Se a gente abrir o aplicativo do Instagram ou a página do Youtube e digitar lá qualquer assunto sobre finanças (por exemplo, como investir dinheiro de forma fácil ou como comprar ações baratas), com certeza, nós vamos ver um montão de gente falando e discursando sobre isso.
Porém, o que a gente pode notar é que nem todos possuem a experiência que o assunto merece. Sendo assim, o que fizemos nessa matéria foi buscar aquelas figuras públicas que possuem ótimos canais online e que focam em ensinar finanças até mesmo para quem nunca ouviu falar do tema. Ou seja, a ideia é popularizar o assunto. E eles fazem isso muito bem.
Leia Também: 10 dicas para organizar as finanças agora mesmo - 9 podcasts sobre finanças para começar bem 2021
1 – Gustavo Cerbasi
No começo dessa listagem, a gente tem o Cerbasi. Ele é uma das referências financeiras do nosso país. Inclusive, está em vários canais de comunicação que você pode imaginar, do Youtube até mesmo nos livros. Ele também participa de programas de TV, faz lives e atualmente é uma espécie de consultar do BTG Pactual.
Só para você ter uma ideia do que vai encontrar nas palavras dele, saiba que ele é o autor de um livro que acabou sendo usado como base para o filme “Até que a sorte nos separe”, que é uma comédia brasileira de muito sucesso.

Logo, dá para ter uma imagem do que ele passa para o seu público: conhecimento de forma didática. Por isso, saiba que você não vai encontrar, de forma comum, ele falando sobre comprar essa ou a outra ação. Mas, ele sempre grava vídeos falando do básico da educação financeira.
2 – Mirna Borges

A Mirna ficou conhecida com o seu canal “EconoMirna”. Nele, ela cita diversas dicas para quem quer aprender mais sobre dinheiro. Assim como o Gustavo, ela não é aquela que fica focada em renda variável. Logo, o foco dela está em passar temas simples das finanças.
Mais do que isso, seguindo passos parecidos com o do Cerbasi, ela sempre aparece no Instagram com fotos sobre viagens e trabalho. Assim, acaba servindo como inspiração para muita gente que vê o dinheiro muito mais do que simplesmente comprar ações.
Curiosamente, ela também é do grupo BTG Pactual, que é uma empresa do setor que tem investido cada vez mais em “youtubers” que aplicam o tema do público geral.
3 – André Bona

Para fechar a lista do trio da BTG Pactual, agora temos o André Bona. Ele tem a mesma história, no sentido de que foi convidado pela BTG por conseguir conversas com as pessoas de forma simples, falando sobre investimentos.
Um pouco mais do que a educação financeira, ele ajuda as pessoas a entenderem como fazer cálculos de rentabilidade, sobre conhecer as (des)vantagens dos fundos, da renda fixa. Assim, acaba sendo um verdadeiro “livro aberto” para quem busca esse tipo de conhecimento.
Um dos pontos fortes do Professor Bona, como ele é chamado, é que sempre há temas interessantes em suas páginas. Inclusive, ele usa das “dúvidas frequentes” das pessoas para criar seus materiais de divulgação e conhecimento.
4 – Thiago Nigro

A próxima referência como influenciador digital que a gente tem no Brasil, dentro de finanças, é o Thiago. Ele tem alguns diferenciais que merecem ser destacados aqui. A começar pelo fato de ter criado o canal “O Primo Rico”, que tem milhões de seguidores.
Assim, tanto no Youtube como no Instagram, ele foca na criação de cursos, de lives, de eventos e campanhas que fazem o seu negócio ser algo grandioso e conhecido no país todo. Além disso, é outro profissional que foca em descomplicar o assunto dos investimentos.
No caso dele vai ser mais comum você encontrar temas focados em renda variável, investimentos no exterior e todo esse tipo de assunto, que é um nível mais avançado dentro da área das finanças pessoais.
5 – Nathália Arcuri

Entre todos os nomes dos influenciadores digitais de finanças que a gente tem no Brasil, o da Nathália é um dos mais lembrados. E há bons motivos para notar isso. Além do seu canal no Youtube (Me Poupe), que fez um grande sucesso, ela é autora de livros best-sellers.
Só que o grande diferencial dela está no fato de conseguir falar de forma muito icônica, engraçada e de fácil acessível para o seu público. Ou seja, ela, literalmente, conseguiu descomplicar o tema das finanças e hoje possui vídeos dos mais vistos na plataforma.
Outra coisa que vale a pena considerar aqui é que ela é jornalista por formação. Assim, usou de ótimos artifícios para criar o seu público. Tanto no Instagram como no Youtube, ela faz sucesso como sendo aquela que fala de dinheiro de forma fácil.
6 – Júlia Mendonça

Outro nome de peso entre as figuras públicas da internet que falam sobre dinheiro está a Júlia Mendonça. Inclusive, ela também é um tanto quanto polêmica e muito autêntica. Inclusive, isso é o que faz dela uma influenciadora muito seguida pelos fãs.
Recentemente, ela abriu uma carteira de investimentos para simular para o público algumas compras. Assim, acaba mostrando na prática como é e como investir dinheiro pensando na ideia do longo prazo, dos aportes, das escolhas.
Ela movimenta muito o seu Instagram, mas também tem um canal do Youtube e, periodicamente, faz publicações em sites parceiros. Hoje, o foco está em falar sobre todo tipo de educação financeira, como sobre investimentos e economia doméstica.
7 – Louise Barsi

E para você ver que a presença feminina está cada vez mais forte na internet e nas finanças, Louise está aqui. Ela é a filha do Barsi mesmo, aquele megainvestidor da bolsa de valores do Brasil. Logo, deu para ver que seguiu os mesmos passos do pai, né?
O mais legal é que o canal do Instagram dela é aberto ao público e ela divulga muitas coisas pessoais e profissionais lá. Inclusive, está sempre mostrando algumas peculiaridades do papai famoso e rico. De todo modo, é uma figura pública bastante séria e respeitada.
Curiosamente, a Mirna, que citamos acima, tem um vídeo feito com a Louise. Nele, elas falam sobre ações para viver de renda com dividendos. A gente vai deixar o vídeo abaixo, para você assistir mais tarde. Ele é curto e tem pouco mais de 16 minutos.
8 – André Fogaça

O André ficou conhecido ao lançar o canal Guiainvest. Como o nome sugere, ele é um guia para o investidor. Só que para o investidor que está pensando na renda variável. Isso mesmo na bolsa de valores. Logo, ele foca em passar dados sobre as empresas listadas na B3.
Atualmente, ele é especialista nessa área e, com isso, conseguiu uma legião de mais de 200 mil inscritos no seu canal do Youtube. Além desse mercado, ele também cita os hábitos para controlar o dinheiro e a renda fixa, como o Tesouro Direto.
9 – Rafael Seabra

O Rafael é do canal “Quero Ficar Rico”. Inclusive, ele lançou um livro com o mesmo nome, que se tornou best-seller de finanças. Atualmente, ele faz muitas postagens, tanto em textos como em vídeos, mostrando uma realidade sobre a importância da educação financeira.
Inclusive, é visto como alguém que fala com propriedade, ainda que não tenha a mesma experiência do que outras fontes, como o Barsi, que citamos alguns tópicos acima. Entre os vídeos mais vistos dele, a gente tem o “como criar uma reserva de emergência”.
10 – Ricardo Hoffmann

Você pode até se impressionar com esse nome. Afinal, a gente optou por ele ao invés de tantos outros conhecidos na internet. Mas, a gente não pode desprezar o fato de que o Ricardo “@investidor.inteligente” tem ganhado muitos seguidores a cada hora.
O motivo é simples: ele é um economista que foca em falar para as pessoas sobre como encontrar ativos para ganhar mais dinheiro do que na poupança. Para isso, criou o método “Mapa dos Investimentos”. Aliás, ele é ex-funcionário de banco e tem certificação.
Outras figuras públicas de finanças
Como a gente se propôs a escolher apenas 10 nomes, que devem estar entre os mais conhecidos do país, saiba que infelizmente algumas referências acabaram ficando de fora. No entanto, isso não quer dizer que não sejam importantes ou bons no que fazem.
No entanto, o que quer dizer é que eles ainda não chegaram ao total reconhecimento, como é o caso de quem está listado acima. Sendo assim, a gente trouxe aqui esses nomes para que você também possa seguir no Instagram. Afinal, eles possuem muito conhecimento na área.
O primeiro nome que lembramos é o da Mari Ribeiro, que é uma jornalista que saiu da casa dos pais e conta tudo sobre como é morar sozinha. Tem outra jornalista, a Gabriela Forlin, que tem o canal “Mão de Vaca Profissional”, onde explica termos financeiros e muito mais.
A Maiara Xavier está ganhando novos seguidores a cada dia também. Ela tem mais de 90 mil inscritos no Youtube. O Leandro Vieira (do Cartões de Crédito Alta Renda) é outro educador financeiro do mercado, ele é especializado em cartão de crédito e bancos digitais.
Murilo Duarte é contador e educador financeiro que tem uma legião de fãs nas redes sociais. O mais legal é que ele é muito respeitado dentro das favelas do país. E tem ainda o Charles Mendlowicz, o Ricardo Natali, o Raul Sena, o Bruno Perini, o Fábio Faria.