Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças

Enquanto trabalhava em uma loja de calçados, Nath escolhe os cartões da loja. Assim, descobrir sobre a vida de pessoas que viviam apenas com um salário mínimo. Ela começou a estudar o assunto. Mas, aprendeu a lidar com o dinheiro na faculdade. A partir disso, Nath Finanças começou a gravar vídeos para o Youtube e se tornou referência na educação financeira

ANÚNCIO

Só que antes de se tornar essa referência, ela também conta parte do seu histórico: o primeiro trabalho foi como estagiária aos 15 anos. Antes eu ainda vendia Avon. E tudo isso considerando que ela estava em contato com pessoas da periferia. Assim, somando todos os ingredientes, ela criou um canal do Youtube para esse público. 

Veja o que ela falou sobre isso, recentemente, em uma entrevista publicada na internet: “há um incômodo das pessoas que abordam o tema no Youtube, citando fórmulas mágicas e títulos apelativos. Porém, isso não faz parte da realidade do brasileiro médio, que ganha até 3 salários mínimos”. 

ANÚNCIO

Mas, quem é a Nath Finanças

Se a gente for puxar a biografia mais simples e objetiva da Nath, a gente vai ver que ela é uma orientadora financeira com formação em administração de empresas. Assim, tem o intuito de ensinar educação financeira de maneira fácil para quem que não domina o assunto.

Mas, o seu grande público são os estudantes, estagiários, desempregados e trabalhadores que ganham apenas um salário mínimo. Logo, o que ela quer é que todos saiam do vermelho, se é que se encontram nessa posição. 

ANÚNCIO

E para que você conheça de verdade essa personagem, ou melhor, essa influenciadora digital, considere que vamos incluir na parte debaixo desse artigo vários tópicos que contam mais sobre ela, através das plataformas digitais as quais ela faz parte, a começar pelo Youtube. 

O canal de vídeos da Nath no Youtube

Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças
Foto: (reprodução/internet)

Foi no Youtube que ela começou a fazer sucesso como a Nath Finanças. Assim, desde janeiro de 2019 ela faz vídeos focados na educação financeira. E descreve na sua página a seguinte frase, que é chamativa para o seu público-alvo:

“Você que é pobre, baixa renda e quer aprender sobre educação financeira sem frustações, vem comigo”. Aliás, o canal dela é bastante interessante do ponto de vista da organização também, tanto é que ela tem tudo categorizado entre os temas mais importantes. 

Por exemplo, você encontra vídeos sobre investimentos, sobre como economizar dinheiro, sobre o PIX, MEI, o sistema financeiro, viagens, como sair do vermelho, controle financeiro, Tesouro Direto para iniciantes, os bancos digitais e até mesmo um clube de livros. 

Entre os vídeos mais populares, a gente pode citar o que fala do Auxílio Emergencial: e explica “como sacar o dinheiro”. Esse vídeo tem pouco mais de 7 minutos e já foi visto mais de 270 mil vezes no canal. A gente trouxe ele aqui para você assistir:

A página do Instagram da Nath Finanças

Por ter feito sucesso como influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças, considere que além do Youtube, Nath também está presente em outras redes sociais, como o queridinho do Instagram, que permite postagens mais curtas sobre o mesmo assunto. 

Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças
Foto: (reprodução/internet)

Nessa página, ela tem mais de 270 publicações, com mais de 300 mil seguidores e vídeos no reels que passam das 200 mil visualizações. Por exemplo, um dos vídeos do Insta que fez mais sucesso é o que fala sobre o “Mercado Pago”. 

Já no IGTV ela faz apresentações de temas ainda mais populares, que sempre caem no gosto das pessoas. Por exemplo, “como planejar os seus sonhos”, “o imposto sobre os livros” e tem até lives feitas em parceria com outras pessoas. 

O LinkedIn da Nath Finanças

Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças
Foto: (reprodução/internet)

A próxima rede social que vai permitir a você conhecer mais sobre quem é a Nath Finanças é o LinkedIn. Mas, vale a pena dizer que é uma plataforma que tem um foco diferente: muito mais profissional. Ainda assim, ela a usa para divulgar os seus vídeos sobre educação financeira

Além disso, ela faz o compartilhamento de conteúdo de outras pessoas. No entanto, o mais interessante de tudo é poder analisar a experiência profissional da Nath. Por exemplo, dá para ver que ela é a CEO e fundadora da Nath Finanças, como já sabemos. 

Só que além disso, é possível ver que foi estagiária de finanças no SISEN, estagiária de administração na CEPEL, aprendiz na Humanitarian Calçados, estagiária de auditoria na Caxias Shopping. E sobre a formação, ela é administradora pela Universidade Estácio de Sá. 

Por último, uma curiosidade que é pouco falada em perfis da Nathália Rodrigues: ela tem a certificação em finanças pessoais pela CVM, que é a Comissão de Valores Mobiliários. 

A Nath Finanças também está no Spotify

Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças
Foto: (reprodução/internet)

Ainda que seja bem menos conhecido do que as outras plataformas que citamos aqui, saiba que o Spotify tem ganhado muita notoriedade nos dias atuais. Um dos motivos é que é um canal que permite a gravação de áudios em formato de podcasts. 

E é gravando esses áudios, participando de entrevistas e divulgando a educação financeira pela voz que a Nath marca presença nessa rede. Inclusive, um dos conteúdos que ela fez e teve mais sucesso foi sobre os “boletos bancários”. 

Veja como ficou a descrição da narrativa: “Há quem precise gastar e falhe na hora de acertar as contas. Mas, a prioridade é manter os boletos em dia. Por isso, a Nath e um convidado conversam sobre economia e educação financeira”.

Lembrando que esse é um programa original do Spotify. Entre os convidados especiais que participaram com a Nath Rodrigues, nós temos: Nátaly Neri, Fernanda Lima, Drik Barbosa, Paulo Vieira, entre outros. Geralmente, os áudios duram pouco mais do que 40 minutos.

O lançamento do livro da Nath Finanças

Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças
Foto: (reprodução/internet)

Um evento super recente que aconteceu no começo de 2021 é sobre o lançamento do livro da Nath Finanças. Ele recebeu o título de “Orçamento Sem Falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro”. 

Atualmente, ele está sendo vendido nas principais livrarias online e em sites como a Amazon pelo valor de R$ 34,90. Já quem opta pela versão digital, como no Kindle, o preço é mais acessível sendo de R$ 13,41.

Esse é o primeiro livro da Nath e tem uma série de orientações para quem quer alcançar uma relação saudável com o dinheiro, ainda que tenha um salário baixo. Entre os temas abordados por ela na obra, temos: cartão de crédito, taxas de juros, lista de compras, planejamento, etc. 

A primeira edição foi lançada em 8 de janeiro, o livro tem 128 páginas e na Amazon está na 5ª posição entre os livros mais vendidos da área de finanças pessoais, ficando atrás de autores como Thiago Nigro e Nathalia Arcuri. Mas, fica na frente de Gustavo Cerbasi e Tiago Brunet. 

A avaliação dos clientes

Apenas para que a gente contextualize a matéria, considere que o livro tem sido muito bem recebido pelo público. Na Amazon, entre 12 comentários que foram divulgados, a grande maioria deu nota máxima à obra, sendo de 5 estrelas. E apenas alguns deram nota 3.

Um dos comentários é do Luiz, que diz que o livro traz “um jeito fácil, prático e divertido de aprender a economizar dinheiro no dia a dia”. Mais do que isso, ele faz questão de mencionar uma frase da autora que vem logo no início do texto e diz:

“Não faz sentido tratar todas as pessoas como se estivessem vindo do mesmo lugar ou como se tivessem acesso aos mesmos recursos, sobretudo em relação à vida financeira”. Essa frase exemplifica e muito o que Nath pensa sobre as finanças e o que ela ensina sobre isso, também.

Inclusive, já que falamos do livro dela aqui, saiba que ela também está presente no Twitter, onde faz toda a sua divulgação em poucas palavras. Os últimos tweets foram sobre o recente lançamento do livro. 

As dicas da Nath para ter uma vida financeira saudável

Nath Finanças: conheça a nova influenciadora que fala de forma acessível sobre finanças
Foto: (reprodução/internet)

E para concluir a matéria, o que podemos pensar se não trazer para a nossa realidade as dicas dessa influenciadora digital que conseguiu o sucesso não por acaso e sim por conhecer o seu público? É isso que vamos fazer agora, mas de uma forma muito simples e rápida.

Afinal, se você quiser saber mais, de forma detalhada, já conhece todos os canais de comunicação e as redes sociais da Nath Finanças, não é mesmo?

Uma das dicas dela é sobre o estudo. Ela comenta que a leitura e os cursos são importantíssimos para esse processo de educação financeira. Inclusive, cita o livro de Charles Duhigg (O poder do hábito), para quem quer criar o hábito de anotar os gastos.

Outra coisa que ela comenta é sobre a relação que temos com o dinheiro. Para ela, saber se comportar quanto às emoções vai dizer muito sobre a sua vida financeira. A partir disso, inclusive, dá para pensar em controlar o dinheiro, seja com planilhas, aplicativos ou caderno.

Por fim, ela ainda comenta sobre a importância de guardar dinheiro. “Não fique triste se você não consegue guardar 30% da sua grana para os investimentos. O importante é você estudar, controlar e guardar o que puder ”.