Segundo dados indicados pelo IBGE, na última pesquisa publicada pela POF (Pesquisa de Orçamento Familiares), o brasileiro gasta mais com transportes do que com alimentos. Além disso, quanto mais o tempo passa, mais caro fica o valor dos combustíveis.
Então, esse aumento de gastos está relacionado principalmente com o aumento do valor do combustível e da manutenção de veículos nos últimos anos. No entanto, já é possível economizar no combustível aderindo algumas boas práticas na hora de dirigir, confira a seguir.
Por que o preço da gasolina aumentou
Segundo a Petrobras, empresa multinacional brasileira do ramo de petróleo, os preços dos seus combustíveis têm como referência os valores de paridade de importação (PPI). Isso significa dizer que eles acompanham as variações do mercado internacional e da taxa de câmbio.
Desde dezembro de 2020, o barril de petróleo do tipo Brent, com referência internacional, aumentou 8%. A empresa destacou em relatório que, até 2020, a gasolina brasileira foi a 52ª mais barata entre 165 países na pesquisa global de preços da gasolina, 21,6% abaixo da média mundial.
Mas driblar esses valores sempre é possível, basta mudar alguns hábitos na hora de pegar no volante para dirigir. Continue lendo e veja as 7 dicas simples que nossa equipe separou para te ajudar a economizar bastante o combustível.
7 – Faça revisões periódicas no seu veículo
A manutenção preventiva de veículos é uma atitude simples que pode evitar muitos problemas, inclusive o desperdício de combustíveis. A análise de um técnico profissional pode detectar falhas na operação do veículo, o que pode afetar o consumo adequado de combustível.
Além disso, recomenda-se solicitar ao mecânico que utilize o scanner automotivo (equipamento utilizado para apresentar um diagnóstico de problemas no funcionamento do carro). Outro fator são o desgaste natural e a deterioração, que afetam o consumo de combustível.
6 – Evite frear e acelerar o veículo bruscamente
Frear ou acelerar o veículo bruscamente são práticas que fazem com que o motor trabalhe mais, pois ele acaba precisando usar mais força para responder rapidamente ao comando. Para piorar, esses hábitos também comprometem o funcionamento do sistema de frenagem.
Por isso, procure manter distância em relação ao veículo da frente, de modo que, ao precisar frear, seja possível diminuir aos poucos a aceleração do veículo. No caso de aceleração repentina, a injeção eletrônica consumirá mais combustível do que o motor requer, resultando em aumento de custos.
5 – Evite carregar muito peso no veículo
Quanto maior o peso do veículo, mais energia será gasta, pois o excesso de peso faz com que seja necessário forçar a aceleração para que o veículo se movimente. Apesar de gerar desperdício de combustível, os pneus são os componentes do veículo mais afetados pelo excesso de carga.
Isso porque, em função do peso, o pneu entra em atrito com o solo, desgastando a borracha da banda de rodagem mais rapidamente. Isso prejudica a estabilidade e capacidade de frenagem do veículo, podendo fazer com que o pneu estoure por conta da dificuldade de sustentar o peso.
Além disso, também é importante lembrar que o excesso de carga é perigoso nas estradas, pois causa impacto nas pistas e provoca danos ao asfalto. Esses danos, além de aumentar os riscos de causar acidentes, também deixam o veículo mais lento, tornando a viagem mais longa.
Como saber qual o peso ideal para o carro
O manual do fabricante contém limites sobre o peso que pode ser suportado sem danificar o veículo. Mas caso tenha perdido seu manual, é possível encontrar na internet tabelas que relacionam o peso ao tipo de pneu.
4 – Troque a marcha corretamente
Incrivelmente, até mesmo a mudança de marcha fará o veículo consumir mais gasolina, pois as engrenagens fazem parte do sistema de transmissão do veículo e são responsáveis por enviar a potência do motor às rodas. Por isso, cada marcha tem uma faixa de velocidade ideal para permitir que o veículo se desloque.
Portanto, tente observar como o motor responde aos requisitos de aceleração em relação ao peso de transporte. Se a resposta da aceleração for lenta, você precisará mudar as marchas antes que o veículo comece a consumir combustível desnecessário.
Se o instrumento conta-giros faz parte do seu veículo, você pode se orientar para saber quando mudar de marcha. Caso contrário, é importante conhecer o seu veículo, veja a seguir como identificar:
- Se o veículo estiver falhando a marcha provavelmente está acima da recomendada;
- Caso o motor esteja “roncando” quer dizer que a marcha na verdade está baixa.
Câmbio automático não é a solução para isso
Um carro com transmissão automática não é necessariamente a solução. Na verdade, carros com transmissão automática "consomem" mais do que carros manuais, pois o sistema de caixa trabalha em alta rotação, o que tende a fazer com que você consuma 15% mais do que carros manuais.
3 – Não ande em ponto morto
Muitos motoristas adotam a prática de andar com o veículo em ponto morto com o objetivo de gastar menos combustível, mas o que acontece é exatamente o contrário. Isso porque o motor gira em rotação baixa, enquanto o carro está andando em uma velocidade mais alta.
Com isso, por ser o sistema atual mais técnico e inteligente, o veículo saberá que está em marcha lenta, o que fará com que o sistema de injeção eletrônica envie mais combustível para o motor e se ajuste automaticamente.
Além disso, durante a descida e a desaceleração, o sistema reconhece a rotação do motor e reduz ou interrompe automaticamente a injeção de combustível. Em outras palavras, não há necessidade de andar em ponto morto, pois a própria injeção eletrônica se encarrega de diminuir o consumo em situações assim.
2 – Evite andar com os vidros abertos
Devido às características aerodinâmicas do veículo, ele necessita de mais potência para se mover com os vidros abertos considerando a influência do ar. Portanto, quando falamos sobre a potência do carro, estamos falando sobre seu desempenho na superação da força do ar contra o carro.
Mesmo que o coeficiente seja baixo, manter as janelas abertas diminuirá sua estabilidade aerodinâmica, pois o ar eventualmente entrará no veículo, o que causará maior atrito. Por isso, o motor é forçado a trabalhar mais e, portanto, o consumo de combustível se torna maior.
1 – Não exagere no uso do ar-condicionado
Depois de ligado, o ar condicionado ativa o compressor de gás para absorver a energia do motor e, como já explicamos antes, quanto mais o motor precisa trabalhar, mais ele consome combustível. Além disso, quanto mais frio, mais demanda de energia.
Pode-se dizer que, nesse sentido, os carros produzidos hoje são mais econômicos que os modelos antigos. Porém, mesmo que consumam menos, o uso de ar-condicionado ainda não é propício para quem quer economizar combustível.
Mesmo assim, vale destacar que é importante ligar o ar condicionado. A recomendação é ligá-lo no mínimo uma vez por semana durante pelo menos 10 minutos. Fazer isso permite que o comando de acionamento mantenha a função e as válvulas do sistema permaneçam operáveis.
Outras recomendações que valem a pena seguir
Além das 7 dicas que já te demos acima, existem várias outras que valem a pena serem seguidas na hora de economizar combustível. Confira a seguir outras opções que provavelmente irão te ajudar nessa economia:
- Faça a manutenção das velas;
- Mantenha a calibragem correta;
- Aproveite os semáforos para economizar combustível;
- Cuidado na hora de comprar combustível;
- Mantenha velocidades constantes;
- Use películas de alta performance para reter calor.
Vale destacar que, na hora de escolher o combustível, a recomendação é ter em mente o objetivo, ou seja, se você está abastecendo para curtas ou longas distâncias, pois isso impacta diretamente no tipo de combustível utilizado, como etanol ou gasolina.
Dica bônus - Aplicativos que ajudam a economizar combustível
Para o uso do etanol ser considerado vantajoso, o litro deve custar no máximo 70% do preço da gasolina. Isso porque, se o preço do etanol ultrapassar essa porcentagem, abastecer com gasolina acaba se tornando mais econômico para o motorista.
Por sorte, graças ao avanço da tecnologia, você não precisa andar por aí fazendo contas, pois alguns apps já fazem isso por você. Essa é uma dica bônus, então não deixe de assistir o vídeo abaixo que mostra os melhores aplicativos para quem deseja economizar combustível.
Vídeo - Top apps para economizar combustível
Os aplicativos de economia de combustível estão se tornando cada vez mais populares por poderem comparar os preços da gasolina e do álcool, por exemplo, ou ainda calcular uma rota mais econômica para o seu carro, conforme mostrado no vídeo acima do canal “Contabilidadetv”.
Seguir essas dicas economiza mais do que combustível
Vale destacar que, todas as dicas citadas aqui até agora, na verdade, não vão economizar apenas o combustível. Mas pode-se dizer que elas são essenciais para manter o bom funcionamento do carro, o que garante economias também com consertos e trocas de pneus.
Leia também: 5 alertas de que você precisa urgentemente cuidar do seu dinheiro.