Conheça algumas dicas para melhorar a vida financeira

A vida financeira é algo muito complexo para algumas pessoas. Seja por falta de orientação ou por falta de controle, grande parte dos brasileiros enfrentam sérios problemas com suas finanças pessoais.

ANÚNCIO

No entanto, saiba que é completamente possível organizar as coisas e se dar bem com a sua carteira. Para você, as dívidas podem ter sido um problema até aqui. No entanto, hoje nós queremos dar algumas dicas para estabelecer um maior controle sobre o seu dinheiro.

Quem tem as finanças equilibradas consegue ter uma melhor qualidade de vida, consegue em alguns casos, não desenvolver estresse e nem ansiedade e ainda pode fazer muitos planos para o futuro.

ANÚNCIO
vida financeira
Foto: (reprodução/internet)

Está precisando de ajuda com as finanças pessoais e precisa de ajuda? Continue a leitura deste artigo e receba alguns conselhos que irão mudar a forma como você enxerga e se relaciona com o seu dinheiro.

Monte uma poupança

Não é possível falar sobre organizar a vida financeira e não levar em consideração que, mensalmente, uma reserva precisa ser alimentada. Afinal, é justamente com este dinheiro que algumas situações adversas poderão ser contornadas.

ANÚNCIO

No entanto, não junte aquilo que sobra no final do mês. Se você não tiver uma meta sobre quanto poupar da sua receita, dificilmente sobrará um bom valor para ser guardado. Então, procure sempre guardar de 10% a 20% daquilo que recebe mensalmente.

Tenha um dia no mês para organizar a vida financeira

Evite ir lidando com o seu dinheiro no decorrer do mês e administrar apenas os gastos. É necessário que você reserve um dia para colocar tudo na ponta do lápis e fazer um simples levantamento: o que ainda tenho para gastar e o que preciso pagar?

Além disso, é muito importante ter bem divididas todas as suas fontes de receita. Seja o salário, aluguéis, trabalhos e outros. Tenha o controle de tudo isso para facilitar a organização. O ideal é que esta tarefa seja feita logo no início do mês, quando o salário cair na conta.

Atualmente, existem aplicativos que auxiliam a fazer esse controle. Trata-se de uma alternativa prática e rápida e que pode ser a solução para muita gente. Confira no vídeo a seguir, algumas sugestões de app.

Estabeleça as prioridades

Para quem está enfrentando um momento de descontrole, é importante reduzir os gastos. De fato, alguns continuarão sendo necessários e honrados mensalmente, para isso, é importante que você saiba o que é mais importante.

Essa pode ser uma das fases mais complicadas, afinal, ela exige disciplina e dedicação. Algumas coisas você realmente precisará abrir mão por um tempo. No entanto, tenha sempre em mente que tudo é passageiro

Corte as linhas de crédito

Infelizmente, precisamos admitir que os cartões de crédito são uma grande ameaça para quem tem problemas em administrar o dinheiro. A facilidade em ter algum produto sem, necessariamente, estar com o dinheiro em mãos, pode ser o início de uma série de dívidas.

Portanto, por mais que complique um pouco a situação das suas finanças pessoais no início, encerre todo e qualquer crédito fácil que você esteja utilizando no momento.

Tenha objetivos com as finanças

Torne a tarefa de ajustar a realidade do seu bolso uma meta. Mas, não uma meta distante: divida o processo em objetivos menores até alcançar o alvo maior. Exemplo disso é quando o indivíduo sonha em comprar um carro, mas, como não tem um planejamento, atrai as dívidas.

Ao invés de fazer as coisas de forma repentina ou emergencial, tenha um planejamento. Se você quer compra um carro, estabeleça um período de tempo para conseguir o dinheiro, ou pelo menos uma boa entrada.

Aprenda diferentes formas de investimento

Essa é a dica mais avançada que nós iremos te dar hoje, foque nos investimentos. Para chegar neste nível, certifique-se de ter cumprido todas as outras etapas anteriores. Isso porque é impossível investir sem ter uma renda disponível para tal.

Procure uma forma de fazer o seu dinheiro começar a trabalhar para você. Ou seja: multiplique-o. Para isso, você poderá contar com o banco no qual tem conta ou até mesmo com empresas que prestam assessoria neste aspecto.

Além disso, é muito importante você não ser leigo no assunto e saber o que está fazendo. Dessa forma, será possível cuidar dos seu próprio dinheiro e tomar as decisões que achar melhor sem depender de ninguém.