800 mil aposentados poderão ter dinheiro devolvido pelo INSS

Atualmente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável pelo pagamento dos recursos de aposentados e pensionistas no Brasil. A notícia que não sai da mídia é sobre a possibilidade de devolução de dinheiro aos beneficiários.

ANÚNCIO

Os valores que podem ser ressarcidos foram pagos à 4 instituições associadas. Essas empresas respondem por 90% de todas as reclamações que o INSS recebe de descontos indevidos dos beneficiários.

O número de benefícios reunidos em todo o país chega à 800 mil. Sendo que todos os meses, conforme a Folha, 3 mil pessoas pediram a exclusão de descontos cobrados indevidamente.

ANÚNCIO
Fonte: (Reprodução/Internet)

Descontos são suspendidos em decorrência das denúncias

O INSS está apurando as denúncias que foram feitas recentemente e por isso suspendeu os descontos por 2 meses consecutivos.

Os descontos suspensos consideram os repasses dos descontos associativos que são feitos mensalmente na folha de pagamento dos beneficiários e começa a valer a partir de junho deste ano.

ANÚNCIO

A investigação considera que foram realizados débitos indevidos diretamente dos salários desses segurados. A notícia toda mexeu com o mercado financeiro, especialmente porque nunca antes o INSS havia suspendido algum repasse de associações conveniadas.

Atualmente, a notícia chegou ao Ministério Público Federal, em São Paulo e outros 7 estados, onde já possui inquéritos abertos.

O que os beneficiários devem fazer

As apurações ainda estão sendo feitas pelo INSS e pelo Ministério Público. No entanto, se houver comprovação de fraude, os beneficiários vão receber o dinheiro de volta. Isso porque os descontos indevidos são considerados ilegais no país.

“O beneficiário que se sentir lesado com os descontos das associações não autorizadas podem providenciar a exclusão do débito sem burocracia. E sem ter que ir até uma agência do INSS”, informou o órgão.

O que o beneficiário deve fazer é ficar atento à essas situações de ilegalidade em descontos mensais de associações desconhecidas ou então se houver descontos de origens desconhecidas.

Também deve ficar atento se recebeu algum empréstimo sem que tenha pedido ou mesmo se teve parcelas descontadas. A partir daí, um próximo passo é fazer a reclamação direto na associação, na empresa ou no próprio INSS presencialmente ou pelo número 135.

Canais de acesso do INSS

Uma boa dica, tanto para consultar o extrato do benefício como para ter mais informações, é acessar o site do INSS ou aplicativo do Meu INSS, gratuito para iOS e Android. Por lá, será preciso fazer um cadastro gratuito com informações pessoais.

Leia também: Aplicativo Meu INSS: 90 serviços feitos pelo celular ou pelo telefone.

É pelo site que dá para bloquear ou fazer um requerimento do desconto da mensalidade. Em caso de dúvidas, lembre-se que o INSS está disponível no telefone, através do 135 e para solicitar a exclusão, basta optar pela opção 2.