Como escolher o melhor cartão internacional

Ter um cartão tem suas vantagens e desvantagens, assim como ele te ajuda a organizar sua vida financeira ele também pode prejudicar e muito se não houver controle e planejamento. E é desde a escolha do cartão que o planejamento começa.

ANÚNCIO

Sabe-se que são tantas opções disponíveis no mercado que fica até difícil escolher qual contratar. Assim, para você que está buscando por um cartão internacional, mas não sabe por onde começar, é bom ficar de olho em alguns passos que podem te ajudar a escolher o melhor serviço para você.

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Neste artigo, você vai encontrar os seguintes assuntos:

ANÚNCIO
  • Definir um função para o cartão;
  • Pesquisa de mercado;
  • Melhores benefícios para o seu perfil;
  • Bandeiras internacionais;
  • Como não extrapolar suas economias;
  • Outras opções de levar sua renda ao exterior;
  • Opções de cartões internacionais.

Identifique a finalidade do cartão

É muito frequente o número de pessoas que contratam um serviço de cartão por apenas querer comprar um produto e depois acabam acumulando dívidas que não podem pagar. É aquilo “a pressa é inimiga da perfeição” e pode nos levar a fazer coisas sem pensar.

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Assim, o primeiro passo antes de adquirir um cartão é avaliar o que você precisa de verdade, para o que aquele cartão vai servir. Então, nada de contratar um serviço igual do seu amigo ou por indicação, pois só você pode dizer o que está de acordo com seu planejamento.

ANÚNCIO

Portanto, não há uma fórmula ideal para escolher um cartão e não tem como apenas aceitar a indicação de outras pessoas. No caso de quem procura um cartão internacional, a razão dessa escolha é por, geralmente, realizar viagens para o exterior ou querer realizar compras internacionais.

Cartão nacional x internacional

Tanto cartão nacional quanto internacional realizam a mesma função, compras a prazo. Essa mesma ideia, vale para ajudar a escolher outras questões importantes do cartão, como a data de pagamento, o limite de crédito e a bandeira.

O cartão de crédito nacional é considerado a porta de entrada para o universo dos cartões, seu limite costuma ser menor, assim como suas taxas e a sua utilização é mais facilitada, ainda sim eles geralmente abrangem um grande gama de lojas, porém só dentro do país.

Já o cartão internacional, ele traz mais benefícios e possui maiores taxas, porém com ele é possível fazer compras em mais de 15 milhões de lojas espalhadas pelo mundo. Assim, esse tipo de cartão é mais indicado para quem costuma viajar internacionalmente e realizar compras fora do país.

Analise suas opções

É verdade que são muitas opções de cartão de crédito que acabam nos deixando perdidos na hora das escolhas, porém isso também traz seus benefícios. Com tantos serviços de crédito aumentam a competitividade para ver quem oferece os melhores preços e vantagens.

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

É possível encontrar o mesmo serviço com melhores condições em diferentes instituições financeiras. Isso significa, que vale a pena dar uma pesquisada entre as ofertas de cartão para descobrir qual oferecer as melhores taxas de juros, anuidade, limite e vantagens extra.

Ademais, é importante ficar atento às regras de uso do cartão e a taxa de cobrança a cada cobrança realizada, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Observe a cobrança desse imposto de acordo com o câmbio.

Se livre da anuidade

A maioria dos cartões possuem cobrança da taxa de anuidade, mas saiba que é possível fugir dessa taxa. Alguns oferecem isenção de anuidade, muito frequente nos bancos digitais, e outros estabelecem condições para que você não precise pagar a taxa.

A taxa de anuidade pode variar bastante conforme o modelo de cartão de crédito escolhido, tendo a partir de R$200 e podendo chegar a mais de mil reais. E pensando no seu cliente alguns bancos chegam a oferecer descontos de até 50% no valor da anuidade.

Outros nem cobram a taxa se você chegar a um valor mínimo na fatura. Assim, antes de contratar o serviço de crédito é preciso que você esteja ciente da taxa e apto para pagá-la, caso contrário busque por uma opção mais básica e menores cobranças.

Programas de fidelidade

Querendo que seu cliente utilize ao máximo o cartão, alguns bancos costumam oferecer programas de fidelidade como incentivo. Eles podem ser promoções exclusivas em lojas, descontos, cashback, desconto em combustível ou até sistema de milhagem.

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os programas variam de acordo com o banco e modelo do cartão, mas com tantas vantagens é difícil escolher com apenas o que a gente precisa. Contudo, assim como o primeiro passo, é preciso focar naquele que oferece a vantagem mais útil para você.

Para quem busca o cartão internacional porque costuma viajar bastante, o mais interessante seria escolher o cartão que oferece um vantajoso programa de acúmulo de pontos, e assim garantir descontos em passagens aéreas e hospedagem.

Cashback

São muitas opções de recompensas que as operadoras de cartão podem oferecer, e dependendo do seu perfil algumas são mais atraentes que outras. Contudo, ainda pode acontecer de você não se identificar com nenhum dos programas de fidelidade.

Caso isso aconteça, talvez uma alternativa seja recorrer aos cartões de crédito que oferecem cashback. Esse serviço significa que será gerado um crédito na sua fatura para abater do custo das suas compras.

Esse tipo de serviço é bem simples e não varia de acordo com o câmbio, como acaba acontecendo em cartões que pontuam de acordo com o gasto em dólar. Essa também é uma forma de gerar economia no final das contas.

Identifique a melhor bandeira

Algumas bandeiras são aceitas em quase todos os estabelecimentos em todo o mundo, outras entretanto, só possuem aceitação nacional ou dependem de acordos com outras bandeiras internacionais para serem aceitas no exterior, por isso é bom ficar de olho em qual escolher.

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Este é o caso da ELO, que só é aceita no exterior devido seu acordo com as bandeiras Discover e Diners Club. Assim, se você pretende utilizar o cartão para uso mais internacional talvez optar pela Visa, Mastercard ou American Express seja a melhor opção.

Tirando a questão da aceitação, não há muita diferença entre o funcionamento das bandeiras, todas possibilitam que você realize compras online e de forma física, consegue realizar compras parceladas, e oferecem função de débito e crédito no mesmo cartão para correntistas no banco, com exceção da American Express.

Mastercard e Visa

Essas duas bandeiras são consideradas as melhores em relação a aceitação. Sendo aceitas em todo o mundo, a Mastercard lidera o market share ou cotação do mercado brasileiro com 42,50% e a Visa lidera com 33,61%. Elas ainda oferecem benefícios além daqueles que o próprio banco geralmente oferece.

Dependendo do cartão, há os que já possuem uma empresa aérea como filiados nos serviços do cartão, os co-branded, mas também há os que possuem parceiras em programas de milhas como Smile, Multiplus Latam Fidelidade e TudoAzul, onde você credita os pontos acumulados no programa de sua preferência.

Cartão x limite de renda

Realizar uma compra a prazo é contar com que no mês seguinte você vai dispor da quantia para pagar a fatura, assim, é importante que você não contrate um serviço que ultrapasse suas economias. Ninguém quer acabar com o nome sujo, não é mesmo?

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Sendo assim, importante saber que quanto mais o cartão for exclusivo, com diversos benefícios e bastante procurado, maior serão suas cobranças. Pode não ser vantajoso contratar um serviço exclusivo se o seu consumo mensal for baixo ou não conseguir aproveitar todos os benefícios.

Assim, é importante que você opte por um cartão que atenda às suas necessidades sem sair do seu orçamento, caso contrário, pode chegar a um ponto que não consegue mais arcar com as despesas e acabar com um bolo de dívidas.

Compras no exterior

Desde o dia 1° de março de 2020, foi definido que os gastos com cartão de crédito no exterior serão cobrados conforme a cotação do dólar no dia da compra, e não mais de acordo com a taxa de câmbio 10 dias antes do fechamento da fatura.

A nova regra foi estabelecida pelo Banco Central, e prevê que o consumidor deve ter conhecimento da taxa de câmbio que será cobrada em sua fatura. Agora, o valor em real dos gastos será equivalente ao valor do dólar no dia da transação financeira.

Outro importante ponto estabelecido, foi que as instituições financeiras também devem divulgar em seus canais de atendimento a cotação que será aplicada cada dia em específico, com limite de horário até 10h da manhã.

Cartão pré-pago e dinheiro em espécie

Se você deseja sacar seu dinheiro no exterior, os cartões pré-pago podem ser uma ótima pedida. Contudo, é preciso ficar atento às taxas de cobrança, como de compras, saques e recargas. Confira o custo-benefício para saber se essa opção é mais viável.

Como escolher o melhor cartão internacional
Fonte: (Reprodução/Internet)

Para quem não deseja contratar um serviço de cartão para suas viagens e compras internacionais, há a opção de ir com dinheiro em espécie. Contudo, existem algumas restrições e exigências a serem seguidas.

Para sair do Brasil com dinheiro em espécie, você estará limitado a um montante de R$10 mil ou ao equivalente na moeda do país estrangeiro de destino. De acordo com as regras da Receita Federal, esse valor não necessita ser declarado, mas também não pode ultrapassar.

Enviar dinheiro

Outra alternativa para você ter seu dinheiro no exterior é por meio de remessas online, processo todo virtual e fácil de fazer. O site Remessa Online trabalha com esse serviço e você pode enviar seu dinheiro para qualquer lugar do mundo em um dia útil.

E dependendo do tempo que você for ficar, esse serviço pode ser muito vantajoso, pois ele possui menores taxas e o seu processo, todo online, é rápido e livre de burocracias podendo ser um recurso interessante para o consumidor.

Agora é só escolher o seu

Com todas essas informações, agora é só você começar a pesquisar e aplicar essas dicas para escolher qual cartão atende melhor às suas necessidades. E então, após contratar, basta começar as suas compras e viagens no exterior.

Caso você queira sugestões de cartões, o site Melhores Destinos selecionou os 10 melhores cartões de crédito com o dólar mais barato para realizar compras internacionais. Dê uma olha quem sabe seu cartão está presente na lista.

Referências

site Melhores Destinos - 10 cartões de crédito com o dólar mais barato para compras internacionais

site Remessa Online - Como Enviar Dinheiro para o Exterior | Remessa Online