10 dicas para organizar as finanças agora mesmo

Quando falamos de finanças, a organização passa a ser um ponto chave para qualquer operação, compra ou investimento que queira fazer. Desde aplicações financeiras e empréstimos até uma transferência bancária, principalmente se quiser pensar em pagar todos os boletos e ainda ter um dinheiro extra de sua renda para planos futuros como viagens e compras.

ANÚNCIO

O planejamento financeiro pode parecer algo complicado para muitos, especialmente quando falamos de operações a longo prazo, como por exemplo, a poupança. Entretanto, a organização e o planejamento se tornam indispensáveis para ter um equilíbrio na vida financeira e um controle de gastos que podem certamente contribuir para sua renda no final do mês.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

O que é um planejamento financeiro

Pagar aluguel, cartão de crédito, gasolina, internet, água e luz...A lista pode parecer grande e para muitas pessoas os gastos podem ser ainda maiores. Nesses casos, o planejamento pode parecer algo distante e, em alguns momentos, chega s ser considerado desnecessário.

ANÚNCIO
10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Quando falamos de planejar a vida financeira, falamos de sustentabilidade financeira, ou seja, uma vez que você organiza sua renda e pensa em seus gastos essenciais, é possível pensar em uma certa parcela de seus ganhos. Esta parcela pode ser de ganhos direcionados especificamente para um objetivo que você tenha, como viajar para fora do país, comprar um carro ou uma casa.

Para se planejar é preciso se organizar. Uma quantia extra de dinheiro pode ser uma realidade remota para muitos, mas a verdade é sobre a organização que vai de cada um, ao pensar em sua própria renda, gastos diários, compras no cartão de crédito e suas metas financeiras.

ANÚNCIO

A importância do planejamento e da organização

A importância de um planejamento financeiro vai além de uma compra que você queira fazer. Ao se planejar, sua renda tem possibilidades infinitas, e ao guardar dinheiro você pode ter uma quantia para emergências, que ainda poderá ser imprescindível caso venha a acontecer algo inesperado.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Para isso é necessário uma organização financeira que envolve o controle de gastos e um plano de objetivos, que podemos até mesmo chamar de “mapa de sonhos”. Este planejamento está atrelado à organização financeira e ao pensamento a longo-prazo que pode garantir que você atinja seus objetivos que envolvem gastos.

Isso porque, algumas pessoas acabam realizando sonhos sem antes planejar e no fim se deparam com dívidas que podem virar dores de cabeças por anos.

10 dicas para organizar suas finanças

Anteriormente nós vimos sobre a importância de um planejamento financeiro e algumas das ações que podemos fazer para que isso aconteça, dentre estas, a organização das finanças.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/ @campaign_creators/Unsplash)

Por isso, vale dizer que a organização é um ponto-chave para uma vida financeira equilibrada, e quando falamos de equilíbrio, falamos de controle de finanças (gastos básicos e extras) e estabelecimento de metas e objetivos, a curto e longo prazo.

Contudo, alguns outros processos importantes podem ser essenciais para uma boa gestão da sua vida financeira. Veja abaixo, como organizar suas finanças para ter um bom planejamento e alcançar seus objetivos.

Plano de gastos

O plano de gastos é essencial para a organização financeira, e pode ser definido como uma ferramenta inicial para o planejamento. Neste plano, o objetivo é traçar seus gastos mensais, pensando em seus ganhos financeiros, sejam estes fixos ou variáveis.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

O plano pode ser organizado a partir da divisão entre gastos básicos (luz, água, internet, transporte) a partir de seus ganhos fixos. No entanto, não esqueça de registrar aqueles gastos que podem não ser básicos, mas que vez ou outra são necessários, como uma compra no cartão de crédito.

Neste processo, o ideal é utilizar uma planilha mensal, adicionando também rendimentos extras e uma porcentagem desses ganhos para guardar no fim do mês, que podem contribuir para a consolidação de seus objetivos pessoais e metas financeiras.

Faça uma análise financeira

É imprescindível que você pense em toda a sua vida financeira ao pensar em seus gastos e seus ganhos, entretanto, além de gastos fixos, valores extras como parcelamentos no cartão de crédito, empréstimos e outras contas demandam uma parte de seus ganhos durante alguns meses e podem vir a ter juros.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Uma vez que essa parcela de gastos tenha sido estabelecida, é necessário pensar na mesma como um compromisso com seu credor, e separar uma quantia para esse pagamento, pensando nas prováveis implicações que podem acontecer caso não o faça.

Metas e objetivos

Bom, depois que todos os seus gastos fixos foram definidos, a partir de sua renda mensal e possíveis rendimentos extras, o próximo passo é organizar quais são suas ambições.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Independente de quaisquer eventualidades que possam vir a acontecer com suas despesas, ao estabelecer quais suas metas e objetivos, você pode ter uma perspectiva sobre o que realmente gostaria de fazer a curto ou a longo prazo.

Estabeleça um orçamento

A planilha de gastos vai ser essencial para definir a quantia necessária que deve ser guardada para atingir um objetivo X, por isso, fazer um orçamento a partir de seus gastos mensais é o ideal para se ter um controle sobre seus ganhos e despesas e poder separar um valor que vai contribuir para sua meta, independente de qual for.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Além do orçamento ser ideal para guardar uma quantia mensal, também pode dar uma perspectiva sobre em quanto tempo seu objetivo pode ser alcançado.

Estabeleça limites de gastos

Ao falar de guardar dinheiro para alcançar um objetivo que envolve planejamento, o orçamento vai ser importante para determinar seus gastos básicos e eventuais. Dentre esses gastos, o lazer faz parte da vida de todos, e envolve desde a assinatura do Netflix até um happy hour em um restaurante depois do trabalho.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
 Foto: (reprodução/GETTY IMAGES)

E com isso, ao planejar um orçamento e organizar sua vida financeira, algumas atividades podem vir a ser excluídas da rotina (se estivermos falando de um orçamento apertado). No final do mês, uma ida a um restaurante pode fazer muita diferença no valor final.

Priorize o necessário

Quando falamos de planejamento, orçamento e metas é necessário frisar a importância de suas prioridades. Gastos básicos não podem ser excluídos de seu planejamento, mas eventualidades também devem ser adicionadas em sua planilha.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Neste caso, as prioridades devem ser voltadas para a saúde e seus limites financeiros, ou seja, plano de saúde (caso tenha) e consultas, remédios e eventuais gastos básicos que podem variar a cada mês e devem ser prioridade, mesmo que você já tenha determinada meta no orçamento.

Evite novas dívidas

Como falamos acima, parcelamentos podem vir a ter uma taxa de juros alta, com isso o ideal seria pagar as dívidas já existentes e não realizar novas.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Para não ficar à mercê de seus credores, é de suma importância pagar seus parcelamentos (cartão de crédito, empréstimos ou outros) e conseguir então, guardar uma quantia a partir de sua renda em seu orçamento, para conseguir alcançar suas metas e ter uma vida financeira mais sustentável e livre de preocupações.

Separe contas pessoais de contas profissionais

Ao falarmos de pessoas jurídicas, as despesas pessoais devem ser separadas de despesas profissionais. Um bom exemplo é quando pessoas jurídicas usam de seus ganhos para pagar despesas pessoais, as consequências podem envolver sua empresa, seus funcionários, seus lucros e todo seu planejamento financeiro.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/sistemagestor)

Para isso, a separação de contas pessoa física e pessoa jurídica é essencial para evitar esse tipo de situação e conseguir controlar sua renda e suas despesas.

Aprenda sobre investimentos

Uma vez que tenha suas finanças organizadas, fazer investimentos e pensar em rendimentos a longo prazo pode ser uma boa opção caso queira aprender mais sobre finanças e os benefícios do investimento e outras operações do mercado financeiro.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Existem diversos blogs sobre finanças que podem te ajudar a estudar sobre o assunto. Além de e-books e podcasts em diferentes plataformas. O banco BTG Pactual disponibiliza um artigo sobre como começar a investir em seu site, assim como outros bancos e instituições financeiras que trabalham com investimentos.

Use apps e explore a tecnologia

Muitos aplicativos e sites disponibilizam diversos conteúdos e ferramentas que podem te ajudar a analisar, organizar e monitorar suas finanças. Assim, todo o planejamento pode ficar mais fácil.

10 dicas para organizar as finanças agora mesmo
Foto: (reprodução/internet)

Nessas plataformas é possível adicionar seus gastos mensais, anuais, ganhos fixos e pontuais, além de adicionar seus objetivos e a meta financeira que gostaria de alcançar. Aplicativos como o  MOBILLS e o Money Wise auxiliam no registro de gastos diários e também na organização das finanças pessoais.

Coloque seu planejamento em ação

Como falamos, a organização financeira é um processo que demanda dedicação e planejamento e vai estar presente em diversas situações. Desde gastos diários até investimentos no mercado financeiro.

Para ter sucesso em suas metas e objetivos, a organização é essencial para que você consiga pensar em suas prioridades e na sua vida financeira (seja pessoa física ou jurídica). O investimento pode ser um ótimo aliado de quem deseja aprender mais sobre o mercado financeiro, mas os apps e plataformas podem auxiliar a trajetória de quem deseja começar uma vida financeira mais sustentável.

References

Pessoa física e pessoa jurídica - O que é pessoa física e jurídica? - Fala, Nubank