Dia dos pais eleva expectativa dos lojistas em Santos

Para movimentar bem o comércio e, consequentemente, a economia, nada como uma boa data comemorativa. No segundo domingo do próximo mês, será comemorado o dia dos pais e os comerciantes da região santista já aguardam um aumento considerável nas vendas no período que antecede a data.

ANÚNCIO

De acordo com um levantamento de dados realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista, 66% dos lojistas estão otimistas. Para eles, o faturamento com as compras para o dia dos pais será ainda maior que o ano passado.

O faturamento das lojas nas datas comemorativas, é sempre um ponto de destaque. A questão é que a maioria das pessoas desejam comprar algo para lembrar e comemorar a data e na cidade de Santos isso não será diferente.

ANÚNCIO
Foto: (reprodução/internet)

Otimismo é maior do que em 2018

A pesquisa realizada pelo sindicato mencionado anteriormente indicou alguns números interessantes para o dia dos pais.

No meio do percentual de comerciantes que estão aguardando resultados positivos com o dia dos pais, existem diferentes palpites. Para 33% dos otimistas, a evolução nas vendas será na faixa de 10% a 15%.

ANÚNCIO

Enquanto isso, 17% demonstram uma confiança ainda maior, para um crescimento ainda maior que 15%. No entanto, cerca de 30% acredita que o resultado das vendas gerará um faturamento na mesma média de 2018.

Porém, existem empresários com uma noção diferente, um tanto quanto pessimista. Para os 4% desacreditados da economia, haverá uma queda de vendas no espaço de tempo em questão. Nesse grupo de lojistas, a opinião diverge quando a causa para a possível queda é discutida.

Para a maioria (dois terços), a razão da diminuição será a crise econômica que o Brasil está atravessando atualmente. O restante, no entanto, atribui o possível desempenho negativo ao maior número de concorrentes.

Os lojistas estão se preparando

Independente da perspectiva do lojista, seja ela positiva ou negativa, a classe está com preparativos fortes para conseguir atrair o consumidor. Entre as principais ações idealizadas, 67% está apresentando novos produtos para oferecer uma maior variedade na hora de vender.

Outros 49% irá apostar em uma decoração chamativa e especial para as vitrines das lojas. Também existem outros 31% que pretendem ser mais ousados e arriscar com liquidações e promoções.

A divulgação das ofertas também é uma ótima ação para atrair novos clientes e novas vendas. No entanto, os lojistas também ficaram divididos quanto à melhor forma de informar ao consumidor.

Do total, 28% deles preferem utilizar as mídias digitais para fazerem suas divulgações. As propagandas veiculadas em jornais, rádios e televisões são preferência de 15%. Além disso, um percentual menor, de 7%, prefere apostar no treinamento de funcionários.

No dia dos pais, quem dá a palavra final é o pai

O sindicato também procurou saber qual é a opinião do consumidor e o que é levado em consideração na hora de realizar a compra. Apesar das estratégias chamativas e tentadoras liquidações, o destino final de compra será onde for possível comprar os presentes de preferência dos pais.

Fonte: reprodução/internet

É o que indica o percentual de 35% apurado na pesquisa. Os preços especiais são opção de apenas 20% dos consumidores. 29% dos clientes entrevistados ainda leva em consideração o bom atendimento, os produtos diferenciados são critério de 28%. Enquanto isso, 18% observa a vitrine bem arrumada.