Toyota Yaris é o carro hatch que possui menor depreciação

Para comprar um automóvel de forma sábia, fazendo um bom investimento, muitas pessoas levam em consideração a depreciação do veículo. Se você nunca ouviu falar sobre isso ou não leva muito em consideração este fator, é importante entender melhor sobre o assunto para fazer melhores negócios futuramente.

ANÚNCIO

Neste quesito, um carro que está se destacando bastante ultimamente é o Toyota Yaris. Em um levantamento realizado pela KBB Brasil, a versão hatch do veículo liderou esta categoria com a menor depreciação entre os demais analisados.

Um carro é considerado um bem de uso contínuo e por esse motivo pode sofrer algumas desvalorizações. isso acontece mais com alguns modelos do que em outros. O Yaris recebe um destaque importante dentro dessa característica e é sobre isso que vamos falar aqui.

ANÚNCIO
Yaris
Foto: (divulgação/Toyota)

Entenda o que é depreciação

Compreender o conceito de depreciação é de suma importância para que você não perca dinheiro na negociação de veículos. Para isso, vamos te dar uma explicação bem simples, objetiva e de fácil entendimento.

Em poucas palavras, o processo de depreciação é aquele que o valor do bem diminui com o tempo. Essa desvalorização pode acontecer por diversos fatores, mas existem alguns que são inevitáveis, como:

ANÚNCIO
  • Desgaste natural por uso;
  • Ação da natureza.
  • Obsolescência.

Logo, compreendendo este fator, é possível verificar qual será a redução de preço do carro que você pretende comprar e decidir se é um bom negócio ou não. Dessa forma, o retorno na hora da comercialização será o maior possível.

Yaris é o hatch mais valorizado

De acordo com um dado disponibilizado pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores a Fenabrave, os carros que pertencem à categoria hatch são os mais requisitados pelos brasileiros.

Esta é a conclusão que se tem após avaliar quais são os carros mais vendidos atualmente no país. O top 3 de vendas está ocupado por Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka, respectivamente. Portanto, esses veículos conseguiram ficar na lista dos menos desvalorizados no primeiro semestre de 2019.

No entanto, apesar do grande volume de vendas que esses veículos tiveram, nenhum teve um melhor desempenho no quesito depreciação que o Toyota Yaris. Não tem muito tempo que este carro chegou ao mercado brasileiro, mas, como todo produto da marca japonesa, sua valorização já é incontestável.

Ranking da KBB

Nesta semana, a Kelley Blue Block Brasil (KBB) expôs o ranking de um apuramento realizado com cerca de 400 modelos de automóveis. A base tomada para a análise foram dos veículos fabricados em 2019 e foram vendidos zerados, entre os meses de janeiro e junho deste ano.

Além disso, era necessário que já existissem ofertas de unidades usadas já no primeiro mês do ano. Justamente neste levantamento que o Yaris se destacou. O japonês é o primeiro colocado e possui um índice de depreciação de 2,01% quando é utilizado por um ano. Na sequência, estão os mais famosos da Volkswagen, Gol e Fox. Respectivamente, a perda de valor deles é 2,27% e 2,65%.

Outros destaques, positivos e negativos

Ainda entre os 5 primeiros do ranking, está o Classe A da Mercedes-Benz. Este veículo, que é o quarto colocado, possui uma queda de preço de 3,23%. O quinto lugar fica com o QQ, da CAOA Cherry, o qual teve uma depreciação de 3,96%.

Em contraste a esses bons resultados, estão os hatches da Ford, os modelos Ka e Focus. No ranking, esses veículos ocupam as duas últimas posições com depreciação de 14,12% e 16,18%, respectivamente.