Perigo no e-Commerce: conheça o golpe da compra falsa

A internet é facilitadora em muitos aspectos. Entre eles, os novos formatos de compra e venda por meio do e-Commerce. Aliás, a modalidade é uma tendência e beneficia tanto as empresas quanto os clientes.

ANÚNCIO

Poder comprar sem sair de casa, abrir um negócio dispondo apenas de um espaço online: todos saem beneficiados com a alternativa. No entanto, alguns compradores ainda possuem ressalvas quanto a comprar online. Afinal, vou mesmo receber o meu produto?

As discussões sobre os riscos de fazer um pagamento no e-Commerce são muitas. Mas, os riscos não são apenas para o consumidor. Recentemente, foi descoberto um golpe que estava sendo aplicado em vendedores do Mercado Livre. No ato, os falsos compradores conseguiram receber os produtos ofertados sem realizar o pagamento.

ANÚNCIO
Fonte: reprodução/internet

Entenda o caso

O truque é simples, porém, bem calculado e pensado. Para aplicar o golpe, os criminosos fizeram réplicas muito convincentes dos e-mails de confirmação de venda do site Mercado Livre.  No e-mail, é incluído um comprovante de pagamento que informa todos os dados do comprador.

Além disso, a etiqueta padrão, que a empresa disponibiliza para ser colocada nas encomendas, também é anexada. Como o protocolo comum foi todo plagiado, muitas pessoas deixaram passar detalhes que indicam o truque.

ANÚNCIO

Os vendedores menos experientes, muitas vezes em sua primeira oportunidade de venda online, foram os mais prejudicados. Pela pouca, ou nenhuma, informação dos novos vendedores, com muita lábia os criminosos conseguiram receber os produtos sem fazer nenhum tipo de transação.

Veja um dos testemunhos

Em relato ao portal de tecnologia Techtudo, uma das vítimas, que optou por não revelar sua identidade, contou como foi sua experiência. A oferta realizada pela vítima foi a de uma câmera da marca Canon, modelo T3i. Inicialmente, a vendedora fez o anúncio por meio de outra plataforma, a OLX.

Uma das pessoas que manifestou interesse pela câmera, era um dos praticantes do golpe. Porém, o suposto cliente fez questão que a venda fosse feita pelo Mercado Livre.

“Eu estava vendendo na OLX. O cara entrou em contato comigo, pediu meu WhatsApp e pediu pra eu colocar meu produto no Mercado Livre porque lá seria mais seguro por conta do Mercado Pago.”

Fralde no e-mail da vítima

Como solicitado, a vítima anunciou também na plataforma requisitada e enviou o link para o criminoso. Rapidamente obteve a resposta do meliante, afirmando já ter realizado a compra e que ela receberia um e-mail de confirmação. 

“O e-mail era muito parecido com o do Mercado Livre, a identidade visual era toda parecida. Eu nunca tinha vendido nada por lá, então eu não sabia como era a questão de liberação do dinheiro. Porque no e-mail estava dizendo que seria liberado assim que eu colocasse o produto no Correio.“ 

Apesar de ter chegado a despachar o pedido, por sorte, a vítima percebeu a armação a tempo. Com uma consulta mais atenta ao e-mail recebido, pôde verificar que se tratava de uma mensagem falsa. A vendedora conseguiu recuperar a encomenda nos Correios, que fez o reembolso de todos os gastos.

Mercado Livre emite nota de alerta

O Mercado Livre, plataforma utilizada pelos criminosos se posicionou e alertou seus usuários por meio de uma nota. Confira um trecho: 

"Para garantir uma negociação segura, o Mercado Livre orienta seus clientes a sempre verificarem o status de suas vendas e/ou compras na área ‘Minha conta’, disponível ao usuário logado no site. O cliente não deve considerar nenhuma mensagem nem enviar o produto antes de checar as informações de sua conta e a existência de crédito especificamente nesse canal.