Muito tem se falado sobre a retomada de confiança no Brasil para novos investimentos. No entanto, falando de economia em uma perspectiva global, o cenário esfriou. Neste semana, foi evidenciado que uma marca muito famosa está prestes a declarar falência: a Forever 21.
Conhecida mundialmente por sua moda e, principalmente, por seus preços bem em conta, a companhia aparenta estar com seus dias contados no mercado. Atualmente, a F21 está vivendo um período de reestruturação para tentar a retomada, mas, a expectativa não está muito boa.
Alguns dos possíveis motivos para esse cenário, é a questão do desenvolvimento digital deficitário da empresa, lojas com um tamanho maior que o necessário gerando gastos maiores e alguns processos respondidos e muitos deles envolvem inclusive artistas famosos.
Leia Também: Descubra como enviar currículo para rede de mercados Pingo Doce
Forever 21 deve entrar com um pedido de falência
Por conta da maneira como as coisas estão se desenvolvendo na economia atualmente, muito se fala sobre falência. Porém, apesar de ser uma palavra muito utilizada, é preciso saber melhor do que o termo quer falar exatamente.
No Manual de Direito Comercial e de Empresa, encontramos uma definição bem interessante. Quem se encarregou da descrição foi o Professor Ricardo Negrão e nós queremos te dar uma explicação baseada na fala dele. Negrão diz que:
“Falência é um processo de execução coletiva, no qual todo o patrimônio de um empresário declarado falido – pessoa física ou jurídica – é arrecadado, visando pagamento da universalidade de seus credores, de forma completa ou proporcional.”
Ou seja, quando uma empresa entra nestas condições, todo o capital restante, seja de imóveis ou produtos, são revertidos para o pagamento das dívidas acumuladas. Então, após isso, é oficialmente decretada a falência.
Felizmente, a Forever 21 ainda não chegou neste nível. Mas, com o desenrolar dos fatos, este é o provável fim que a varejista terá. De acordo com informações recentes, a rede já está preparando um pedido judicial de falência.
Tamanho da dívida é desconhecido
Além disso, estão sendo estabelecidas conversas para que aconteçam financiamentos adicionais. Toda essa movimentação está acontecendo em conjunto com uma equipe de assessores, visando a reestruturação das dívidas.
Na questão das tentativas de financiamento, o processo ainda está um pouco travado. Afinal, não é qualquer instituição que quer entrar em uma negociação com uma empresa que já dá fortes indícios de que irá quebrar. A informação é da agência Bloomberg de notícias.
Como a Forever não possui capital aberto, o tamanho do débito acumulado é desconhecido. No entanto, de acordo com alguns especialistas, existe uma estimativa de que a queda nas vendas no ano passado foi de 20 a 25%.
Fora essa questão da redução nas vendas, a Forever 21 também está enfrentando problemas de liquidez. Isto significa que enquanto as vendas caem, o quantitativo produzido está em um nível muito maior, gerando dificuldades no estoque.
A melhor alternativa é o pedido de falência
De todas as atitudes que a companhia pode tomar no momento, a melhor e mais sábia realmente é declarar legalmente que não tem mais condições de continuar. Porém, a norte-americana do setor têxtil não descarta a possibilidade de acabar fazendo um acordo de última hora.
No caso de o pedido ser aceito pela justiça, isso ajudaria a rede se desfazer das lojas que já não são mais rentáveis. Além disso, seria possível conseguir recapitalizar os negócios. Com as manobras da empresa, um segmento que acabaria sendo prejudicado é o de shopping centers.
Atualmente, a Forever 21 possui inúmeras lojas espalhadas pelos shoppings dos Estados Unidos. No caso de haver o fechamento das unidades, isso representaria a perda de um dos inquilinos mais importantes. A recuperação com a saída não seria nada fácil, uma vez que várias lojas estão deixando de atuar de forma física e migrando para o digital.
Pedido de recuperação estava sendo evitado
Se tem algo que o fundador Do Won Chang não estava querendo fazer era o pedido de recuperação judicial. Inclusive, há um tempo, o coreano chegou a realizar um empréstimo na tentativa de cobrir os prejuízo em alternativa à compra de novas mercadorias.
No entanto, parece que o plano não funcionou muito bem e a companhia decidiu contratar a equipe do Latham & Watkins para auxiliar no processo. A contratação foi bastante assertiva, pois no momento o Latham & Watkins é o escritório de advocacia que possui a segunda maior bilheteria do mundo.
Paralelamente, um outro contrato foi fechado com a empresa Alvarez & Marsal. Eles são conhecidos por seus serviços de qualidade prestados no segmento de gestão de recuperação. Fora isso, a equipe também atua na melhoria de desempenho, já tendo auxiliado grandes empresas como a Target, por exemplo.
Por que a receita diminuiu na Forever 21?
Quando a informação de que a empresa norte-americana estava vivendo este mal momento financeiro, muitos começaram a se perguntar o porquê. Afinal, durante muitos anos a preferência de loja de roupas foi da Forever 21.
Um dos grandes diferenciais é o preço: peças bonitas, estilosas, com uma qualidade razoável e acessíveis. Porém, parece que o gosto do grande público da rede mudou e a companhia não conseguiu acompanhar as novas tendências de moda.
Além disso, os famosos preços baixos, passaram a ser uma verdadeira pedra de tropeço. Com a baixa nas vendas, o que se especula é que a entrada de receita obtida não conseguiu suprir todas as necessidades da rede.