Aumento do ICEI indica boa perspectiva para economia

A qualidade da economia de um país depende de diversos fatores importantes. Um desses, é o número de investimentos realizados na nação durante um determinado período de tempo. Porém, na realidade brasileira, esse fator não estava num bom momento, deixando a nossa economia a desejar.

ANÚNCIO

No entanto, a novidade de hoje é positiva neste aspecto. Parece que com possíveis mudanças em iminência, como a reforma da previdência, o Brasil está começando a ter mais credibilidade com o segmento empresarial.

Na última semana, foram divulgados dados que indicam mais um aumento no índice de confiança do empresário. Isso é uma característica bastante positiva que pode atrair mais investimentos, geração de empregos e tantas outras características positivas para o nosso país.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

A melhora no ICEI nacional

Em uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria - CNI, foi possível observar mais um resultado positivo para a economia brasileira. O ICEI, que é o Índice de Confiança do Empresário Industrial, teve aumento de 1 ponto entre os meses de junho e julho.

Agora, numa média de 57.4 pontos, a informação indica confiança pelo 10º mês seguido. Quando comparado ao mês de julho do ano passado, o índice está 9.5 pontos maior. Afinal, em 2018, houve uma movimentação conturbada no período.

ANÚNCIO

Devido às movimentações, o último mês de julho ainda estava sob os efeitos da greve dos caminhoneiros. Além disso, o ICEI também foi superior à média recorde, com 2.9 pontos a mais. Para realizar o cálculo que conclui a pontuação do índice, é realizada uma média ponderada entre os índices de condições atuais e as expectativas.

Com isso, o valor do ICEI pode variar de 0 a 100 pontos. Um escore como o do Brasil, acima de 50 pontos, indicam uma melhora na condição atual e também uma boa perspectiva para os próximos anos.

As expectativas são boas

O aumento no índice de expectativas foi o mais fundamental para que a média pudesse ser alcançada. Para os próximos seis meses, houve um aumento de 0.3 pontos entre os meses de junho e julho. Isso indica a característica otimista dos empresários com o futuro.

Comparando também mais este índice ao mesmo período em 2018, o aumento é ainda mais significativo. No ano passado, a pontuação estava em 49.6 pontos. Agora, em 2019, o índice marca 60.8 pontos. Porém, comparando ao ICEI de dezembro de 2018, o recuo foi grande. Afinal, houve o alcance de 70 pontos no escore.

Flávio Castelo Branco, gerente-executivo de Política Econômica da CNI, comentou sobre os números positivos. Em entrevista, Castelo Branco disse:

“As expectativas em relação à economia brasileira aumentaram um ponto em relação a junho. Essa melhora pode estar ligada às perspectivas de aprovação da reforma da previdência.

O levantamento cobriu os primeiros dez dias de julho, quando a reforma estava sendo encaminhada para votação com perspectivas bastante positivas de aprovação.” Completou

Cenário atual precisa melhorar

Porém, se apenas a compreensão da realidade atual dos negócios e da economia fosse levada em consideração, o ICEI não teria marcado um desempenho tão bom.

O índice das condições atuais teve um recuo de 0.7 pontos no mês de julho, firmando a média em 47.6 pontos. Como o escore ficou abaixo dos 50 pontos, ainda existe falta de confiança.

As empresas que os investidores tendem a confiar mais são as de médio e grande porte. Para estes segmentos houve aumento no ICEI, alcançando 58.2 e 57.5 na média, respectivamente. Para os negócios menores, o índice diminuiu 0.4 pontos.