Diariamente, muitas pessoas utilizam o Whatsapp para se comunicar com a família, colegas e equipes de trabalho, por exemplo. Por conta da sua popularidade e milhões de usuários, o aplicativo tornou-se uma poderosa máquina de vendas.
Diversas empresas já se atentaram nas vantagens que o app pode oferecer aos negócios e conseguiram ter bastante sucesso em suas vendas. Para você aproveitar o potencial do WhatsApp à seu favor, listamos 7 estratégias que vão te ajudar a triplicar suas vendas nessa ferramenta.
7. Foque no atendimento
Um dos primeiros passos que se deve fazer para aumentar as vendas é ter uma equipe que cuide somente do atendimento. Além dessa estratégia ser importante para abordar de forma correta o cliente, ela também irá ajudar no quesito da divulgação.
Há uma opção para quem procura oferecer um atendimento eficiente e rápido: o WhatsApp Business API. Com ele, é possível se comunicar com diversos clientes ao mesmo tempo, além de integrar com sistemas de CRMs e ERP. Recomendamos utilizar essa ferramenta apenas para quem atende um número grande de clientes por dia.
Caso você prefira cuidar do atendimento sozinho, renomeie os nomes dos contatos conforme o estágio de vendas que ele se encontre. Assim, será mais fácil evitar qualquer confusão e não se perder em meio a tantas mensagens.
Agora é a hora de pensar na praticidade do cliente. Talvez seja mais fácil que ele se comunique com você por meio de um aplicativo que já é utilizado em cotidiano em vez de enviar um email ou abrir um formulário de dúvidas em seu site.
6. Crie um cronograma de mensagens
Em seu negócio, diversos tipos de clientes irão manter um contato pelo Whatsapp. Há aqueles que descobriram recentemente os serviços oferecidos, outros já ouviram falar deles por indicações e, é claro, sem esquecer dos clientes fiéis que estão ali sempre.
Sabendo que cada cliente se enquadra em uma etapa do funil de vendas, a abordagem para cada um deles deve ser personalizada. Por isso, é importante criar um cronograma de mensagens.
No geral, pense em documento que presume como e quando abordar cada um deles de acordo com etapa que ele se encontra. Pense de que forma seria viável enviar mensagens e qual o melhor horário, além de questões de layout e imagens, se preferir.
Criar um cronograma de mensagens irá ajudar na organização e na decisão de qual conteúdo será encaminhado para cada cliente, evitando que a mesma mensagem não seja entregue mais de uma vez.
5. Use a lista de transmissão
Aproveite esse recurso como uma ferramenta de marketing para o seu negócio. Com a lista de transmissão, é possível enviar lembretes, novidades, alertas de promoções e diversos outros recados para os clientes.
Com esse recurso, é possível enviar uma única mensagem para mais de 250 contatos diferentes. Entretanto, indicamos fazer mais de uma lista de transmissão, seguindo a etapa de vendas de cada cliente. Veja a seguir como criá-la.
- Gerencie os seus contatos e peça para que eles adicionem o seu número em suas agendas de contatos;
- Acesse o Menu da ferramenta e selecione a opção ‘‘Nova transmissão’’;
- Em seguida, clique em ‘‘Nova Lista’’ e escolha os que deseja colocar na lista;
- Após feito, toque em ‘‘Criar’’;
- Feito isso, a lista será criada, precisando alterar somente o nome.
Aproveite a lista e utilize alguns gatilhos mentais. Essa estratégia é uma ferramenta persuasiva que pode convencer o cliente a comprar o que está sendo ofertado. O portal Rock Content separou um conteúdo, explicando cada tipo de gatilho e como usá-los.
Ressalta-se, que antes de colocar um cliente na lista, você deve estar ciente se ele deseja ou não participar e receber os comunicados que serão transmitidos pela lista. Isso porque, as vendas precisam ocorrer de maneira natural, sem pressão.
4. Faça pesquisas de satisfação
O WhatsApp não possui um recurso que disponibiliza o grau de satisfação de um cliente, afinal, o aplicativo é só uma ferramenta de envio de mensagens. Porém, é possível utilizar de outras plataformas para esse fim.
Uma ferramenta externa que conta com mecanismos de pesquisas é o famoso Google Forms. Com ele, você pode criar um formulário, escrevendo perguntas relacionadas ao atendimento, formas de pagamento, grau de satisfação com o cliente, entre outras informações que achar relevante.
Depois de encaminhar para o cliente, será possível acompanhar o desempenho do negócio, medir os índices de satisfação e identificar os pontos fortes e os pontos que precisam ser melhorados, para que assim, você consiga aperfeiçoar o seu serviço.
É importante mencionar que o atendimento ao cliente, além da sua satisfação, estão relacionados diretamente com vendas. Por isso, esta estratégia é determinante para poder maximizar os resultados das vendas.
3. Divulgue o seu número
Para que as pessoas possam realmente acessar as suas mensagens, é preciso que elas ao menos tenham o seu número identificado. Diante disso, divulgue o seu contato em todos os canais de comunicação que utilizar.
Quando você faz isso, a escolha de adicionar ou não o número fica nas mãos do cliente. Porém, para ele decidir, é necessário deixar claro o que será transmitido e qual o tipo de conteúdo.
Diante dessa estratégia, você consegue ter a confiança dos clientes que estão interessados no que você pode oferecer, diminuindo a taxa de insatisfação. Entretanto, há um contra: não é possível ver quem te adicionou no aplicativo.
Por isso, deve-se solicitar que o usuário mande uma mensagem, afirmando que o número foi salvo. Dessa forma, será possível interagir com o contato e incluí-lo na lista de transmissão (estratégia abordada no tópico 5).
2. Atente-se ao tempo de resposta
Para aqueles que não sabem, o tempo de resposta serve para mensurar o intervalo entre a mensagem enviada pelo cliente até a resposta do vendedor. Apesar do Whatsapp não ter um recurso próprio para acompanhar esse período, é possível utilizar outras ferramentas.
De acordo com as estratégias de marketing, o período mais adequado para contatar um cliente é aquele em que o indivíduo está aberto para ter conversas e pronto para começar uma negociação.
Com isso, respondê-los, sem muito espaço de tempo, é uma ótima chance de captá-los e de aumentar as suas vendas. Determine mais de um momento do dia para atender os seus clientes e seja sempre muito objetivo, passando o que se deseja saber.
Inúmeras pessoas não gostam de esperar dias para serem respondidas. Lentidão no atendimento tem sido uma das maiores reclamações feitas por clientes. Por isso, é importante ser ágil no atendimento pelo Whatsapp.
1. Utilize o Whatsapp Business
Tudo o que foi dito aqui pode ser feito no Whatsapp normal, mas recomendamos utilizar outra versão do aplicativo: o Whatsapp Business. Diversas empresas já utilizam essa ferramenta como estratégia para aumentar as vendas.
Resumidamente, o WhatsApp Business conta com recursos projetados para auxiliar no acompanhamento da comunicação, melhorando o atendimento. Algumas das ferramentas exclusivas são:
- Criar respostas rápidas;
- Perfil comercial;
- Envio de mensagens automáticas;
- Possibilidade de mencionar contatos, além de achá-los facilmente.
Os recursos citados acima fazem a diferença no momento de realizar as vendas. Por isso, tente aproveitar o Whatsapp Bussiness ao máximo. Caso você esteja usando a outra versão do app, saiba que o processo para mudar é super fácil. Todo o procedimento está detalhado no site da plataforma.
Função catálogo
Você sabia que tem uma função no Whatsapp Business que dispõe todos os seus serviços em um catálogo? Pois é, alguns empreendedores não sabem desse recurso e por isso, acabam não aproveitando essa funcionalidade.
Por meio do catálogo, é possível disponibilizar os produtos vendidos, juntamente com o seu valor, para que os clientes visualizem, estando diretamente na plataforma. Este é um jeito de tornar a venda mais prática e acessível.
Para configurar o catálogo, basta realizar algumas operações. Primeiramente, vá nas configurações da conta e selecione a função ‘‘catálogo’’. Logo, insira a imagem do produto desejado e preencha as informações solicitadas.
Erros que devem ser evitados ao vender pelo Whatsapp
Acima, vimos 7 estratégias que irão triplicar as suas vendas usando o WhatsApp. Porém, existem alguns erros que são cometidos normalmente e que precisam ser evitados para que o resultado seja o melhor possível.
Venda, venda e venda
Apesar do propósito do negócio seja vender, ninguém gosta de receber mensagens toda hora com propostas comerciais. Então, pense bem antes de mandar algo para seus contatos. É necessário que o cliente saiba a sua intenção de ajudar, disponibilizando soluções para o dia a dia.
Não faça grupos
Criar um grupo no Whatsapp com bastante gente desconhecida pode deixar os clientes com um pé atrás, além de ser perigoso. Se um indivíduo permitiu que você utilizasse o contato dele para enviar informações, não seja inconveniente e utilize a lista de transmissão.
Não ignore feedback
Após recolher os dados acerca da satisfação do cliente, não os ignore. Dê atenção a tudo o que foi falado. Você precisa estar atento aos feedbacks e se possível, solucioná-los da melhor maneira possível.
Além disso, caso o cliente solicite que não queira mais receber mensagens, você deve tirá-lo das listas de transmissão. Não é legal investir em quem já mostrou um desinteresse no serviço disponibilizado.
Leia também: 10 dicas valiosas para começar uma empresa agora mesmo.
Referências
Whatsapp Business - WhatsApp
Versão em espanhol: 7 estrategias que puedes utilizar para triplicar tus ventas utilizando WhatsApp