Nesta semana, a Nubank anunciou que estava disponibilizando a função de débito de seu cartão para todos os clientes. A novidade animou bastante os usuários, afinal, era tudo o que faltava no serviço oferecido pela fintech.
Porém, com a nova alternativa de uso do cartão, surge uma dúvida: qual das duas funções é melhor usar? Débito ou crédito? A resposta para essa pergunta pode trazer muitos benefícios e mais organização nas finanças.
O roxinho já é bastante conhecido e muito utilizado na função crédito, com a possibilidade de utilização do débito, os clientes ganham mais liberdade para gerir o seu dinheiro, com a ajuda do aplicativo que ajuda a ter o controle dos gastos.
Leia Também: Nubank - Conheça o banco que fez história na internet - Nubank vs Inter: qual cartão de crédito tem mais vantagens?
O funcionamento do cartão de crédito
Antes de tudo, é importante entender como acontece a operação em um cartão de crédito. Na verdade, este é um nome mais leve para “empréstimo”. Isso mesmo, você não entendeu errado. No momento de qualquer compra no crédito você está fazendo um empréstimo.
Afinal, o pagamento daquele produto ou serviço só é feito no mês seguinte. Caso você pague a fatura em dia, pode ser uma boa alternativa, pois os juros não serão cobrados. Porém, é preciso tomar muito cuidado.
O uso do cartão de crédito pode acabar saindo do controle e quando a fatura chegar, o susto vai ser grande. No entanto, um diferencial do Nubank é justamente a possibilidade de acompanhar e gerenciar todos os gastos através do aplicativo e atendimento online.
Dinheiro de verdade no débito
Logo após o lançamento do cartão de crédito, a Nubank lançou também a famosa NuConta, que funciona como uma conta corrente. O principal diferencial dessa opção, é que o seu dinheiro rende a 100% do CDI.
Portanto, o funcionamento do cartão na modalidade débito, vai descontar o dinheiro diretamente da sua NuConta. Ou seja, se você tiver dinheiro, ótimo. Caso não tenha, paciência. Isso evita o acúmulo das indesejadas dívidas que o cartão de crédito pode acabar atraindo.
Ambas as opções possuem vantagens
As duas modalidades possuem pontos negativos e positivos. Porém, existem situações em que uma forma de pagamento pode ser melhor que outra. Os especialistas em finanças fazem algumas considerações a respeito do assunto.
Por exemplo, nas compras do dia a dia, é preferível que você opte pelo débito. Afinal, o controle pode ser maior. Olhando de outra perspectiva, fazer todas as compras no crédito pode ser uma boa opção para quem é assinante do Nubank Rewards. O programa de pontos da Nubank acabará rendendo bons descontos e benefícios.
Um outro caso em que o crédito pode ser uma boa opção é quando você precisa comprar algo com um valor muito alto. O parcelamento pode ajudar a não ter que gastar muito de uma só vez.
Logo, pode-se concluir que o ideal é ter bastante equilíbrio entre o uso das duas modalidades. Mas, independente da forma que você preferir utilizar os serviços da Nubank, uma coisa é fato: a fintech é especialista em tornar a sua vida financeira menos complicada.