Cade concede aval para compra da Nextel pela Claro

O ano de 2019 está sendo muito proveitoso em termos de novos investimentos realizados. Os grandes investidores parecem estar de olho no aumento do poder de compra da população e no potencial de crescimento que isso representa.

ANÚNCIO

Pensando assim, a América Móvil deu um grande passo rumo à conquista da Nextel. Em um anúncio realizado nesta segunda-feira, a empresa mexicana revelou que o investimento de 905 milhões de dólares para adquirir toda a operação da Nextel no Brasil foi aprovado.

Em contrapartida, a NII Holdings já deixou informado que, mediante o fechamento do acordo, terá o seu funcionamento encerrado e dissolvido em solo brasileiro. Trata-se de uma mudança importante para os serviços de comunicação de uma das empresas mais populares do Brasil.

ANÚNCIO
Fonte: reprodução/internet

A compra da Nextel

No último mês de março, a América Móvil fez o primeiro anúncio acerca da transação para adquirir a Nextel Brasil. Na época, a compra da concorrente foi firmada em um acordo milionário com as duas empresas que estavam responsáveis pela subsidiária.

Quem estava à frente da operação era a NII Holdings, que detinha 70% de todo o negócio, e a Al Brazil Holdings, com os 30% restantes. Não houve muitos embargos no momento da compra, afinal, ambas as holdings estavam em concordância com a venda.

ANÚNCIO

A quantia investida na negociação foi de 905 milhões de dólares, o que é equivalente a cerca de 3,47 bilhões em reais. Vale ressaltar que este valor está totalmente desvinculado de dívidas, o que poderia implicar em eventuais reajustes até que a transação estivesse concluída.

Segundo uma afirmação da empresa mexicana, essa questão poderia incluir reembolso em relação aos investimentos em ativos fixos e capital de giro de 1º de março até o fechamento da operação.

Claro como marca única

Toda esta movimentação faz parte de uma estratégia da América Móvil e torna a marca Claro sua única representante aqui no Brasil. Dessa forma, a holding acredita que a empresa consolidará sua posição como uma das principais prestadoras de serviços de telecomunicações no Brasil.

Já é esperado que uma das maiores vantagens em todo este contexto seja em relação à quantidade de clientes presentes no Rio de Janeiro e em São Paulo. Nestas duas cidades, é muito comum o uso da Nextel, além de possuírem os maiores mercados brasileiros.

Um outro ponto muito positivo é a expansão de infraestrutura para as operações da Claro. Todo o espaço utilizado anteriormente pela NII também passa a ser de propriedade da América Móvil, aumentando ainda mais a sua cobertura.

Compra autorizada

Com toda a transação financeira realizada, faltava ainda o sinal positivo de dois importantes órgãos que atuam na regulação das telecomunicações. São eles o Conselho Administrativo de Defesa Econômica - Cade e a Agência Nacional de Telecomunicações - Anatel.

No entanto, nesta segunda-feira ao menos uma autorização já está garantida, a do Cade. A expectativa é que nos próximos dias a Anatel também se posicione favoravelmente à compra realizada.

De acordo com algumas informações disponibilizadas em julho pela Agência Nacional, a Nextel é detentora de 3,5 milhões de linhas móveis em todo o Brasil. Este bom resultado faz com que a empresa ocupe a quinta posição no segmento.

Por sua vez, a Claro está na vice colocação, com 56,5 milhões de linhas. A líder, há tempos, vem sendo a Vivo, com um total de 73,9 milhões de linhas telefônicas.