Descubra como aprendi a investir de forma simples no banco Inter - Tudo pelo celular

Quando a gente soma alguns assuntos atuais, acabamos chegando a conclusão rápida de que o banco Inter é uma ótima escolha para quem está começando a investir dinheiro. Ou seja, tanto os bancos digitais como os investimentos são assuntos novos, mas importantes para muitos brasileiros.

ANÚNCIO

Se você também começou a estudar isso, continue lendo. Nesse texto, nós vamos dar uma impressão pessoal de como é investir no banco Inter. Inclusive, isso vai além de considerar todas aquelas vantagens que a gente lê nos folders do banco, como facilidade, valores iniciais baixos e sem taxas de administração.

Portanto, é um artigo dos mais sinceros possíveis. Sendo que talvez você ainda não esteja preparado para essa conversa. Ou, na verdade, esteja. Tudo vai depender da forma com que você avalia um banco para investir. Será que o Inter, por ser digital, tem mesmo esses diferenciais todos? Vamos descobrir. 

ANÚNCIO

A verdade sobre o banco Inter

Descubra como aprendi a investir de forma simples no banco Inter - Tudo pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Deixando um pouco de lado toda a publicidade que gira em torno desse banco, a gente tem que considerar sim o que é vantagem e o que não é vantagem dessa empresa. Afinal, não dá para deixar o seu dinheiro aonde você não confia, não é mesmo?

Bom, a minha experiência com o Inter é a melhor possível. E mesmo que eu tente dar uma opinião mais neutra, saiba que esse banco tem se mostrado como a melhor alternativa para investir dinheiro, quando eu busco facilidade e plataforma descomplicada. 

ANÚNCIO

Por exemplo, é fácil entender isso. Eu também gosto muito do Nubank. No entanto, como banco de investimento, ele é péssimo. Outra coisa é pensar em corretoras. Todas podem ser boas, mas elas não são bancos, né. E para comparar o Inter com outros bancos, como o Neon, saiba que essa comparação é até injusta.

Isso porque o Inter é mais completo e, na minha opinião, mais completo também. E olha que eu nem comecei a falar ainda do programa de cashback ou do fato de ter CDBs até mesmo com liquidez diária, o que é muito melhor e tão seguro quanto a poupança, viu. 

As vantagens do banco Inter

Descubra como aprendi a investir de forma simples no banco Inter - Tudo pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Já vamos adiantar uma coisa: esse vai ser o maior tópico dessa matéria. Aqui, eu vou escrever todos os pontos que se tornaram importantes para mim, que comecei a investir pelo banco Inter – e, sinceramente, não me arrependo. 

Só que para que a gente tenha um artigo bem organizado, eu fui pontuando todos os benefícios que o próprio banco Inter cita quando o assunto é “investir com o banco Inter”. Assim, vou dar minha opinião sobre essa publicidade toda que ele faz. Vamos lá.

FACILIDADE

É verdade mesmo. O banco Inter é um dos mais fáceis de usar. Eu já usei alguns outros bancos tradicionais, como Itaú e Bradesco. E, mais tarde, tive contas em outros bancos digitais menos conhecidos. Definitivamente, o Inter permite que você faça tudo em poucos cliques. Até mesmo na hora criar a assinatura eletrônica. 

COMPLETO

No começo, eu até pensava que tinha muita informação nele. Ou seja, a página inicial do app parecia meio suja, sabe? De tanta informação. Porém, depois deu para notar que realmente são dados importantes. Afinal, é um banco que tem investimentos, serviços, compras e tudo mais, que o torna completo quando o assunto é um banco digital de verdade. 

AUTONOMIA

O próximo ponto que eu acho legal de citar aqui é a autonomia que o banco dá para que os novos investidores e até mesmo os mais experientes façam escolhas com base no seu conhecimento e vontade. É diferente de corretoras que ficam “forçando” alguns tipos de ativos. Obviamente, isso é ruim porque exige estudo da nossa parte (rs). 

DIVERSIFICAÇÃO

Sobre a diversificação do banco Inter, talvez eu tenha a opinião menos otimista. De fato, ele não é o melhor nesse sentido. No entanto, ainda assim, a gente pode considerar toda a miscelânea de opções, que vai desde a renda fixa até a renda variável. Portanto, para o investidor iniciante, isso não é problema.  

ANÁLISES

Agora um ponto que pode parecer muito simples para muita gente, só que deu muito certo para mim: as análises. Para quem não sabe, o banco oferece o Inter Research, que é uma espécie de ferramenta que permite projeções sobre a economia, através de relatórios. Eu comecei a investir em ações e isso me ajudou demais a entender o mercado.

CASHBACK

O cashback é aquele programa que devolve parte do dinheiro gasto de volta, sabe? O mais legal é que o Inter permite isso em investimentos. Ou seja, uma parte do seu dinheiro investido volta para você. Parece loucura, mas funciona assim mesmo. Só tome cuidado porque nem todo fundo de investimento tem taxas administrativas baixas, ok?

SEGURANÇA

E para terminar a lista de análises que eu faço sobre os benefícios que o banco Inter cita, saiba que já vi e ouvi muita gente reclamando da confiabilidade dessa instituição. Eu, como prometi ser sincero nessa matéria, tenho que confessar que nunca tive motivos para desconfiar. Ao menos, meus dados nunca foram roubados e eu nem vi minha conta zerar. 

E como foi que aprendi a investir no banco Inter?

Descubra como aprendi a investir de forma simples no banco Inter - Tudo pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Justamente avaliando todos esses pontos. Para ser mais sincero, eu escrevo há um bom tempo sobre finanças e sempre vi que o banco Inter era muito “querido” pelas pessoas. Logo, me interessei e abri uma conta. Mais tarde, vi a opção de comprar ações sem taxa de corretagem.

Isso era algo bastante incomum no mercado, na época em que eu vi. Porém, eu ainda não tinha experiência para comprar as ações da bolsa de valores. Os primeiros passos que eu dei foi na renda fixa mesmo, com CDBs seguros e valores iniciais que eu podia investir. 

Assim, a impressão que eu tenho é que o banco Inter cresceu junto comigo. Hoje, ainda não tenho milhões de reais na conta, obviamente. No entanto, estou no caminho para conseguir montar a minha reserva de emergência e o Inter me auxiliou nisso. Mais do que isso, me trouxe curiosidade para entender os investimentos

Talvez você ainda não tenha investido um único real fora da caderneta da poupança. E saiba que está tudo bem. Não se cobre tanto por isso. Porém, se eu pudesse dar uma dica de amigo diria: abra uma conta no Inter. Só que não invista ainda. Apenas comece a estudar pela plataforma deles, pelo PAI.

Essa é uma ferramenta bem legal que permite comparações de ativos da renda fixa e também permite o estudo sobre as cotações das ações. Então, acaba sendo uma grande ferramenta, e gratuita, para que a gente comece a se familiarizar com os investimentos. Ao menos, para mim serviu exatamente dessa forma. 

Os primeiros passos para quem vai investir no Inter

Descubra como aprendi a investir de forma simples no banco Inter - Tudo pelo celular
Foto: (reprodução/internet)

Acima eu já dei um spoiler sobre isso. De todo modo, acho que é bacana eu deixar aqui uma espécie de passo a passo ou de dicas para quem quer começar a investir no banco Inter. Mas, quer fazer isso do modo mais seguro possível. Sendo assim, tenho algumas dicas rápidas. 

A abertura de conta no Inter – antes de tudo, para você começar a entender a plataforma do banco, o ideal é que você tenha uma conta lá. Nesse caso, você nem precisa transferir dinheiro porque a conta é gratuita. Mas, depois você vai ver que dá para usar a conta para tudo. 

O investimento pelo banco Inter – a primeira coisa após a conta é entender que para investir no banco Inter você não vai correr riscos se escolher os ativos certos. É exatamente igual a investir pelo banco Itaú, Bradesco, Santander. Com a diferença que você faz tudo online, pelo celular. 

Os produtos disponíveis no Inter – a próxima dica é considerar que o banco Inter é completo na parte de investimentos. Assim tem da renda fixa a variável. Obviamente, para quem ainda não investiu, só tem um jeito: comece sempre pela renda fixa

O Tesouro Direto e o CDB – e já que falamos da renda fixa, pense que o Tesouro Direto é garantido pelo governo federal e o CDB tem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito). Então, com certeza, isso deixará o seu investimento ainda mais seguro. 

O home broker – o home broker é aquela parte do aplicativo que é focada em investimentos da renda variável. Logo, você pode usar, no começo, para estudar esse mercado. Porém, jamais se recomenda que compre ações sem ter certeza do que está fazendo. 

A análise de perfil – por último, considere que mesmo que em algum momento você vai se sentir seguro para comprar ações da bolsa através do Inter, o seu perfil precisará estar adequado para isso. Ou seja, tem um teste de perfil para saber se você está apto para isso.

Assim, eu termino essa matéria, que tem um intuito totalmente opinativo. De todo modo, sempre estamos abertos a opiniões, respostas, comentários e até mesmo troca de experiências. Por isso, responda abaixo o que você acha do banco Inter. Você também tem essa boa experiência, como eu?