Bolsonaro anuncia novidades sobre as deduções médicas no IR e novo ministro

Por meio do Twitter, o presidente anunciou recentemente dois assuntos importantes: um novo ministro para a secretaria da PR e também o possível fim das deduções médicas no Imposto de Renda.

ANÚNCIO

O presidente sempre as redes sociais, em específico o Twitter, para se comunicar. Contudo, um detalhe chamou atenção nas últimas notícias é que nem todo mundo sabia que ele  também incentivava os seus ministros a fazer o mesmo.

Junto com o assunto do seu grupo de estudos sobre a dedução médica no IR, Bolsonaro também ganhou destaque com um pedido para que o novo ministro, Jorge Francisco, aderisse ao Twitter.

ANÚNCIO
Imposto de Renda
Fonte: (Reprodução/Internet)

Governo estuda o fim das deduções médicas

A mudança na dedução do Imposto de Renda é um estudo que está sendo feito pelo governo de Jair Bolsonaro. A ideia é atingir o maior número de brasileiros que fazem o pagamento do IR. e isso custaria menos para os cofres públicos.

ANÚNCIO

As deduções, atualmente, permitem ao brasileiro diminuir o valor do imposto pago ou aumentar a restituição que ele vai receber. Dessa forma, o brasileiro teria uma redução de 8% nas alíquotas de todas as faixas de renda.

O governo estuda o fim dessas deduções médicas e para isso acontecer, de outro lado, a proposta é cortar todas as alíquotas do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). A troca é vantajosa para o governo porque as despesas médicas beneficiam somente 20% de todas pessoas “mais ricas” da população.

Pensando nisso, o estudo criado mostrou que a concessão do subsídio do governo (através da dedução nas despesas médicas) tornaria o processo em um caráter regressivo no Sistema Tributário Nacional.

O estudo em valores

O estudo do Ministério levou à conclusões com base em simulações, de que é possível ver que o corte de 8% em cada uma das alíquotas do IR (7,5%, 15%, 22,5% e 27,5%) daria uma renúncia de R$ 14,6 bilhões. O item da saúde é considerado o maior que o governo tem de subsídios, o que gera R$ 45,9 bilhões.

Bolsonaro anuncia novo ministro

O novo ministro substituiu Floriano Peixoto, que foi destacado pelo presidente para assumir o cargo mais alto dos Correios. Bolsonaro também anunciou o novo ministro e presidente pelo Twitter.

Jorge é major da Polícia Militar do Distrito Federal e disse estar seguindo as normas do presidente. Agora, o major é o novo ministro da Secretaria Geral da Presidência da República.

Soube-se do pedido de Bolsonaro para aderir ao Twitter após Jorge Francisco postar na rede social: “Seguindo as diretrizes do presidente, estou criando este canal para me comunicar diretamente com a sociedade e levar as informações relevantes do nosso trabalho”.