Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual

A escolha de uma plataforma de e-commerce é um ponto decisivo para quem pensa em vender online através de uma loja virtual. Afinal, hoje em dia, você pode fazer isso de vários jeitos, porém, essa vitrine digital traz vantagens incríveis, como em anúncios e gestão.

ANÚNCIO

A ideia para esse texto não é falar sobre as vantagens das plataformas de e-commerce, como integrações, usabilidade e personalização de forma individual. Mas, mostrar quais as opções que existem no mercado e o que cada uma delas pode apresentar como diferencial. Topa?

Leia também: Perigo no e-Commerce: conheça o golpe da compra falsaMercado Livre: Trabalhe fazendo entregas – Guia passo a passo

ANÚNCIO
Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

10 - Magento

Vamos começar por essa que é uma ótima plataforma de lojas virtuais, mas ainda não está na lista das mais conhecidas dos brasileiros. Ela é famosa no mundo. Tem vantagens que começam pelo fato de ser acessível e permitir extensões gratuitas.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Fora isso, tem sido muito aceita porque permite uma maior personalização da loja virtual. Está na lista das “open source” mais completas do mercado. Além da personalização única, ela também tem uma gestão completa, o que é raro de se ver no mercado.

ANÚNCIO

Há ainda materiais que são disponibilizados para os usuários, como o kit de conteúdo, que tem dicas para negócios recorrentes. Para quem entende da linguagem técnica, a plataforma tem recursos SEO, linguagem PHP, My-SQL, é multiplataforma e completa.

9 - Tray

É uma das empresas que não são tão novas e nem tão velhas. A Tray existe há uns 15 anos no mercado e tem auxiliado na montagem de diversas lojas virtuais. Ela possui planos que são para pequenos negócios ou grandes empresas. E tem integração com marketplace.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Entre as principais funções apresentadas, a gente tem o código-fonte que permite alterações além do que o editor sugere. Ou seja, você não fica preso a um modelo pronto. Também dá para considerar o uso de modelos criados para quem não tem tempo a perder.

A gestão pode ser feito tanto pelo computador como pelo celular. E dá para considerar que ele pode ser contratado por usuários com o serviço da Locaweb, que é um serviço de hospedagem. É uma boa ideia para quem quer vender vários itens em diversos canais.

8 - VTEX

É uma das plataformas mais usadas no Brasil, sempre estando entre as top 5 daqui. Ela ocupa uma fatia de 8% do mercado e tem mais de 3 mil sites construídos. Com uma filial nacional, a plataforma é uma das poucas a oferecer um site totalmente em português.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Além desse diferencial, há a vantagem de se ter uma página compatível com o formato mobile, com agendamento de entregas e a possibilidade de retirada dos produtos em lojas físicas. Por isso, é uma das plataformas mais estudadas dos dias atuais.

A multinacional brasileira é totalmente focada em tecnologia e está sediada em São Paulo, apesar de ter sido criada no Rio de Janeiro. Ela tem soluções para grandes marcas, como Coca-Cola, AB InBe, Nestlé, Carrefour, entre outras.

7 - Linx Commerce

A Linx conta com ofertas que são interessantes para todo tipo de lojista. É para quem está começando, para quem quer fazer mais vendas, para quem quer personalização. Ou seja, não há um limite de acesso e nem taxas pelas vendas, o que permite um ótimo crescimento.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Agora, fora isso, não podemos deixar de falar que a principal vantagem é sobre a integração com sistemas ERP, marketplace e a loja do Mercado Livre. A partir disso, é possível usar motor de busca interno e o cliente não tem que ficar navegando em várias páginas para comprar.

Esse sistema para e-commerce é ideal para quem quer dar o primeiro passo da marca na internet. A empresa é líder de tecnologia para o varejo e funciona muito bem como plataforma de personalização, retargeting, mídia, omnichannel e os meios de pagamento.

6 - Shopify

É possível que você já tenha ouvido falar da Shopify antes. Isso porque ela é uma das mais acessíveis dos dias de hoje. Bastante focada em anúncios e campanhas de marketing digital, ela se integra a uma diversidade de soluções para quem quer ter um negócio online.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Curiosamente, essa plataforma também tem sido bastante usada como clube de assinaturas. E é conhecida por ser uma opção viável para quem não tem muito tempo ou não gosta de montar a loja virtual do zero. O motivo é que tem vários modelos prontos para isso.

As páginas são otimizadas para smartphones, tablets e computadores, sendo que tem como colocar o Pixel do Facebook em suas páginas, criando públicos a partir de anúncios nessa rede social. Como a maioria das plataformas abaixo, também dá para fazer testes gratuitos.

5 - Woocommerce

Essa plataforma funciona exatamente como um plugin conectado ao WordPress e serve exatamente como opção de loja virtual. Porém, aqui a ideia é a transformar um blog (WordPress) em loja virtual. Entende? Por isso, algumas coisas são diferentes.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Acaba sendo uma opção de escolha para blogueiros e influenciadores digitais que fazem sucesso com textos, imagens e vídeos. Assim, a partir das postagens de sucesso dá para começar a pensar em vender também. E aí entra o plugin do Woocommerce.

Esse tipo de extensão permite adicionar funções à loja virtual, como opções de pagamento, plataformas de chat online para atender o público. Além de um modelo de gestão bastante fácil de usar, inclusive para quem não conhece tudo de programação.

4 - Nuvemshop

É uma das mais conhecidas hoje em dia. E temos que falar que há vários diferenciais nessa plataforma. Por exemplo, o fato de ter um dashboard simples de usar e um painel de aplicativos que permite integrações com outros sites, como as redes sociais.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

A plataforma da Nuvemshop é uma das que mais possuem integração. Ou seja, ela pode estar conectada com um site de gestão que você tem, com um hub de integração e muito mais. Tudo isso é prático e automático na hora de estudar as vendas.

Aliás, com a crescente importância dos markeplaces, a Nuvemshop tem se tornado uma das queridinhas porque ela se conecta com grandes marcas, como Amazon, Americanas, etc. Ah, e dá para usar aplicativo de gerenciamento por meio de dispositivos móveis.

3 - Loja Virtual

Como deixar de falar da própria Loja Virtual, não é? Todo mundo que começa a estudar as plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual acaba passando por ela alguma hora. No entanto, o que pouca gente sabe é que ela tem alguns pontos a serem estudados.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Por exemplo, se torna excelente para quem tem um nicho especifico. Isso porque possui layouts para tais temas. Ela também permite a montagem de clube de assinaturas e um diferencial é que tem visitas ilimitadas, com acesso a várias funções.

Além de tudo isso, a plataforma ainda investe em conteúdo educativo, com dicas sobre “como criar a sua loja virtual” e “como vender na internet de forma inteligente”. Sendo assim, acaba se tornando uma ferramenta importante para os novos empreendedores.

2 - Loja Integrada

Deixamos essa plataforma bem próxima da citada acima porque muita gente confunde. Mas, saiba que não são as mesmas, hein. A Loja Integrada também é conhecida no país todo e tem soluções de integrações com vários canais, como de pagamentos, logística, cobranças.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Inclusive, tem planos para todo tipo de empreendedor, para quem está começando ou para quem já tem um público formado, por exemplo. Assim, dá para escolher um que tenha mais a ver com a sua realidade no momento.

Para se ter uma ideia, essa plataforma ocupa 5% de todos os sites criados no país. Assim, são mais de 1.700 sites criados até aqui. A integração com Facebook e Google Analytics são diferenciais, além da captação de e-mails.

1 - Wix

Talvez pela grande quantidade de propaganda que a Wix faz, ela se torne uma das mais conhecidas do Brasil. Por outro lado, nós não podemos menosprezar as facilidades que ela possui, como o fato de ser totalmente acessível para leigos no assunto.

Veja 10 plataformas de e-commerce para montar uma loja virtual
Foto: (reprodução/internet)

Ou seja, mesmo quem nunca lidou com o desenvolvimento de sites consegue fazer o Wix funcionar como loja virtual. Fora que ela é responsiva e se adequa a celulares muito bem. Assim, se torna ótima para mobile e desktop.

O Wix é muito bom para quem pretende usar cupons de desconto, para quem visa ter o PayPal como forma de pagamento (além de cartões e boletos) e sem a cobrança de adicionais. Há ainda um acompanhamento de entregas.

Outras plataformas para lojas virtuais no Brasil

Por fins de curiosidade, saiba que o Brasil tem hoje mais de 90 opções de plataformas de e-commerce disponíveis. Logo, o país fica em 10º lugar entre os países mais fortes no setor do comércio digital. Então, considere que além desses 10 nomes citados aqui, há outros.

A gente pode se lembrar, por exemplo, da Site123, da Webnode, da Jet Ecommerce, da iSET, da CartX, da Dooca, da Jumpseller, da WBuy, da BW Commerce, da Wobiz, da Bagy, da Weebly, da Oruc, da Magazord, entre muitas outras opções. Estude quantas puder!

Versão em espanhol: Descubre 10 plataformas de comercio electrónico para crear una tienda online