O uso do cartão de crédito no exterior já é um hábito comum para muitos brasileiros. A segurança que essa forma de pagamento tem é única e faz com que muita gente deixe o dinheiro em espécie de lado.
Mas, você sabe como lidar em caso de perda do cartão ou sabe qual é o melhor tipo de cartão de crédito para levar em viagens estrangeiras? Marcelo Ávila é um especialista que responde essas e outras perguntas.
Nesse tipo de evento é preciso tomar algumas precauções pois, apesar o cartão de crédito ser um dos meios mais seguros, ele ainda pode sofrer com clonagens e outros prejuízos que podem acarretar em prejuízos financeiros.
Confira dicas do diretor comercial para realizar compras com um cartão de crédito em uma viagem ao exterior.
Escolha o melhor tipo de cartão de crédito
O cartão embora seja de crédito, ainda dá abertura para outras opções como o cartão pré-pago, o cartão consignado e entre outros. Diferente dos cartões tradicionais que oferecem o limite antes do pagamento, esses outros exigem pagamento antecipado e segundo o especialista essa é a melhor opção.
Para Marcelo Ávila, diretor comercial da NeoCâmbio, atualmente a melhor opção de cartões para viagens é o cartão pré-pago. Ele explica que quando o assunto são as viagens internacionais, esse cartão possibilita o melhor controle financeiro.
Isso porque o cartão pré-pago funciona exatamente como um plano de celular pré-pago. O cliente só poderá usar o limite que ele colocou no cartão e não há limites extras para usar. Assim, ele usa apenas o que tem disponível no cartão.
Confira a habilitação internacional do cartão
Outro detalhe importantíssimo é ficar de olho se o seu cartão tem a função internacional já que os mais antigos não têm. Mesmo que tenha, a dica é ligar na sua operadora e pedir a ativação para essa função.
Para quem tem um cartão digital, dá para fazer isso pelo aplicativo do celular também. Para o especialista, o cartão de crédito é uma forma prática de pagar as contas até mesmo no exterior.
Mas, para ele é preciso ter dinheiro em espécie também. Sobre esse assunto, qual é a melhor forma de comprar câmbio para economizar você pode conferir no tópico abaixo.
Leve dinheiro para o exterior
A recomendação, nesse caso, é ficar de olho no câmbio e comprar aos poucos especialmente, se for o dólar americano, que oscila muito em várias épocas do ano.
O especialista diz que para economizar e fazer um bom negócio com a moeda estrangeira, o ideal é comprar ao invés de comprar todo o montante de uma vez e sim um pouco a cada mês.
Leia também: Banco Itaú permite compra de moeda estrangeira por aplicativo.
Confira no vídeo como economizar na compra de dólar
Confira também no vídeo abaixo qual é a melhor forma de comprar dólar ou euro economizando.
Diversifique os pagamentos para economizar
Ainda considerando o cartão de crédito utilizado também com o dinheiro em espécie, o especialista fala que isso é vantajoso para ter descontos.
“Dessa maneira, o turista vai poder comprar alguns produtos com desconto para pagamento à vista. E aí, ele pode dividir no cartão o que não tiver desconto”.
Para ele, a união do cartão com o dinheiro em papel é uma forma de ter uma viagem segura já que em muitos casos, o cartão pode falhar, por exemplo, ou então o dinheiro pode ser perdido.
Perda do cartão na viagem
Por fim, a última dica é para quem perde o cartão de crédito em outro país. A recomendação é a mesma de sempre: cancele o mais rápido possível. Toda operadora tem canais de atendimento para quem está no exterior, seja no telefone ou na internet.