Saiba como fazer simulação de compra de veículo online – as 6 melhores plataformas

Ao estudar as possibilidades de financiar um automóvel, você sabe qual é a etapa mais importante de todas? Muita gente pensa que é encontrar o carro ideal ou o banco parceiro. Isso tudo importa, mas a simulação tem um papel fundamental do ponto de vista financeiro. 

ANÚNCIO

O motivo é muito simples: você precisa ter certeza que fazer aquela conta, com aquele crédito, vai ser possível para você, sem que entre em dívidas. Afinal, a ideia é realizar um sonho, mas sem ter que criar um pesadelo para isso, certo? Saiba mais sobre as plataformas de simulação.

Foto: (reprodução/internet)

A simulação de compra de veículos

As simulações de compra de carros, geralmente, são usadas para os contratos mais longos de crédito, como é o caso do financiamento. Isso porque raramente se faz uma simulação de uma compra à vista, que já se sabe o valor que será pago no bem.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

No financiamento, como temos um contrato de crédito longo e com taxas de juros, muitas condições e informações podem variar. Por isso, esse tipo de simulação se faz necessária. É nela que a pessoa interessada fica sabendo sobre as reais condições do empréstimo.

Sendo assim, na maioria das vezes, de forma gratuita e online, dá para ficar sabendo sobre o valor da parcela mensal, o valor da taxa de juros mensal e anual, se há tarifas ou impostos, o prazo final de pagamento, o valor que será financiado e muito mais. 

ANÚNCIO

As condições de cada financiamento

Antes de falarmos sobre como e onde fazer esse tipo de simulação é muito importante que você considere que cada banco, cada financeira, cada concessionária e cada instituição tem suas regras e seus valores para esse tipo de empréstimo que é feito na compra de carros.

Foto: (reprodução/internet)

Portanto, aqui entra uma nova importância para fazer simulações online. Afinal, assim você fica sabendo se vai precisar dar algum valor de entrada ou se o preço pago no final será maior em um banco do em outro. Afinal, quanto maior a taxa de juros, maior o valor pago também.

Atualmente, todos os grandes bancos permitem financiamento de automóveis. E, como vamos ver abaixo, eles também possuem plataformas gratuitas para simular o crédito, como no internet banking e no app. Mas, eles também possuem outras plataformas. Entenda. 

6 - O iCarros

Uma das principais plataformas de simulação de financiamento é o do iCarros. Basicamente, você só precisa informar 4 dados para simular a sua condição, sendo: o valor do carro, o ano de fabricação, o seu CPF e o seu endereço de e-mail.

Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, antes de gerar o resultado, que é enviado pelo e-mail, a pessoa precisa fazer um breve cadastro. Um diferencial é que o iCarros também possibilita uma espécie de ofertas de financiamentos a partir de modelos de carros. Ou dá para pesquisar por marcas também. 

O que pouca gente sabe, no entanto, é que o iCarros foi comprado recentemente pelo banco Itaú, sendo assim, o que não é de se espantar, as informações acabam sendo recomendadas e indicadas pelo banco. De todo modo, é uma boa plataforma para simular. 

5 - A Mobiauto

A Mobiauto tem se tornado outra grande referência do setor. Isso porque é uma plataforma de tecnologia do setor de automóveis que tem o intuito de promover uma relação de venda e compra de automóveis no país. Assim, é um site para compra e venda de novos e usados.

Foto: (reprodução/internet)

Até aqui não se sabe se há um grande banco por trás e se há, ainda não sabemos. O fato é que na página deles dá para fazer uma simulação de compra de carros através do financiamento através de 3 dados, sendo: ano do carro, nome completo e o e-mail.

Ou seja, como o iCarros, o site exige uma espécie de cadastro inicial para continuar dando informações sobre esses contratos. Por outro lado, também tem uma página inicial muito instrutiva com várias informações importantes para o consumidor, como sobre o crédito.

Assim, revela que o financiamento de carros acontece através da simulação, da análise de prazos e parcelas, além da escolha do veículo e do pedido oficial à instituição financeira. Tem ainda notícias sobre o setor automotivo.

4 - A Webmotors

Outra grande referência na internet é a Webmotors. E logo que o banco Santander viu isso, correu lá e comprou o site todo. Ou seja, é uma plataforma que está totalmente ligada ao banco hoje em dia. Ainda assim, é muito fácil de usar e simples. 

Foto: (reprodução/internet)

Na página inicial, há perguntas que são dúvidas frequentes das pessoas, como “por que financiar”, “como funciona o financiamento”, etc. Já na hora de simular, as perguntas são intuitivas e envolvem questões como “já sabe qual veículo você vai comprar”?

E a partir disso dá para simular valores e condições. Como os outros sites acima, esse também exige um cadastro inicial, que envolve nome completo, endereço de e-mail, telefone celular ou fixo, data de nascimento do interessado e o número do CPF também. 

3 - A Konkero

A Konkero é uma plataforma de comparação de créditos e o que impressiona é que ela ainda não foi comprada por grandes instituições. No entanto, tem uma página bem bacana e interessante com uma calculadora de financiamento de carro gratuita. 

Foto: (reprodução/internet)

Assim, o interessado pode inserir o valor do veículo que quer financiar, o valor que pretende dar de entrada, a taxa de juros anunciada pelo banco ou pelo mercado, além do prazo do financiamento em meses. E depois ainda traz dicas sobre esse tipo de contrato.

O mais interessante de tudo, porém, é que não exige cadastro. Sendo que ao clicar em “simular”, você pode ter acesso a respostas rápidas, como “valor total” e “valor da parcela”. 

2 – A Educando seu Bolso

Outra plataforma que ainda é independente de bancos e que faz um bom trabalho para ajudar o consumidor a simular o financiamento de carros é a Educando Seu Bolso. Na página de financiar o veículo, você tem que responder aquelas questões relativas ao crédito.

Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo: valor do veículo, valor da entrada, meses de pagamento, renda familiar mensal, marca do carro. O problema é que também vem as questões pessoais, que são usadas para um cadastro gratuito, como nome, e-mail e telefone. 

De todo modo, ao simular você pode ter a resposta que procura. Um dos diferenciais, no entanto, é que o site mostra como “interpretar resultados”, falando que é muito importante saber que as taxas de juros são médias e podem variar durante a contratação oficial. 

1 – A Calcule Net

Se você chegou até aqui, ótimo. Isso porque talvez esse seja o site mais independente de todos. E, inclusive, ele faz comparações entre os grandes bancos, o que é bem interessante para quem compra. A ideia foi criar uma espécie de calculadora financeira.

Foto: (reprodução/internet)

Assim, você pode inserir o valor do carro a ser comprado, o valor da entrada, a taxa de juros que o banco anunciou e o número de parcelas, que seria o prazo final do contrato. Depois, você simula e obtém o seu resultado na íntegra.

Curiosamente, eles já deixaram pronto uma simulação com a taxa de juros dos 7 maiores bancos das montadoras no nosso país. Assim, mostram como varia o valor da parcela com base na variação das taxas de juros. 

As simulações não garantem as contratações

É importante saber que acima citamos vários sites e plataformas que permitem um estudo sobre a compra de automóveis de forma parcelada. Porém, isso não quer dizer que a pessoa interessada será aprovada no pedido de crédito que fará à instituição.

Foto: (reprodução/internet)

Isso porque a simulação apenas um primeiro passo. Depois dela, também será preciso fazer o pedido oficial, encontrar concessionárias credenciais e aguarda a aprovação da instituição. Raramente, pessoas com o nome sujo ou problemas com dívidas são aprovadas.

E tanto é que as plataformas informam que “a contratação do financiamento está sujeita à análise e aprovação do crédito. Já os valores dos juros, das parcelas e outras condições podem variar conforme a análise do perfil de cada cliente, assim como prazo e valor entrada”. 

Sobre as taxas de juros dos financiamentos

Um último ponto curioso que você deve saber é que nas simulações, as plataformas usam as taxas mínimas de juros. Afinal, o objetivo é dar uma ideia geral de como vai ficar o contrato. Porém, essa taxa pode ser maior a partir da análise de crédito que é feita. 

Foto: (reprodução/internet)

Sendo assim, para não se sentir enganado, queremos informar que o site do Banco Central tem uma espécie de relatório feito com mais de 40 instituições que permitem a aquisição de veículos. Lá, há uma ordem daquelas empresas que cobram as taxas de juros mais baixas. 

Desse modo, dá para saber se é o Itaú, o Bradesco, o Santander, a Caixa, o banco Pan, o Banco do Brasil ou qualquer outro que tem as melhores taxas de juros. Curiosamente, os bancos das montadoras são os que possuem melhores taxas. Veja na tabela do Banco Central

Os bancos grandes com a menores taxas de juros

Já falando dos grandes bancos, que são onde as pessoas mais simulam e mais procuram crédito para comprar automóveis hoje em dia, considere que a ordem dos menores juros mensais é: Banco do Brasil (1,16%), Banco Bradesco (1,24%) e Banco Santander (1,24%).

Na sequência, ainda vem o Itaú (1,30%), a Caixa (1,68%), o Banco Votorantim (1,68%), o Banco Pan (2,24%), o Banco Daycoval (2,73%) e o Omni Banco (3,22%). Já entre os mais baratos, temos: Scania (0,85%), CNH Industrial (0,88%), Mercedez Benz (0,91%) e Volvo (0,91%).