Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito

As fintechs estão dominando o mercado já tem um tempo, né? Hoje viemos falar da Empresta Bem Melhor, uma empresa que oferece serviços financeiros de forma online. O produto que é mais popular é o empréstimo consignado. Essas modalidades de crédito são bastante conhecidas e iremos falar todos os detalhes sobre o assunto. 

ANÚNCIO

Além disso, você vai ver como simular o crédito e também daremos o passo a passo para fazer a solicitação. Claro que tudo isso vai depender da avaliação da empresa e das condições. Afinal, não vale a pena sair pedindo empréstimo na primeira instituição. Inclusive, é válido verificar a confiabilidade da instituição. 

Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/Internet)

O que vai encontrar por aqui?

ANÚNCIO
  • Quais empréstimo estão disponíveis;
  • Qual a diferença entre eles;
  • Como simular e solicitar;
  • Taxas de juros.

O que a Empresa faz?

A Empresta é uma instituição financeira que trabalha com soluções de crédito. Ou seja, empresas e pessoas físicas contratam seus serviços para obter algum tipo de dinheiro, seja através de financiamento ou empréstimo. De acordo com a Empresta, as maiores seguradoras e os maiores bancos são envolvidos nas negociações. 

Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/Internet)

Além de atuar online, a empresa também conta com lojas físicas. Atualmente, são mais de 90 lojas, incluindo a sede em Belo Horizonte, Minas Gerais. Ainda, possui uma central de relacionamento para atender demandas de cidades que não podem contar com alguma unidade.

ANÚNCIO

Por se tratar de uma empresa que atua há algum tempo, a Empresta possui conquistas que podem atrair o público. Conta com mais de 1 milhão de consumidores que utilizam seus serviços, equipe com mais 700 colaboradores. Um detalhe interessante é que oferece plataforma omnichannel própria. Isso facilita o acesso aos serviços.

Quais são os serviços oferecidos

Por se tratar de uma empresa que trabalha com soluções de crédito, oferece produtos financeiros. Entre eles estão empréstimo consignado, cartão consignado, refinanciamento, empréstimo pessoal, portabilidade, antecipação do saque FGTS e saque do cartão. Embora tenha todas essas opções, os empréstimos são os mais procurados. 

O refinanciamento, por exemplo, é para aquelas pessoas que já solicitaram um empréstimo e precisam de mais dinheiro. Outra finalidade é a tentativa de reduzir as taxas de juros. Pode ser que o cliente esteja com dificuldades de quitar as parcelas devido os percentuais. A vantagem é que o pedido pode ser feito ainda que esteja com margem negativa. 

O valor das parcelas não fica maior e a instituição pode aprovar sem consultar o SPC e Serasa. A condição imposta é que o empréstimo tenha sido pago no mínimo 15% a 30%. Afinal, isso mostra que o cliente tem compromisso em quitar o débito. O processo pode ser concluído em até 5 dias. A empresa não informa se são dias úteis ou corridos. 

Empréstimo consignado x empréstimo pessoal 

O empréstimo consignado é aquele tipo de serviço mais seleto. Isso porque não é voltado para todos os tipos de pessoas, mas apenas para funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS. O grande diferencial do consignado é que as taxas são significativamente menores e a quantidade de parcelas também. 

Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/Internet)

O que também chama a atenção é o fato das parcelas serem descontadas diretamente da folha de pagamento ou do benefício da previdência. Isso ajuda a não ficar com o temido nome sujo, bem como evitar o parcelamento exagerado. Então, considere que esse serviço pode ser a melhor opção dentre as modalidades de empréstimo.

Já o empréstimo pessoal é crédito comum oferecido pelos bancos e outras instituições financeiras. O nome “pessoal” não é à toa, já que o dinheiro normalmente é destinado para despesas imediatas. Podemos dizer que a maior desvantagem é que os juros são mais altos quando comparados com o consignado. 

Margem consignável 

Antes de avançar para os próximos tópicos, é válido informar que saber sobre margem consignável é fundamental para solicitar o empréstimo. Afinal, pode ser que algumas instituições financeiras não ajam de boa fé. Mas afinal, o que a tal da margem consignável? É o limite da renda que pode ser comprometida durante a contratação do empréstimo. 

Ter noção do dinheiro disponível é muito importante ao contratar qualquer serviço financeiro. Principalmente se o objetivo é encontrar as condições que melhor se encaixam no seu bolso. A margem consignável é a mesma para todos que podem ter acesso a esse empréstimo. O limite é de 35%, tendo sido fixado por lei. 

Esses 35% precisam ser distribuídos também conforme a lei determinou. A forma correta é de até 30% do benefício ou salário pode ser comprometido para a quitação do empréstimo consignado. No caso de cartão de crédito consignado, o percentual é de 5% do benefício ou salário. Ou seja, nenhum banco pode debitar mais do que isso para o pagamento.

Quando vale a pena fazer o empréstimo consignado

Com tudo que falamos aqui, dá a entender que o empréstimo consignado será a melhor opção na maioria das vezes, né? Mas na verdade isso vai depender das condições ofertadas por cada empresa. A realidade do consumidor também irá influenciar na hora de decidir a qual serviço recorrer. 

Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/Internet)

A taxa de juros e o parcelamento não são as únicas vantagens, inclusive vamos dar mais detalhes nos próximos tópicos. Em alguns empréstimos, o consumidor precisa comprovar que o dinheiro será destinado para uma finalidade específica. No caso do consignado, isso não acontece. A destinação é livre, ou seja, o cliente pode fazer o que quiser com o dinheiro. 

Podemos citar algumas situações como reformar ou redecorar a casa, fazer uma viagem, pagar contas e dívidas pendentes, entre outras coisas. No caso da Empresta, o solicitante ainda tem a chance de pedir refinanciamento caso entenda que o crédito liberado tenha sido pouco. O bom é que as parcelas são fixas, independente da instituição financeira.

Como funciona o processo de averbação

Outra dúvida que  muita gente tem é como funciona o processo de averbação e aprovação do empréstimo consignado. Existem três fases, que são simples e rápidas. A primeira delas é a reserva do benefício ou salário para o banco, lembrando que a parcela é descontada dessa forma. Em seguida, vem a reserva da margem consignável e depois o contrato. 

Após concluída a averbação, tanto o cliente como a empresa vão estar aptos para ter o valor descontado direto na folha de pagamento ou do benefício. O INSS também é envolvido durante o procedimento, afinal precisa saber qual valor deve encaminhar para o banco e por quantos meses. Lembrando que o pedido de empréstimo passa pelo INSS. 

Para cada classe de pessoas, funcionários públicos, aposentados e pensionistas, existe um órgão responsável pelo processo de averbação. No caso dos pensionistas e aposentados do INSS, o Dataprev realiza a intermediação. Já os servidores federais contam com o Siape e os estaduais e municipais contam com o Departamento de Recursos Humanos. 

Como simular o empréstimo 

A primeira coisa a ser feita para começar a simulação do empréstimo é escolher a modalidade. Se deseja o consignado, o procedimento é diferente (vamos falar no próximo tópico). A modalidade pessoal possibilita a simulação convencional, através do site da Empresta e se dirigir à opção “Empréstimo Pessoal”. 

Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/Internet)

Ao carregar a página, você irá se deparar com uma ficha para a simulação do empréstimo pessoal. O site pede dados como nome completo, CPF, telefone, CEP e e-mail. Além disso, precisa informar qual o valor que deseja solicitar e se é beneficiário do INSS. Após concordar com as políticas de privacidade, a Empresta irá buscar as condições.

Acreditamos que a proposta será enviada mediante e-mail ou a empresa irá entrar em contato pelo telefone cadastrado. Caso a proposta seja interessante, o cliente tem a opção de aceitar ou não. A instituição também tem unidades presenciais, então até o pedido de simulação pode ser feito presencialmente. 

Como contratar

Através do link que disponibilizamos no tópico anterior, é possível ter acesso à página principal. Se desejar contratar o empréstimo consignado, basta clicar no campo “Empréstimo Consignado”. Em seguida, será encaminhado para uma nova página onde tem o campo “Quero um empréstimo”. 

Ao clicar neste campo, irá abrir uma ficha para informar os dados pessoais. Assim como no anterior, a página pede nome completo, CPF, telefone, CEP, e-mail e quanto precisa de crédito. Feito isso, o pedido será avaliado e a empresa irá entrar em contato pelo e-mail ou telefone. No decorrer do processo, a empresa pode pedir comprovante de residência

Dados da conta corrente, endereço completo e foto ou cópia de documento pessoal também podem ser solicitados. Para ter uma breve noção, quando entramos na página da Empresta, foi possível ver que existem alguns empréstimos disponíveis junto do Itaú, Banco Pan e Bradesco. O valor ofertado é de R$ 1.500 com 84 parcelas de R$ 34,83. 

Taxas e juros

Quando o assunto é taxas de juros, é difícil dar uma precisão pois vai depender de cada pedido individual. A empresa avalia diversos fatores para fixar os percentuais, entre eles a reputação financeira do solicitante. Mas já te adiantamos que no caso do empréstimo consignado a taxa de juros máxima que pode ser cobrada é de 1,80% ao mês, com parcelas de até 84 vezes.

Empresta Bem Melhor - Aprenda como solicitar o cartão de crédito
Fonte: (Reprodução/Internet)

Já o empréstimo pessoal tem taxa de juros máxima de 6,10%, isso de acordo com dados do Banco Central. Como pode notar, as taxas são bem maiores que a do empréstimo consignado. Então, já fique de olho se alguma instituição cobrar percentuais superiores que o estipulado pela autoridade monetária.

Fique atento se quiser solicitar mais de um empréstimo consignado. A margem consignável não pode passar de 30% do salário ou benefício. Sem contar que existe um limite de contratos simultâneos, atualmente são 9 no caso de convênios do INSS. Se for servidor federal, não existe limite. Já para os servidores municipais e estaduais, o limite pode variar.  

Confiabilidade da Empresta

No Reclame Aqui, a Empresta tem uma boa pontuação com nota 9.0. De 83 reclamações feitas, a empresa respondeu todas elas. A maioria das reclamações nem foram sobre empréstimo, mas sim sobre antecipação do FGTS.

Central de atendimento

A Empresta não disponibiliza um número para central de atendimento, o que pode ser feito é cadastrar o e-mail na própria página da empresa e esperar que mandem mensagem. Ou buscar atendimento presencialmente em uma das unidades da empresa. 

Os endereços também estão no site. A sede da Empresta fica em Belo Horizonte, Minas Gerais, na Avenida Afonso Pena, n 1005 loja 02. Funciona de segunda à sexta, sábado e domingo as lojas não abrem.