiro e procure anotar todos os gastos para assim não ter uma surpresa na hora que a fatura chegar e não esqueça de conferir as promoções e programas de fidelidade que a sua operadora de crédito oferece.

Referências

aplicativos de finanças pessoais - 4 Melhores apps de finanças pessoais para 2020