9 podcasts sobre finanças para começar bem 2021

Antigamente, os podcasts eram muito populares entre os adultos, principalmente os que eram sobre pegadinhas, como a pegadinha do Mução. Esse podcast era muito conhecido no início dos anos 2000.

ANÚNCIO

No entanto, as gerações mudaram. Por conta do Spotify os podcasts ficaram mais acessíveis aos internautas e, a partir disso, diversos usuários da internet iniciaram seus próprios podcasts. A partir disso, a nossa equipe separou os 9 melhores podcasts sobre finanças pessoais.

Fonte: reprodução/internet

O que é um podcast?

Como dito anteriormente, o podcast era um conteúdo muito consumido nos anos 2000 e, por uma reviravolta, passou a ser muito consumido novamente. O podcast é um conteúdo de áudio que existe em diversas plataformas, inclusive no Spotify.

ANÚNCIO
Fonte: reprodução/internet

O conteúdo é disponibilizado a partir de um arquivo ou streaming, que pode ser escutado a qualquer momento pelo usuário. O serviço pode ser utilizado em diversos dispositivos, o que ajuda em sua popularização e, costuma ter um assunto em específico.

Por exemplo, o podcast “E aí, gay?” no Spotify, fala sobre assuntos da comunidade LGBTQIA+ e também conta com participações especiais. Já o podcast “Falando sozinha”, da narradora Laurinha Lero, conta como foi seu dia. São diversos temas que podem ser abordados em um podcast, basta você escolher o melhor para você.

ANÚNCIO

G1 - Educação Financeira

Com tantas pessoas pedindo socorro com suas finanças pessoais, o G1, o maior portal de notícias do Brasil, fez o seu próprio podcast sobre finanças. Todos os episódios do podcast sobre finanças são gratuitos.

Fonte: reprodução/internet

Já faz um tempo que o podcast está válido no site do G1, portanto já está no episódio 127 “Dicas para fazer um bom currículo e arrumar um novo emprego”. Geralmente, os episódios lançados dão dicas para que você consiga organizar sua vida financeira.

O G1, geralmente, faz podcasts com 11 minutos de duração. Eles optaram por essa duração para que o assunto não fique tão cansativo. Os episódios podem ser encontrados no site oficial do portal, e a logo abaixo do podcast tem um pequeno resumo do que o conteúdo vai tratar.

FinanCast

Narrado por Rafael Morán, o FinanCast é um podcast também voltado para finanças pessoais, mas de uma forma mais objetiva. Diferente do G1 que aborda assuntos fora do nicho da individualidade financeira, o FinanCast só fala de organização financeira.

Fonte: reprodução/internet

Até então, o narrador lançou 63 episódios do programa e o seu último episódio tem o tema “Como se planejar pras despesas com datas festivas”. Além disso, o Rafael também dá algumas dicas de investimentos e empreendedorismo.

Infelizmente, o conteúdo do Rafael é pago por conta do Spotify. Portanto, caso você queira ter acesso a esse conteúdo, será necessário que você contrate o serviço do Spotify. Se você for universitário, a mensalidade fica bem mais barata.

DinheiramaCast

O podcast do Dinheirama já é bem conhecido no mercado de streamings, pois eles já possuem um blog somente de finanças. No entanto, o blog do Dinheirama é diferente de outros portais de finanças pessoais, pois conta com diversos artigos para o crescimento pessoal.

Fonte: reprodução/internet

O podcast do Dinheirama já está na 3ª temporada e o último tema abordado foi: “Faculdade, fazer ou não fazer?”. Portanto, pode se notar que o dinheirama não se preocupa somente com suas finanças pessoais, mas também com dúvidas da vida.

O podcast pode ser encontrado em quatro plataformas diferentes, como o Spotify, o iTunes, o Anchor e o Castbox. Todos esses aplicativos podem ser encontrados na loja de aplicativos de seu dispositivo. No entanto, como dito anteriormente, algumas dessas plataformas cobram uma mensalidade de utilização.

Drops de Inteligência Financeira

Este podcast é dirigido pelo educador financeiro Gustavo Cerbasi, que já tem sua carreira conhecida no Brasil. O próprio diretor do podcast possui um site oficial, onde você pode participar de atividades que ele mesmo desenvolve, como o Plano Definitivo.

Fonte: reprodução/internet

Em relação ao seu podcast, o Gustavo faz questão de deixar todos os episódios gratuitos na plataforma SoundCloud. A plataforma que Cerbasi escolheu é muito conhecida por conta de seu conteúdo gratuito, como músicas e podcasts.

O nome do podcast se dá por conta da duração do conteúdo. “Drops” significa que são partes pequenas, portanto a duração de seus podcasts são de até 5 minutos, diferente do G1 Economia que possui 11 minutos de duração. Infelizmente, Cerbasi parou de produzir seus podcasts em 2017, quando lançou seu último episódio.

Educando seu bolso

O podcast “Educando seu bolso” foi desenvolvido por educadores financeiros especializados e, de acordo com seus criadores, o programa tem o objetivo de facilitar a relação das pessoas com o dinheiro, a partir de uma linguagem simplificada e de qualidade.

Fonte: reprodução/internet

Atualmente, a maioria da equipe do Educando seu bolso é composta por mulheres e, por isso, a maioria de seus episódios são voltados para o empreendedorismo feminino e a mulher no mercado financeiro.

No entanto, os diretores não se limitam ao gênero e produzem diversos episódios com pautas interessantes. Até então, o último episódio lançado foi o “Empreendedorismo feminino: entenda dados e a importância do tema”. Você pode escutar os podcasts na Apple, Spotify, Google e no Castbox. A equipe também disponibiliza todos episódios gratuitamente em seu site oficial.

PoupeCast

Nathalia Arcuri, apresentadora do podcast PoupeCast já é referência na criação de conteúdos sobre finanças pessoais. Atualmente, o PoupeCast é considerado um dos melhores programas de finanças pessoais.

Fonte: reprodução/internet

Como o Educando seu bolso, o PoupeCast também disponibiliza todos seus episódios na web. Em seu site oficial, são mais de 100 podcasts gravados sobre finanças pessoais. Além disso, são mais de 5 milhões de reproduções nos programas da Nathalia Arcuri.

Caso você seja assinante do Spotify, o programa também pode ser encontrado por lá. O último podcast que foi gravado tem o tema de “Renda Fixa x Variável: Quem ganha em 2021?”. O podcast também pode ser escutado no app chamado “Podbean” que é o recomendado pelo site oficial do programa.

Bora dominar

Como o Drops de Inteligência Financeira, o Bora Dominar também é transmitido pela plataforma SoundClound, que é gratuita. Portanto, você pode escutar os podcasts da dupla feminina a qualquer momento, tanto no smartphone quanto no computador.

Fonte: reprodução/internet

Já faz cinco meses que a dupla feminina não posta episódios para a temporada, no entanto, elas já produziram 46 episódios. Até então a dupla não se pronunciou sobre a parada repentina. Diferente dos demais, o podcast do Bora Dominar tem uma grande duração.

Cada episódio da Bora Vencer pode chegar até 1h de duração, o mais curto que a dupla possui é de 40 minutos. Portanto, se você estiver com tempo e realmente quer controlar suas finanças, o podcasts Bora Dominar é o certo para você, pois as diretoras dão o seu melhor para produzir um episódio com dicas de qualidades.

Boletos Pagos com Nath Finanças

A Nath Finanças ficou muito famosa por conta de seu canal no Youtube que dá diversas dicas de como economizar no dia-a-dia. Com essa notoriedade, a youtuber foi chamada pela própria equipe do Spotify para criar seu próprio podcast.

Fonte: reprodução/internet

Atualmente, a Nath Finanças é uma das educadoras financeiras mais conhecidas da internet, ela já até fez uma propaganda. Sabendo disso, você já pode ter a convicção de que as dicas que a youtuber dá são valiosas.

Até então, o podcast só está disponível aos usuários do Spotify, pois foi produzido exclusivamente para a plataforma. No entanto, você pode ver diversas dicas no canal oficial da Nath Finanças.

CBN Podcasts

A CNB foi fundada pela emissora mais conhecida do Brasil, mais precisamente a Globo. A Central Brasileira de Notícias (CBN) é uma rádio que entrou no universo dos podcasts. Você pode encontrar diversos episódios sobre diversos temas no site oficial da CBN.

Fonte: reprodução/internet

Diferente dos outros podcasts, a CBN não é narrada por somente uma personalidade financeira e, sim, por várias. No site dos podcasts você pode encontrar os episódios com todas as personalidades que já foram entrevistadas durante o programa. Como o Drops de Inteligência Financeira, o CBN Dinheiro possui episódios que duram até cinco minutos.

No entanto, se você realmente procura um episódio que trate o tema “Finanças Pessoais”, a recomendação é o podcast “CBN Dinheiro”, que possui o comentarista Mauro Halfeld, professor e gestor de investimentos. Além disso, o programa “Bolsa de Valores: liderança feminina no mundo dos negócios” também se destaca, com a especialista Sandra Boccia.

Como eu posso escutar um podcast?

Existem várias formas de escutar um podcast e, a mais utilizada e conhecida é o Spotify, no entanto, não existe somente essa opção. Além do Spotify, as outras opções são: Deezer, Google Podcast, Apple Podcast, Soundcloud, Anchor, The Podcast App e Castbox.

Os aplicativos citados acima são os mais conhecidos entre os amantes de podcast, entretanto, o Apple Podcast só está disponível para usuários iOS. O Google Podcast está disponível tanto para iOS quanto para Android. No entanto, vale ressaltar que no Soundcloud você pode encontrar podcasts gratuitos.