A Caixa Econômica Federal lançou um novo recurso especialmente para aposentados e pensionistas do INSS, o cartão de crédito Caixa Simples. Trata-se de um cartão consignado feito para parcelar as compras e pode ser considerado como uma espécie de empréstimo pessoal.
A novidade foi desenvolvida em parceria exclusiva com a Elo e anunciada em presidente da Caixa em abril. Ao solicitar o cartão, é possível contar com a ausência de anuidade e o débito automático do pagamento do aposentado ou pensionista.
É válido deixar claro desde o início que esse não é um cartão para todos os públicos. Para fazer o requerimento do serviço, é necessário cumprir algumas condições. Vamos vê-las no decorrer do texto.

Neste artigo iremos falar com detalhes sobre o cartão de crédito consignado da Caixa, o Caixa Simples, e disponibilizaremos o passo a passo para solicitar o recurso. Confira.
Quem pode ter o cartão Caixa Simples
Inicialmente, quando foi lançado, o cartão caixa consignado para aposentados só podia ser adquirido em Brasília. Entretanto, alguns meses seu lançamento, hoje já pode ser adquirido e é reconhecido em todo o território nacional.
Como dito anteriormente, não são todas as pessoas que podem requerer o cartão Caixa Simples. Segundo a instituição financeira, qualquer aposentado ou pensionista do INSS, com menos de 75 anos, pode solicitar seu cartão consignado.
Algo diferenciado é que essas pessoas podem pedir o serviço mesmo que já tenham um empréstimo em aberto com o banco. A iniciativa serve de auxílio para os aposentados e pensionistas e visa suprir a dificuldade e os juros abusivos que esse público encontra para contratar crédito pessoal.
Vantagens do cartão
As vantagens e diferenças do cartão consignado para o tradicional cartão de crédito consistem basicamente em taxas menores, se comparado com os demais serviços do mercado. Veja outros benefícios:
- Isenção do pagamento de taxa de anuidade;
- Fatura quitada mensalmente, sem a necessidade de ir até o banco para fazer isso;
- Ausência de consulta jurídica ao SPC ou Serasa;
- Limite de crédito de até 1,4 vezes o valor da aposentadoria ou pensão;
- Simulação e acesso ao contrato pela internet, no site da Caixa Econômica Federal;
- Cartão com bandeira Elo, aceito internacionalmente.
Além dos benefícios acima citados, com o cartão consignado para aposentados e pensionistas é possível a solicitação de serviços de reparos profissionais do lar até 3 vezes ao ano, de maneira gratuita.
Como solicitar o cartão consignado
Para solicitar o cartão consignado Caixa Simples, é necessário dirigir-se até uma agência da Caixa, já que ainda não é possível fazer o requerimento de forma online. Veja os documentos que precisa portar durante o procedimento:
- RG original e cópia;
- CPF;
- Comprovante de residência original e cópia;
- Extrato de consignação.
O extrato de consignação pode ser consultado através do site Meu INSS ou do aplicativo de celular. O documento consta os dados pessoais do aposentado ou pensionista, bem como os dados que dizem respeito ao benefício recebido.
Além disso, todos os contratos ativos e inativos do beneficiário estão contidos nesse extrato de consignação. Ele é solicitado para que seja possível analisar o quanto é ganho e o quanto é gasto. Essa solicitação serve de guia para que o solicitante do cartão tenha em mente o valor que poderá gastar sem comprometer sua renda básica.
Taxas e anuidade
O Caixa Simples é um cartão sem anuidade, para obtê-lo o interessado paga apenas uma tarifa R$ 15 para realizar a emissão do cartão, podendo parcelar esse valor em até 3x na fatura. Depois disso, só é precisará pagar o que gastar, sem anuidade ou mensalidade.
Já o juros do crédito rotativo do cartão é de 2,70% ao mês, um valor bem inferior quando comparado a outros cartões do mercado. Mas, claro que o cartão é direcionado para um público específico e por isso possui essas taxas reduzidas.
Central de atendimento
Para mais informação referente ao cartão ou a outros serviços da Caixa Econômica, recomendamos que entre em contato com a central de atendimento através dos números abaixo:
- SAC: 0800 726 0101;
- Ouvidoria: 0800 725 7474
- Sede da Caixa Econômica Federal: Bloco A Lotes 3/4, 70092-900, SHCS, Brasília.