Recentemente foi divulgada uma informação de que no Amazonas houve um aumento de mais de 190% no número de fraudes com cartão de crédito. O dado é da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
O aumento analisou o início do ano de 2019 compara com o mesmo período de 2018. Em números, o estado registrou 35 casos de crimes com os cartões até março. Os prejuízos passam dos R$ 1,8 mil em alguns casos.
Uma das vitimas que sofreu o golpes avaliou que a ação dos criminosos é profissional. Embora a quantidade de crimes não pareça tão grande, o suste se deve pelo aumento dos crimes que demonstra uma tendência de crescimento diante do constante uso do cartão de crédito.
Como as fraudes aconteceram
Uma das vítimas do crime explicou como sofreu com o abuso informando que chegou em seu celular uma mensagem de SMS informando que ele havia sacado um valor de seu cartão.
Em seguida, a vítima, não identificada, afirmou que as mensagens não pararam de chegar e a cada 30 minutos um novo saque em seu cartão de crédito era identificado, mesmo ele tendo o seu cartão em mãos.
“Chegou um SMS no meu celular falando que eu tinha sacado um valor. E a cada 30 minutos foi chegando novas mensagens. Só que o meu cartão estava na carteira” contou.
No Brasil, milhões de pessoas já sofreram o golpe
Já quando mo país inteiro, o número de pessoas que sofreram com golpes assim chega à 9 milhões só nos últimos 12 meses. O número vem de uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Conforme a pesquisa, também mais de 40% dos casos tem como motivador a clonagem do cartão. Em seguida, também são identificados algumas fraudes comuns como os boletos falsos e financiamentos ou empréstimos.
Como evitar esse tipo de crime?
Guilherme Torres, delegado titular da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), afirma que compras online facilitam a ação dos criminosos. Por isso, para ele, uma boa dica é ficar atento à essa atividade cada vez mais comum.
“Em uma transação comercial comum você envia os seus dados para uma pessoa e no futuro ela clona o seu cartão” afirmou o delegado da DERFD.
Torres também conta que é dessa forma que criminosos usam os dados dos clientes para criar um novo cartão e assim realizar saques e compras indevidas. Por isso o conselho dele é nesse sentido.
Para ele, uma forma de evitar é se proteger de sites não confiáveis e usar a tecnologia de cartões virtuais para comprar e bloquear em seguida para que novas compras não sejam feitas.
Clonagens por telefone - Como evitar
Além das compras online, algumas pessoas têm sofrido com as clonagens por passarem dados importantes por telefone. Isso é o que aconteceu com os idosos no Mato Grosso como na matéria no link abaixo, mas em todo o Brasil também há registros de casos.
Leia também: Suspeitos são presos em MT por aplicar golpes com cartões de crédito em idosos.
Outra recomendação inteligente é nunca passar ou aprovar os dados pessoais e bancários via telefone. Em caso de dúvida, vá até a agência física ou ligue no banco digital. Outra dica é sempre fazer boletins de ocorrência para registrar os golpes.
A recomendação por registrar boletins de ocorrência se deve por, dessa forma, a polícia consegue dar atenção aos casos e iniciar uma investigação mais detalhada. Além do que também é com registro na polícia que muitas vezes é possível quantificar a incidência de casos assim.