27 atividades extras pra turbinar suas finanças

Atualmente, cada vez mais pessoas pensam em se tornarem freelancers para garantir uma renda extra. Isso porque, há décadas, milhões de brasileiros e brasileiras contam com o bico e outros empregos com contratos temporários para ganhar a vida.

ANÚNCIO

Além disso, a renda adicional é uma forma de atingir metas e sonhos mais rapidamente, como a casa própria ou a viagem dos sonhos. Ninguém ficará rico da noite para o dia, mas com paciência e trabalho duro, uma boa renda pode trazer mudanças no futuro.

Fonte: (Reprodução/Internet)

1. Revenda produtos importados

A revenda de produtos importados é uma opção bem batida. Nessa situação, uma pessoa compra uma quantidade razoável de itens em lojas internacionais por um preço muito baixo e, em seguida, revende em lojas online ou até em lojas físicas também.

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

Um dos segredos do sucesso desse negócio é o foco em nicho. Criar lojas específicas para seu público-alvo é uma ótima ideia para atrair consumidores fiéis. Além disso, é importante aplicar estratégias de marketing digital, redes sociais e e-mail marketing para otimizar seus lucros.

2. Trabalhe como afiliado

O marketing de afiliados é visto como um oásis para gerar renda extra, já que você pode gerar lucros mesmo enquanto dorme. Em suma, a prática consiste em vender produtos pelos canais digitais e ganhar uma comissão sobre as vendas.

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

Os métodos de divulgação ficam a critério do afiliado. Plataformas como Lomadee e Hotmart são as duas mais conhecidas nesse quesito. Elas são responsáveis ​​pela corretagem entre uma afiliada e a empresa que vende o produto ou serviço. A Magazine Luiza também tem aderido à prática.

3. Adote o sistema dropshipping

O dropshipping é uma prática voltada para a corretagem de vendas. Em outras palavras, o processo de aceitar o pedido e entregá-lo ao fornecedor, sem precisar cuidar de todas as outras operações. O lucro é calculado pela diferença entre o preço publicado e o valor real do produto.

Fonte: (Reprodução/Internet)

A grande vantagem desse sistema é que você não precisa se preocupar com logística, estoque ou entrega. O verdadeiro trabalho de quem atua com dropshipping é vender, ou seja, só é necessário se preocupar com a publicidade dos produtos e o engajamento dos clientes.

4. Monte uma loja virtual

O e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil e no mundo. Antes da criação das lojas virtuais era necessária uma série de processos, hoje existem ferramentas que permitem implementá-los com poucos cliques.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Além da facilidade de concepção e administração, o e-commerce ainda fornece muitas possibilidades para trabalhar com produtos de nicho, como:

  • Action figures;
  • Aeromodelismo;
  • Literatura nacional.

5. Trabalhe como redator

O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais eficazes no mundo digital. Como resultado, há uma grande demanda por escritores. No entanto, existem outras formas de escrita, como a produção de e-books, infográficos, fluxos nutricionais em e-mail marketing, etc.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Você pode se tornar um redator geral cobrindo várias áreas de especialização ou se especializar em setores mais específicos. Outra opção é investir em um blog próprio. Nesse caso, a principal fonte de receita é a publicidade e os links de afiliados.

6. Seja um consultor de marketing digital

A consultoria é um dos ramos mais lucrativos da revolução da Internet. Afinal, quase todos os processos de consultoria podem ser executados remotamente. Alguns exemplos são divulgação, vendas, apresentação, comunicação, negociação e resultados de amostra.

Fonte: (Reprodução/Internet)

No campo do marketing digital (um campo em rápida expansão), as empresas costumam buscar profissionais competentes para prestar serviços de consultoria. O mais interessante é que esta atividade se retroalimenta: ao promover seus serviços, você ficará cada vez mais proficiente no tema.

7. Teste aplicativos ou sites

Algumas plataformas pagarão para você testar aplicativos e sites. Esse tipo de recurso é chamado de crowdtesting (traduzindo: teste de multidão) e é usado por empresas que desejam testar seus aplicativos em larga escala antes do seu lançamento.

Fonte: (Reprodução/Internet)

8. Faça declaração de imposto de renda

Fazer declarações para o imposto de renda de outras pessoas é uma opção eficaz para quem deseja obter uma renda extra. Normalmente, não requer muito trabalho e, se você praticar bastante, logo poderá completar muitas declarações de IR em pouco tempo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Para fazer isso, primeiro forneça este serviço a pessoas próximas (como familiares e amigos). Peça que eles te recomendem para seus conhecidos e, assim, você irá aumentando seu alcance. Invista também em divulgação no Instagram.

9. Dê aulas particulares

A profissão de professor é outra que se adaptou muito bem ao meio virtual. Hoje, muitas pessoas oferecem aulas particulares por meio de plataformas de comunicação virtual, de videoconferência, como o Skype e o Google Hangouts.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O bom é que não há restrições para esse tipo de atividade, pois você pode lecionar qualquer matéria. E, com base em ferramentas de palavras-chave como o Ubersuggest, você pode descobrir que tipo de curso as pessoas mais desejam escolher no Google.

10. Crie um aplicativo

Criar um aplicativo é uma ótima maneira de obter uma renda extra porque pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Com um aplicativo, você pode ganhar dinheiro anunciando ou vendendo recursos proprietários do aplicativo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O que pode ser uma dificuldade é você precisar ser proficiente em Java ou Kotlin, essas são as duas linguagens mais comumente usadas no Android. O ponto positivo é que, se você aprender essa linguagem, terá muitas oportunidades de trabalho, podendo ser uma renda extra ou uma renda regular.

11. Responda pesquisas online

A pesquisa de mercado é uma ferramenta muito valiosa para as empresas. Não admira que alguns deles pagaram pelas respostas. É possível avaliar anúncios, participar de entrevistas pessoais e também de grupos de pesquisa. Essas últimas fornecerão dados para adequação de produtos e serviços.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Há diversos sites de pesquisas que oferecem esse tipo de oportunidade, como:

  • Google Opinion Rewards;
  • LifePoints;
  • Toluna Influencers;
  • Marketagent;
  • Survey Rewards.

12. Seja um Infoprodutor

Infoprodutos são produtos digitais que podem ser vendidos em grande escala, como cursos online e e-books, por exemplo. Mesmo que o administrador não esteja ativo, a criação desse tipo de material gerará vendas repetidas, o que pode ser uma boa forma de gerar renda extra.

A vantagem desse trabalho é que o custo de produção se mantém o mesmo se você vender para uma ou 5 mil pessoas. Os principais infoprodutos são:

  • E-book;
  • Videoaulas;
  • Screencasts;
  • Audiobooks;
  • Podcasts;
  • Programas para Membros;
  • e-Magazines, etc.

13. Traduza textos

De maneira semelhante aos redatores, os tradutores também são uma boa opção para quem deseja empreender no ambiente digital. Muitas pessoas ganham dinheiro hoje traduzindo textos em blogs, bem como livros e até legendando vídeos online.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Essa abordagem segue uma lógica simples: quanto mais difícil for encontrar alguém que fale o idioma com fluência, maior será o valor. A língua mais requerida, naturalmente, é o inglês, mas também é possível encontrar demandas para o espanhol e o francês.

14. Trabalhe como assistente virtual

Apesar de poucas pessoas saberem disso, é possível se tornar um secretário digital ou uma espécie de assistente virtual. Neste tipo de trabalho, você executará tarefas específicas para pessoas e empresas. Um bom exemplo desse tipo de atividade é o participante de um chat digital.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Para encontrar essas oportunidades mais facilmente, você pode se cadastrar em sites gratuitos como 99Freelas e Workana. No Linkedin também é possível encontrar esse tipo de vaga, no momento há disponível mais de 170 vagas para assistente virtual.

15. Anuncie no Facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais do mundo. Portanto, sua plataforma de publicidade (o Facebook Ads) oferece uma ampla gama de oportunidades para obter renda adicional em casa. A publicidade em si não gera receita, mas é um excelente mecanismo para fornecer outras estratégias.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Por exemplo, você pode usar anúncios do Facebook como links de afiliados para atrair tráfego para seu blog ou atrair usuários diretamente para páginas de conversão para otimizar a funcionalidade de todos os processos da conta.

16. Trabalho com telemarketing

Também é possível ganhar dinheiro trabalhando com telemarketing. Caso seja do seu interesse fazer isso de forma online, é preciso somente uma boa conexão de internet e um microfone. As empresas contratam esse tipo de profissional e o treinam para responder às perguntas mais frequentes, o que pode ser realizado diretamente de casa.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Primeiro, investigue as oportunidades de emprego no site freelance. Outra opção é buscar por vagas em sites de empregos, como o Infojobs, por exemplo. Ao pesquisar por “telemarketing em casa” na plataforma, é possível encontrar pelo menos 30 vagas para home office.

17. Escreva livros

Se você gosta de escrever, é hora de aceitar essa paixão e obter uma renda extra com isso. Com o desenvolvimento da tecnologia, ficou mais fácil escrever seus próprios livros. Qualquer escritor pode escrever um livro e publicá-lo em plataformas como o KDP da Amazon.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Nesse caso, a receita gerada é recorrente e cai na conta designada dentro de um período de tempo predefinido pela ferramenta selecionada. Caso você tenha um site ou um blog, outra opção é oferecê-los para venda nesses sites, invista também em e-books.

18. Crie sites

A criação de um site é outro serviço de necessidade que gera renda extra na Internet e é muito recorrente na vida que quem quer ter aquela grana a mais no final do mês. Se você deseja fornecer este serviço para obter uma renda adicional, vale a pena estudar as melhores práticas de criação de sites no WordPress.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Como se trata de um sistema aberto, você pode adaptá-lo de graça ou se basear em templates prontos, de baixo valor, para criar um site poderoso, bonito e único. Alguns excelentes criador de templates são o Wix, o Site123 e o WordPress.

19. Seja um streamer

Streamers são pessoas que jogam videogames online. Eles lançaram vídeos ao vivo de sua jornada épica e conquistaram fãs, curtidas e públicos leais que seguem suas dicas e habilidades e consomem produtos publicitários.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Twitch é uma das plataformas de streaming de jogos mais populares. Alguns dos jogos mais populares do site são:

  • Dota 2;
  • Counter Strike;
  • League of Legends;
  • GTA.

20. Veja propagandas online

Normalmente, a gente já passa o dia sendo bombardeado por propaganda  sem ganhar um centavo por isso. Mas é possível inverter essa lógica. Na verdade, algumas empresas pagam para analisar e visualizar anúncios. Essa abordagem exige o pagamento do feedback fornecido pelos usuários.

Fonte: (Reprodução/Internet)

O Paypal, uma empresa de pagamentos online, é um exemplo que oferece essa oportunidade de ganhar dinheiro assistindo anúncios. Para isso, basta assistir a anúncios em sites como o PTC (pagamento por clique). Nesse caso, você só precisa clicar no anúncio para receber o pagamento.

21. Abra uma microfranquia

São consideradas microfranquias todas as franquias que demandam um investimento menos que 90 mil reais. Esse tipo de franquia de baixo risco pode trazer retornos mais rápidos. Se você adotar uma microfranquia online que não requer uma entidade física, o risco e o investimento são ainda menores

Fonte: (Reprodução/Internet)

Em comparação com começar uma empresa do zero, a vantagem da microfranquia é que este tipo de modelo já tem uma melhor visibilidade e um plano de negócio adequado, o que favorece o processo de aquisição de clientes e a sustentabilidade a longo prazo.

22. Trabalhe como Youtuber

Os YouTubers são criadores de conteúdo e são pagos quando seus inscritos assistem a anúncios em seus vídeos ou recebem doações da comunidade. Esse modelo está se tornando cada vez mais comum. Muitas pessoas estão conquistando uma renda extra com seus canais no YouTube.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Para ser um bom youtuber, é importante investir em bons equipamentos e saber editar vídeos. Além disso, é importante que você fale no seu canal sobre algo que você ame e busque sempre interagir com seu público.

23. Ofereça serviços de Petsitter

Muitas pessoas precisam de alguém para cuidar de seus animais de estimação quando estão fora. Se você gosta de animais e está disposto a cuidar deles, essa é outra ótima maneira de ganhar uma renda extra e ainda fazer novos amigos.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Existem até sites e aplicativos dedicados a esse tipo de intermediação entre donos de animais e petsitters. Confira a seguir alguns sites e apps que você pode se cadastrar e garantir uma renda extra no final do mês:

  • AirBnBicho;
  • DogHero;
  • Holidog;
  • PetAnjo.

24. Ensine idiomas

Caso você se sinta a vontade com o seu nível de conhecimento da língua, há diversas pessoas a pagar para que você as ensine. Aqui são válidos tanto os métodos tradicionais, pessoalmente, ou digitais, por meio de plataformas, como o Google Meet por exemplo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

É possível encontrar pessoas que buscam esse tipo de serviço em plataformas como o 99freelas, o Getninjas, o Superprof e o Professores de Plantão, por exemplo. Crie um portfólio e invista em divulgação, aderir a um plano desses sites pode garantir que você encontre alunos de forma mais rápida.

25. Faça gestão de redes sociais

A gestão de redes sociais é muito procurada atualmente e é um tipo de serviço que faz parte de estratégias de marketing online. Esse é um exemplo de renda extra bastante atrativo na internet, porque é aqui que as pessoas passam a maior parte do tempo.

Fonte: (Reprodução/Internet)

As redes sociais de maior visibilidade no Brasil incluem Facebook, Instagram e YouTube. Sua gestão inclui:

  • Publicação,
  • Geração de calendário;
  • Análise de indicadores,
  • Resposta aos usuários,
  • entre outras operações.

26. Seja um ilustrador

Ilustradores possuem um enorme espaço no mundo online. Antes era mais comum que eles trabalhassem com ilustrações em papel, mas hoje a situação é diferente. Hoje as ilustrações podem ser digitalizadas. Sem contar que há muitas pessoas interessadas nesse tipo de serviço.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Esta é uma das ideias para obter uma renda extra diretamente relacionada à paixão ou hobby de uma pessoa. Se você começar a aprender e praticar, a certeza é de que uma habilidade interessante será aprimorada e você ficará feliz por estar fazendo o que gosta.

27. Crie um blog

Se você gosta de escrever, criar um blog pode ser uma ótima opção de renda extra, além de uma oportunidade de trabalhar com o que você gosta. A estratégia de blog oferece uma variedade de possibilidades de lucro, mas todas elas são baseadas em tráfego estável e de alta qualidade.

Fonte: (Reprodução/Internet)

Algumas formas de gerar receita no blog é por meio de:

  • Anúncios do Google;
  • Links afiliados;
  • Propagandas;
  • Engajamento de pessoas interessadas no seu serviço ou produto.

Basta uma habilidade

Como você pôde observar ao longo deste artigo, basta que você tenha uma habilidade para que possa começar a gerar renda extra. Por exemplo, se você sabe desenhar bem, aposte em freelas como ilustrador, se conhece outro idioma, oferece aulas de idiomas. Assim, rapidinho, você alcançará seus objetivos financeiros.

Referências

telemarketing em casa -
Vagas de Emprego de TELEMARKETING EM CASA | InfoJobs

templates prontos - Modelo de Template | Os 41 Melhores Para Usar No Seu Site

estratégias de marketing online - As 10 estratégias mais eficientes de Marketing Digital