Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens

O PicPay é um aplicativo que opera no mercado de operações bancárias e tem como objetivo facilitar o dia dia dos clientes e suas transações. Desde 2012, a PicPay vem atuando com operações no mercado financeiro, com o objetivo de centralizar e assistir os usuários.

ANÚNCIO

O aplicativo foi desenvolvido por um fintech (startups que trabalham para inovar e otimizar serviços do sistema financeiro) brasileira e hoje está disponível para usuários do Android e iOS (iPhone) em suas determinadas lojas de aplicativos.

O aplicativo é gratuito e dentre suas operações, os usuários podem fazer transferências, pagar boletos, parcelar contas e usar de promoções disponíveis para comprar produtos em lojas parceiras e até receber cashback.

ANÚNCIO
Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/PicPay)

Entretanto, assim como outros aplicativos e plataformas que trabalham com operações bancárias e financeiras, o PicPay tem suas vantagens e desvantagens. Confira abaixo os tópicos abordados nesse artigo e descubra tudo sobre o PicPay:

  • Como criar uma conta no PicPay;
  • Por que o PicPay é uma carteira virtual;
  • Quais são os pagamentos no aplicativo;
  • Quais são os estabelecimentos cadastrados;
  • Como realizar pagamentos nas lojas no Pic Pay;
  • Como funciona o rendimento do CDI no PicPay;
  • A proteção do dinheiro no programa de CDI;
  • Desvantagens da conta PicPay;
  • O que é o PicPay Pro;
  • Programa promocional do CDI;
  • O número de usuários do PicPay;
  • PicPay, um aplicativo em crescimento

Vantagens da conta PicPay

O aplicativo PicPay pode parecer bem intuitivo para alguns usuários por ter uma interface clara e sintética. Para criar uma conta no aplicativo, o usuário deve fazer um cadastro com suas informações pessoais, para então, explorar os recursos e funções disponíveis.

ANÚNCIO
Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/internet)

Para esse cadastro, o usuário precisa adicionar: Nome e sobrenome, data de nascimento, número do celular, e-mail, endereço (uma vez que algumas transações com cartões de crédito que pedem endereço de cobrança) e CPF, além de definir um usuário e senha.

Uma vez que o usuário faça seu cadastro, os recursos e funções do aplicativo PicPay já estarão disponíveis para uso de forma gratuita tanto em smartphones ou outros dispositivos Android como em iPhone e iOS.

Como criar uma conta no aplicativo

O aplicativo do PicPay está disponível para qualquer usuário nas lojas de aplicativos, uma vez que procure, para criar uma nova conta o usuário pode seguir esses passos para começar a usar o aplicativo e explorar seus recursos:

  1. Faça o download e instale o app do PicPay (disponível para iPhone e Android);
  2. Uma vez instalado, abra o aplicativo e crie uma conta;
  3. Faça o cadastro com nome e sobrenome verdadeiros, CPF, data de nascimento, número do celular (o aplicativo envia um código de confirmação por SMS), e-mail, nome de usuário e uma senha;
  4. Com o cadastro criado no aplicativo, clique em Ajustes;
  5. Em Conta Bancária, adicione os dados da sua conta;
  6. Em Meus endereços, adicione seu endereço residencial.
    ( O PicPay avisa que o endereço é necessário em transações que pedem endereço de cobrança);
  7. Clique em Carteira, e em Cartões cadastrados, adicione um cartão de crédito.
    No aplicativo é possível digitar os dados e fazer o cadastro manualmente ou escanear os dados de seus documentos, através da câmera de seu smartphone ou dispositivo Android, ou iOS.

PicPay, uma carteira virtual

Como falamos anteriormente, a PicPay visa facilitar as operações financeiras de seus usuários, uma vez que aplicativos de banco podem ser complexos para alguns e podem não ter todas as funções necessárias para seus clientes.

Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/Shutterstock)

O PicPay vai funcionar então como uma carteira virtual, pois os usuários podem enviar e receber dinheiro, usar o Pix, pagar boletos, comprar crédito para o celular, para games online e muito mais, tudo isso no próprio aplicativo. Além dessas funções, os usuários podem guardar e acumular dinheiro usando o cashback, ou seja, o aplicativo é uma carteira virtual.

Além disso, o usuário também pode adicionar seu cartão de crédito e usar para transações ou para deixar salvo em sua página para quaisquer necessidades, como pagamentos em lojas virtuais.

Operações no aplicativo

Uma das transações financeiras mais realizadas diariamente é o pagamento de contas. Milhões de clientes de diversos bancos usam das plataformas e aplicativos disponíveis para tentar facilitar e apressurar operações que antes demoravam dias para serem realizadas e horas em filas para serem enfrentadas.

Com os aplicativos e a internet banking das prórpias instituições financeiras, os clientes podem fazer essa e outras transações bancárias de forma mais conveniente. Com o PicPay, os pagamentos são feitos na hora via boleto bancário, cartão de crédito ou débito e também em estabelecimentos pelo próprio aplicativo, seja este virtual ou não.

Estabelecimentos cadastrados

Como explicamos anteriormente, os usuários podem fazer transações em estabelecimentos virtuais ou físicos no próprio aplicativo. O PicPay disponibiliza uma lista para que o usuário tenha ciência sobre em quais lojas pode fazer compras e onde estão localizadas (em caso de lojas físicas).

Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/Banco Original)

O site Seu Crédito Digital cita que o PicPay hoje é aceito em mais de 1 milhão de estabelecimentos físicos em todo o país. A lista vai de restaurantes, lojas e salões de beleza até farmácias e supermercados. Entretanto, na lista também é possível, por exemplo,  pagar corridas no Uber, Ifood, Uber Eats, Claro e Sky, tudo de acordo com a necessidade do usuário.

Uma vez que o usuário utiliza o PicPay para realizar um pagamento em algum estabelecimento, o aplicativo registra todas as transações, valores, datas e horários. Além de disponibilizar também se o usuário recebeu ou não, o cashback, como está seu saldo (na carteira virtual) e opções para realizar novas transações no aplicativo.

Como realizar pagamentos nas lojas no Pic Pay

Dentre as vantagens do aplicativo, os pagamentos na hora e as diversas opções para tal, são um dos pontos-chave que levaram o PicPay à se tornar uma dos maiores e mais usadas plataformas de operações bancárias e financeiras do Brasil.

Para realizar pagamentos, o usuário deve:

  1. Ao abrir o aplicativo, clique na opção Pagar, na tela de início;
  2. Para realizar pagamentos em lojas e outros estabelecimentos, o usuário pode procurar pelo nome da conta ou escanear o QR Code;
  3. Além disso, o usuário pode também enviar valores para máquinas Cielo (QR code) em lojas e estabelecimentos físicos, recarregar celulares de forma pré-paga e colocar créditos em cartões de transporte público, a depender da disponibilidade de sua cidade;
  4. Para enviar dinheiro para amigos ou conhecidos, o usuário pode clicar no perfil ou procurar pelo nome vinculado em sua lista de contatos;
  5. Ao acessar um perfil, defina o valor que deseja enviar e confirme;
  6. Para o possível colocar créditos em carteiras virtuais, e o PicPay é compatível com apps e games como Uber, iFood, Google Play e League of Legends, Sky Pré-Pago entre outros.

Rendimento de CDI

Assim como outras plataformas que realizam transações financeiras, o PicPay também disponibiliza rendimentos para seus usuários. A empresa recentemente disponibilizou o valor do rendimento do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), um título emitido pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes que é bem conhecido entre os investidores de renda fixa.

Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/PicPay)

No PicPay, o CDI agora tem um rendimento de 210% ao mês, ou seja, diferentemente de bancos e outras instituições financeiras como outras fintechs, o PicPay disponibiliza ao usuário uma opção de aderir o rendimento de CDI e deixar uma quantia de seu dinheiro na carteira do aplicativo para ter um retorno de mensal de 210% do CDI.

A oferta promocional garante um rendimento 3 vezes maior que a poupança. Para tal, o usuário deve:

  1. Acessar a opção ‘Carteira’ na tela inicial;
  2. Conferir seu saldo e/ou clicar em ‘Adicionar’ para aumentar o valor depositado;
  3. Escolher a opção de pagamento (para realizar a transferência para o PicPay). Dentre as opções disponíveis para realizar a transação, o PicPay permite: Cartão de débito virtual Caixa; Boleto bancário e tranferência via TED;
  4. Depois de escolher a opção, o usuário pode escolher o valor que quer depositar e então, adicionar em seu saldo para começar a ter um rendimento de 210% de CDI com o PicPay.

Proteção do dinheiro no CDI

Alguns usuários podem se sentir desconfiados de transferir quantias para instituições ou empresas que não bancos, uma vez que estes já realizam essas e outras operações e podem parecer mais confiáveis, entretanto, uma vez que o usuário decide aderir ao CDI do PicPay.

“Assim como no Fundo Garantidor de Crédito (FGC), o dinheiro no PicPay possui garantia, mas na forma de títulos públicos federais…então, todo valor que estiver na sua carteira, incluindo os rendimentos acumulados até o dia em que você decidir usar ou sacar, fica separado do patrimônio do PicPay - ou seja, o dinheiro é seu e você pode usá-lo quando quiser, a qualquer momento.”, afirmou a empresa.

Desvantagens da conta Pic Pay

Até agora falamos sobre os benefícios que usuários do PicPay podem ter com as funções no aplicativo, estabelecimentos vinculados, diferentes opções de pagamentos e opções de transferências. Como toda operação (especialmente financeira), existem algumas desvantagens na utilização da conta Pic Pay.

Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/internet)

Geralmente bancos são a primeira opção de clientes (sejam pessoas físicas ou jurídicas) para realizar transações e investimentos. Com a chegada de outras instituições financeiras, por exemplo, as fintechs, alguns desses clientes escolhem estas como meios alternativos de pagamentos, e desde sua fundação em 2012, suas operações vêm se expandindo.

Contudo, a conta da PicPay pode apresentar algumas desvantagens que podem passar despercebidas quando comparadas, especialmente aos bancos e instituições de maior porte.

PicPay Pro

Uma vez cadastrada uma conta PicPay , o usuário vai ter acesso às suas funções e seus recursos, entretanto, existem alguns limites em suas operações para usuários com contas gratuitas no Pic Pay.

Para pagamentos, existem diversas opções para pagamentos e transferência de valores entre contas, mas para usuários com contas gratuitas, ou seja, que não são Pro, o PicPay estabelece um limite para transações com cartão de crédito para enviar dinheiro sem cobrança de taxa de R$800 por mês.

Uma vez atingido o limite mensal os usuários com contas gratuitas do Pic Pay Pro não podem realizar transações com cartão de crédito.

Programa promocional do CDI

Como falamos acima, o PicPay está oferecendo um rendimento de 210% ao mês do CDI, mas esse programa é promocional e válido até o dia 17/03/2021, e de acordo com a empresa “pode ou não ser estendido após esse prazo.”

Vale a pena investir na conta do PicPay? Confira vantagens e desvantagens
Foto: (reprodução/internet)

O programa entretanto, garante que o dinheiro depositado na conta renda, inclusive o cashback, até o tempo estabelecido da promoção. No mais, o programa também determina um limite de até R$250.000 por CPF como valor máximo para rendimento. Caso exista um valor ultrapasse esse limite, essa margem não terá rendimento.

Como todo título emitido por bancos, a operação está sujeita a algumas taxas e tributos, a depender do valor. Entretanto, essas eventuais taxas ficam retidas pelo Pic Pay antes do valor ir para a carteira do cliente.

Usuários Pic Pay

Em 2020, o site Mobile Time divulgou que o PicPay atingiu a marca de 20 milhões de usuários e projetou uma marca de 31 bilhões de reais em transações. Com a quarentena os usuários aumentaram o número de compras online, assim como a adesão de outras plataformas e meios de pagamento.

O PicPay pode ser considerado um novato no mercado, e mesmo com uma nova marca de milhões de usuários, outra desvantagem é o número de usuários que utilizam outras plataformas como meios de pagamentos. Como exemplo podemos citar o próprio WhatsApp e também o Nubank, outra fintech.

Uma vez que muitas pessoas ainda não conhecem o PicPay e seus recursos, os pagamentos e transferências podem ser um empecilho entre usuários e não-usuários.

Pic Pay, um aplicativo em crescimento

Como vimos, o PicPay oferece vários recursos e formas de pagamento em seu aplicativo, e pode ser muito vantajoso para muitos que queiram testar uma nova plataforma e conhecer seus benefícios. Então, assim como bancos e outras fintechs, esta instituição pode oferecer alguns pontos desvantajosos em suas operações.